Curitiba perdeu o posto de Capital Ecológica há anos. Incorporadoras e construtoras de outros estados dominaram as áreas ainda verdes para levantar suas grandes obras de concreto. Do Core-Etuba pouco está restando. A prefeitura aprova o corte de qualquer área verde e o estado quer leiloar centenas de hectares de mata. Qual cidade deixaremos para nossos filhos? Selva de pedra ou a Capital Ecológica?
Willian Felipe Albrecht
Meio ambiente 2
Curitiba está perdendo áreas verdes porque estão substituindo os antigos quintais com árvores e flores por edifícios. A lei de zoneamento é falha e a autorização para construção e a fiscalização das obras, mais falha ainda. Constroem enormes espigões em bairros próximos do Centro sem preservar áreas verdes e é por isso que temos falta de arborização.
Cicero Roberto Kruke Lachowski
Meio ambiente 3
Tenho visto essas matérias sobre meio ambiente e fico indignado com a hipocrisia sobre o assunto. Os órgãos responsáveis não fazem nada para mudar a situação, ou melhor, são eles os maiores causadores do desastre ambiental. Tenho sugerido às prefeituras que adotem a regra de que as calçadas não possam ser totalmente cimentadas e tenham a metade com grama e pelo menos uma árvore, mas nada é feito.
Arnaldo Lavado Ferreira
Educação particular
Discordo totalmente do meu ex-professor Jacir Venturi (Gazeta, 5/6). O aumento da procura pelo ensino particular não é efeito do crescimento do poder aquisitivo. Isso reflete a falta de competência do ensino público em manter a qualidade mínima de prestação de serviços. Aliás, muitas escolas particulares estão num nível questionável, muito abaixo do que já foi uma escola pública nos anos 80, por exemplo.
Mauricio Laurindo
Lei da Palmada 1
É fundamental que toda e qualquer agressão cometida por pais ou responsáveis contra crianças seja punida de imediato e com todo o rigor da lei penal, por ser um ato covarde e desumano. Já existe legislação a respeito, resta cumpri-la. Essa nova lei, além de redundante, traz em suas entrelinhas, a exemplo da lei que cria conselhos populares, a tentativa ideológica de estatizar os deveres da sociedade civil, no caso, sobrepondo-se à responsabilidade paterna. Seria preferível uma campanha alertando sobre a paternidade responsável.
Alvaro José Junqueira Nunes
Lei da Palmada 2
Sinceramente, não é uma palmada que traumatiza uma criança. A maior violência que uma criança pode sofrer é a falta de amor, de compreensão e de dedicação dos adultos que a cercam. Se nossos legisladores estivessem preocupados com as crianças, deveriam punir seus pais ou responsáveis pelo abandono. Só o amor e os bons exemplos são capazes de construir pessoas de bem, íntegras, responsáveis e felizes. O resto é pura demagogia.
Izabel Avallone, São Paulo SP
Black blocs
Sobre o artigo de Demétrio Magnoli "Quarenta garotos" (Gazeta, 5/6), rostos escondidos e vandalismo para mim é puro anarquismo. Meu protesto é de cara limpa, com trabalho. Os protestos por este país afora na maioria das vezes são feitos por aqueles que vivem pendurados no paletó do governo. Quase sempre os protestos prejudicam os trabalhadores e nunca o governo.
Valmir Jorge Gomes
Aprovação
Conforme recente estudo do Centro de Pesquisa Pew um dos principais institutos de pesquisas dos Estados Unidos , 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o país. Agora só falta a presidente Dilma vir a público para desqualificar a pesquisa, e afirmar que tudo não passa de uma balela dos gringos que foi insuflada pela mídia opositora para desqualificar o país que irá realizar a Copa das Copas.
Edgard Gobbi, Campinas SP
Fumo 1
Parabéns a Carlos Ramalhete pela coluna "Que fumem na chuva" (Gazeta, 5/6). Os incompetentes e desonestos sempre querem enxerir na propriedade alheia. Essa é a maior desgraça que assola nosso país!
Arno Dummer, engenheiro
Fumo 2
Excelente, Carlos Ramalhete! Estamos fartos de políticos se meterem em nossas vidas. Na Europa, quem quiser fumar fuma em qualquer lugar (até em aeroportos em lugares especiais), e quem se incomodar que se mude. Não chego a este extremo, pois acho que o fumo em lugares fechados tem de ser proibido. Mas daí a dizer que ao ar livre não se pode fumar, é a mais pura imbecilidade, como a grande maioria das medidas políticas que emperram este país.
Afonso Celso Frega Beraldi
PIB
Lula concede ao mau humor dos empresários a responsabilidade pela derrubada do PIB do primeiro trimestre. E mais: lá no Planalto já ensaiam culpar a crise mundial pelos fracassos obtidos na economia, o que trouxe a volta da inflação, uma das maiores angústias da nossa sociedade. Para completar essa proeza, quando perguntada por jornalistas estrangeiros "por que, afinal, o Brasil está crescendo tão pouco?", Dilma disse um sincero e espontâneo "não sei"! Se ela, que deveria saber, não sabe, está mais que na hora de passar a bola para quem sabe.
