• Carregando...

Comentários no site da Gazeta do Povo

Futebol

"Agora é só cuidar dos vândalos que se autodenominam torcida organizada. Se fossem legítimos torcedores, não fariam o que fizeram em Joinville prejudicando o Atlético."

Marco Aurelio Sfair, na matéria "Com torcida única, PM volta atenção para confronto entre atleticanos" (Gazeta, 14/3).

Viaduto estaiado

"Esse viaduto é uma piada de mau gosto para Curitiba. É uma obra cara, construída em um local por onde não passa nenhum rio. É uma cópia de uma coisa de mau gosto que construíram em São Paulo."

Denival Jeter Guimarães, na matéria "Parte da obra do viaduto estaiado é embargada" (Gazeta, 14/3).

Diários Secretos

"Parece o mensalão. Ninguém quer condenar os mandantes, só o ‘mordomo’ foi condenado. Neste país só vai para a cadeia o segundo escalão. Uma vergonha!"

Hernani Paulo Bergossi, na matéria "Após 4 anos, MP é questionado sobre demora na investigação dos Diários Secretos" (Gazeta, 13/3).

Petrobras

"Há dez anos, as notícias sobre a empresa eram de aumento de produção, e hoje isso mudou graças à péssima administração e aos problemas com a política econômica desastrosa desse governo."

Lilia Souza, no editorial "Petrobras na mira do ‘blocão’" (Gazeta, 14/3).

Artigo

"Infelizmente para nossa incipiente democracia, a internet se tornou campo livre para os profissionais da politicagem rasteira. A esgotosfera vermelha quer o marco regulatório da net, isto é, censura!"

Luiz Schuwinski, no artigo "A guerra de informação da militância virtual" (Gazeta, 14/3).

Na entrevista (Gazeta, 14/3), o ex-presidente Lula saiu pela tangente, como é prática de qualquer político em ano eleitoral. É público e notório que, dependendo do andar da carruagem, da crise institucional e política entre Dilma e sua base aliada e do resultado da Copa, Lula entrará na disputa para tentar garantir ao PT mais quatro anos no poder. Já quanto ao mensalão, Lula poderia ter aberto o jogo e dizer aquilo que todos nós sabemos: que está radiante com o desfecho da Ação Penal 470, que livrou os bilontras da pátria de penas severas ao descaracterizar as acusações sobre o crime de formação de quadrilha.

Marcelo Rebinski, historiador

Auxílio-moradia

O governador recentemente teve, e deve estar tendo ainda, problemas com o caixa, mas é o primeiro a dar o sinal verde para um absurdo como o auxílio-moradia para juízes e desembargadores (Gazeta, 13/3). Pode até ser legal, mas e a moralidade? Juízes com salários elevados possivelmente já têm suas casas, e esse benefício será, sim, um aumento de salário. Num estado com uma enorme fila na Cohab, dificuldade de caixa e um custo administrativo enorme, vejo bem para quem o governo trabalha.

Dario Evangelista

Energia

É desastroso como o governo vem tratando essa crise do setor energético (Gazeta, 14/3). Depois de o ministro Edison Lobão negar os riscos, e depois de um apagão nacional, agora chega a conta: R$ 21 bilhões. Dinheiro esse que sairá do nosso bolso para cobrir um problema que até ontem, segundo o governo, nem sequer existia. Falta muita transparência nessa relação população-governo.

Marcelo Cosentino, Rio de Janeiro – RJ

Separatismo

Seria melhor separar o Brasil todo por regiões, sendo cada região um país independente e soberano. A tal pluralidade da nação brasileira, aliada à imensa extensão territorial e falta de cultura e educação do povo, nos torna uma massa caótica facilmente manipulável por coronéis e ditadores enrustidos em pele de cordeiros. Hoje vivemos uma falsa democracia, temos valores altíssimos pagos em impostos para sustentar uma política assistencialista e eleitoreira de um partido.

Fábio Baumhakl, Mogi das Cruzes – SP

Justiça Militar

Há uma imprecisão técnica no artigo sobre a Justiça Militar (Gazeta, 14/3). Os civis não são julgados na Justiça Militar Estadual. Só policiais e bombeiros militares são lá julgados. A Justiça Militar da União, cujo órgão de cúpula é o STM, julga os militares da Marinha, Exército e Força Aérea, bem como civis em certos casos; militares dos estados não são julgados perante o STM.

Pedro Paulo Porto de Sampaio

Polícia Civil

Sobre a matéria "Polícia Civil troca delegados de cargo em Curitiba e região metropolitana" (Gazeta, 13/3), a rapidez com que a mudança se realizou nos leva a dois raciocínios: ou já estava engendrada há muito e o delegado-geral não tinha força política para realizá-la, ou realmente o novo secretário tem um conhecimento extraordinário das coisas da Polícia Civil.

Guaraci Joarez Abreu

Estrada da Graciosa

Vocês vão ver só quanto tempo vai levar para consertar a Estrada da Graciosa (Gazeta, 14/3). A máfia do pedágio deve estar soltando fogos e provavelmente vai pressionar o governo para demorar mais ainda. Fico com pena dos comerciantes da estrada, de Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, das pessoas que moram na redondeza e realmente precisam da Estrada da Graciosa. Tenho certeza de que muitas pessoas e famílias vão deixar de descer devido ao alto preço do pedágio.

