• Carregando...

A questão da reciclagem é o futuro da humanidade, pois sem ela o homem vai acabar inviabilizando o planeta e passará a viver em um lixão. O poder público precisa dar incentivo às indústrias de reciclagem para que os cooperados e catadores de rua possam receber um valor maior pelo quilo recolhido, pois eles são responsáveis pela limpeza pública, o que seria obrigação das prefeituras.

Jackson Pires

Aborto de anencéfalo 1

A mulher não tem o direito de interromper nenhuma gravidez. Uma vez grávida, tem a obrigação de levar a gestação até o fim. Daqui a pouco estaremos selecionando geneticamente qualquer criança em busca da perfeição humana, anencéfalo ou não. Se vai viver um dia, uma semana, um mês, nesse tempo o portador de uma necessidade especial precisará contar com o apoio dos pais, da sociedade, que devem aprender a viver com tal fato.

Ana Luiza Lima dos Santos

Aborto de anencéfalo 2

O diagnóstico de aborto anencéfalo, se realizado antes de 18 semanas, não permite um laudo aprofundado, que identifica se a ocorrência da anencefalia é isolada, ou se é relacionada a algum fator genético – neste caso, há chances de que a anencefalia ocorra mais vezes na família. Há, portanto, de se ter cuidado com a questão: o diagnóstico é pesado e as mães, em sua maioria, querem abortar logo. Mas, na pressa, não realizam exames aprofundados que permitem à família entender como a anencefalia ocorreu.

Ilane Teixeira da Costa

Lei Seca

Além da nova lei, é preciso aumentar a periodicidade de blitze nas cidades e o governo deve distribuir bafômetros em número suficiente, possibilitando retirar das ruas um grande número de pessoas que bebem e dirigem.

Antônio Fernando Buch

Exército em Beltrão 1

Vejo com profunda tristeza e indignação a presença do Exército em Francisco Beltrão. Como cidadão brasileiro e beltronense, sinto-me envergonhado pelo Exército ser tão despreparado a ponto de perder uma arma para dois civis dentro do próprio quartel. Não suficiente, ocupa a cidade e demonstra um total desprezo pelas atividades cotidianas da população, com soldados armados convivendo com as crianças nos parques. E que fique notório o quanto é fácil o Exército tomar poder em qualquer lugar no Brasil sem reação alguma da população.

Arthur Cantelmo, estudante de Arquitetura.

Exército em Beltrão 2

Tomara que o Exército encontre o fuzil em Francisco Beltrão somente daqui a três anos, pois assim a população da cidade pode ficar despreocupada com a segurança.

David Francisco Pinto

Banidos da Polícia Civil 1

Claro que os policiais agiram certo ao fechar uma casa que abrigava jogos ilegais. Essa atitude de perseguir os policiais que fecharam a casa só aumenta o descrédito que a população tem no poder público e principalmente na polícia.

Rafael Almada

Banidos da Polícia Civil 2

Até agora não se sabe no nome dos donos do cassino, mas os policiais, que deveriam receber elogios, estão sendo perseguidos. Que tal o delegado-geral, ou o secretário da Segurança explicarem melhor essa situação? Entendo que é o mínimo que deveriam fazer.

Luiz Dias

Ciclovia

A implantação da ciclovia na Avenida Marechal Floriano ficou excelente. A prefeitura investiu para melhorar a circulação do trânsito, reduzindo os veículos e incentivando o uso de bicicletas. É inacreditável o que tenho observado diariamente na Marechal: ciclistas transitando pela canaleta dos ônibus, ao lado da ciclovia que tem duas mãos, com pistas pintadas e isoladas por tartarugas. Além de correrem risco, complicam o trabalho dos motoristas.

José Ademir do Vale Berthier Fortes

Derosso e outros suspeitos

Não fui surpreendido ao saber das novas denúncias apresentadas pelo Ministério Público sobre ações irregulares na Câmara de Curitiba, nem pela apatia dos vereadores diante do denunciado. Está bem claro que ninguém irá tomar nenhuma atitude dentro da Câmara.

Edoilton Alves Cordeiro Pires

Novos partidos políticos 1

Os novos partidos brasileiros devem defender a descentralização dos poderes instalados em Brasília. Pregar a autodeterminação dos povos, como prega o Partido Federalista.

Carlos Zatti

Novos partidos políticos 2

Gostei da matéria "Partidos em formação tentam resgatar discurso liberal na política brasileira" (Gazeta 7/4). Espero em breve que tenhamos algo de diferente na política brasileira, pois precisamos muito disso.

Cácio Araújo

Estrutura do Senado

Projetos como o corte de 30% do número de contratados terceirizados são eficazes, mas quando se trata de aumentar cargo de comissão no Senado, sou contra. Eles querem estabelecer oito cargos de livre nomeação para gabinete das lideranças partidárias e membros da mesa, por exemplo, e esse tipo de cargo não é de escolha por mérito.

Roberta D. Lucchesi

Violência nas escolas

É lamentável ver professores sofrendo pela falta de educação de alunos, falta de respeito de familiares . Num país ainda jovem como o nosso, faz-se necessário criar mecanismos para frear essa onda de violência que está atingindo nossas escolas. As nossas famílias precisam resgatar os valores.

Dulcelina Aparecida Messias

Vandalismo

Curitiba é reconhecida como Cidade-Modelo e está atraindo cada vez mais turistas. Está na hora de fazermos uma grande campanha contra a pichação de nossa cidade. É revoltante o que esses marginais estão fazendo com o patrimônio. Lojas, residências, edifícios, pontos de ônibus são objeto desse tipo de vandalismo que está deteriorando a cidade. Não está na hora de a imprensa cobrar e fazer um movimento contra essa prática?

Francisco Munhoz da Rocha

Beppi

Brilhante a coluna de José Carlos Fernandes "Beppi – a seu dispor" (Gazeta, 13/4). Beppi é uma figura amada pelos curitibanos que dançaram nos bailes de formaturas e dos clubes. E ninguém melhor que o Fernandes para captar e traduzir nosso sentimento.

Marco Esmanhotto

Tiririca desiste

É uma pena que o Tiririca não vai mais disputar a prefeitura de São Paulo, pois com certeza iria tumultuar a campanha e quem sabe até ganhar.

Climerio Gabriel

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]