Myrian Macedo, São Paulo SP
Rodoferroviária
Ficou muito boa a Rodoferroviária. Mas, por gentileza, coloquem mais iluminação nas calçadas ao redor da estação! A maioria dos estrangeiros está acostumada a sair caminhando das rodoviárias. Mas durante a noite só há luz nas ruas, e as calçadas, estações-tubo e pontos de ônibus ficam na penumbra. Isso passa uma imagem de uma cidade insegura e pouco amigável para os turistas.
Gabriel Maradei
Contrabando 1
É correto tentar impedir o contrabando, mas um dos motivos da existência do contrabando é que produtos nacionais estão extremamente caros, devido ao grande número de impostos criados para taxar tudo o que é vendido no país. A melhor forma de não existir contrabando é deixar os preços dos produtos mais atrativos que os de fora do país.
Cezar Luiz Vianna
Contrabando 2
Sobre a matéria "Polícia reprime cigarro ilegal" (Gazeta 5/6), infelizmente nesse caso quem lucrará será o fabricante, pois terá de aumentar a produção para repor o estoque que foi retirado pela polícia. Por isso o contrabando é tão forte hoje. Ações pontuais não resolvem, precisamos de ações contínuas para retirar de forma definitiva esses produtos do mercado e acabar com sua venda e fabricação.
Heron Roberto Rodrigues
Impunidade
A impunidade é tanta no Brasil que os criminosos não mais se escondem das câmeras que os filmam quando estão executando seus roubos e que podem servir de provas num possível julgamento. Em breve não será espanto algum se começarem a filmar seus crimes como se fossem portfólios a serem distribuídos nos programas de jornalismo da televisão brasileira. Chegou a tal ponto que um sujeito, antes de assassinar sua esposa, postou na rede social comunicado informando a todos que iria assassiná-la. Algo precisa ser feito e não pode demorar mais, sob pena de termos uma falência do sistema judiciário.
Rafael Moia Filho, Bauru SP
Acidente
O acidente causado por um caminhão no domingo, envolvendo oito veículos na BR-376, é mais uma prova de que mudanças urgentes devem ser implementadas imediatamente. A mais simples seria a de proibir terminantemente o tráfego de caminhões na pista da extrema esquerda. Além disso, aumentar a velocidade na pista da extrema esquerda, se ela for privativa para veículos leves, para 80 km/h de maneira a aumentar o fluxo.
Jair Nisio, engenheiro agrônomo
Palácio Iguaçu
Sugiro aos visitantes do Palácio Iguaçu que, ao se depararem com a reprodução em alto-relevo do mapa do Paraná no jardim interno, meditem sobre nossa realidade. Ao lado da história descontínua (ciclos da capitania de Pero Lopes de Souza, supressão e anexação a São Paulo, província tardia e ceifa da elite emancipadora com a morte do barão do Serro Azul), a geografia desfavorável (paredões da Serra do Mar e do Segundo Planalto) também retardou a integração sociopolítica. Tudo isso cria um desafio para nossa geração: ampliar a densidade da presença do Paraná na Federação.
Rafael de Lala, jornalista, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná
Joaquim Barbosa
Parece que as "forças ocultas" citadas pelo nosso presidente Jânio Quadros voltaram a operar no episódio Joaquim Barbosa, como forte motivação para que o ministro abandonasse de forma prematura o cargo. Ameaças temperadas com oferta de vantagens que amenizem os prejuízos parecem fazer parte da culinária política de nosso país, principalmente quando se trata de "segurar uma batata quente" nas mãos.
Carlos Alberto Gomes Marques
Protestos 1
Claro que as manifestações contra a Copa são de organizações políticas da oposição. A Copa do Mundo é uma competição da Fifa e não do Brasil, e, caso não tivesse sido no Brasil, teria praticamente as mesmas regras para compra dos ingressos, propaganda, acesso, objetos proibidos dentro dos estádios, presença de chefes de Estado etc. Deveríamos aproveitar porque talvez não haja mais Copa por aqui por um bom tempo.
Lucio Araújo
Protestos 2
Nossa presidente disse que o movimento "Não Vai ter Copa" tem conotações políticas. Está totalmente equivocada. É o povo que já não aguenta mais o descaso de seu governo, principalmente com a saúde pública. Há cidadãos morrendo nas portas dos hospitais, mas fazem de conta que está tudo bem. Será que Dilma não tem um mínimo de compaixão? Se houvesse o mínimo de planejamento e menos corrupção na aplicação dos recursos na preparação dos estádios, sobraria dinheiro para a esperada melhora no atendimento público.
René da Cruz Belém
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.