Virgilio Pereira Filho

Chile

O Brasil, com sua visão "bolivariana", só com muito esforço e um milagre poderá se alinhar ao Chile. Aliás, o Chile é o melhor país, economicamente e democraticamente falando, com o qual o Brasil poderia se alinhar, pois nossas relações exteriores atuais são péssimas.

Harri Rodrigues

Copa do Mundo

O Atlético fez a CAP S/A, que é o executor da obra da Arena. O dinheiro que deveria ser liberado pelo poder púbico foi liberado com atrasos e o Atlético emprestou dinheiro para continuar a obra e ela não ficar parada. Quando o dinheiro do poder público chegou, a CAP S/A devolveu ao Atlético parte dos empréstimos e transferiu diretamente uma parte para um credor (pagamento de 50% do jogador Léo). Tudo dentro da lei e de acordo com o art. 305 do Código Civil.

Cícero Lachowski, Araucária – PR

Produtos

Ultimamente quase não se vê mais camelôs vendendo produtos falsificados. Isso é fruto da fiscalização e do zelo dos fabricantes em retirar do comércio produtos falsos. Mas no setor de alimentação vemos o contrário. A maioria das churrascarias serve carne com "apelido": frango vira peru, fraldinha vira picanha, coxão mole vira mignon e assim por diante. O mesmo acontece com o peixe: o panga passa por linguado e truta salmonada por salmão. O mais impressionante é que agora nos supermercados uma marca de peixe panga está sendo vendida como linguado. Quem fiscaliza isso? Quem nos defenderá da falta de honestidade dos comerciantes?

Wanderley Ilivinski

Praças

É impressionante o que ocorre na questão de roçadas e limpeza de praças públicas de Curitiba. No Centro da cidade, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, a prefeitura fez a limpeza da praça interna e troca de floreiras em apenas metade da área. A outra metade disseram ser responsabilidade do condomínio comercial anexo. Dá para acreditar nisso?

Aristóteles de Mello

Mensalão 1

O STF disse que não houve formação de quadrilha dentro e fora do Partido dos Trabalhadores. Então o que foram as doações de enormes cifras, que objetivavam o pagamento da multa do condenado, "cuja pena não passará da pessoa do condenado", como diz a Lei Pátria? Se isso não é visto como cumplicidade de militantes e empresários e consequente formação de quadrilha, parem o mundo porque eu quero descer.

Luiz Fabiano Alves Rosa, Antonina – PR

Mensalão 2

É uma total falta de escrúpulo o ministro Luís Roberto Barroso (Gazeta, 14/3) dizer que o julgamento foi um marco no processo penal. Que marco no Judiciário? Foi uma vergonha!

Milton Rogério Thomé

Mensalão 3

Alguém esperava algum resultado diferente da absolvição de João Paulo Cunha pelo crime de lavagem de dinheiro depois desse vergonhoso aparelhamento do Supremo Tribunal Federal?

Minha sugestão para casos como esse, que envolvam o interesse do partido do governo, é que o STF decida por aclamação, poupando o seu valioso tempo e nosso dinheiro com essas dispendiosas sessões de resultado já conhecido previamente.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

"Blocão" 1

A negociata vergonhosa envolvendo o PT e o PMDB visando às eleições de 2014 nos deixa em condições de dizer que uma barganha imoral tomou conta dos poderes Legislativo e Executivo da República. É só esperar para ver a bandalheira que vai acontecer depois da churrascada entre a presidente Dilma, Michel Temer e seus convidados especiais, no próximo domingo. Esses partidos são terríveis, já está dando para sentir o cheiro do olho por olho e dente por dente.

Leônidas Marques, Volta Redonda – RJ

"Blocão" 2

É simplesmente deprimente observar os nossos representantes na Câmara de Deputados tomarem a posição de rebeldia. Foram eleitos para representar e defender os interesses da população, em benefício da nação, e agora demonstram explicitamente que defendem seus interesses particulares. Isso demonstra a necessidade urgente de mudanças no sistema eleitoral, para voto distrital e de candidaturas desvinculadas de partidos políticos para podermos eliminar esses negociadores piratas da política.

Urandy Ribeiro do Val

"Blocão" 3

E as oposições, em vez de se unirem a fim de extirpar do poder a matilha petista, faminta e voraz por recursos públicos, continuam com suas vaidades pessoais e não se unem, dando chance de a alcateia se eternizar no poder, pois o voto petista é certo, líquido e suficiente, oriundo daqueles que recebem o Bolsa (miséria) Família e que temem perder a pouca ajuda que recebem, já que o PT apregoa o fim do benefício caso a oposição vença a eleição, e a massa acredita.

Walter Sidnei Miquelão

Gastos dos deputados

Os parlamentares transformaram seus mandatos em uma empresa que engloba postos de gasolina para os gastos dos deputados com viagens, promotores de eventos para as festas que frequentam, e gráficas para nada passar em branco.

Luciano Atamanzuck

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]