• Carregando...

De fora para dentro, quando educar é a questão, muitas práticas são sugeridas para melhorar o ensino e diminuir o índice de reprovação dos alunos, que, na quarta série, se descobrem mal-alfabetizados e acabam desistindo de aprender (Gazeta, 15/9). Mas uma prática de dentro, que soube dar certo, foi a de uma amiga, professora aposentada de longa data, Maria Joana Steïnke. Na época que ensinava, não havia aluno fraco, o que havia eram formas diferentes de aprender. Alfabetizar era condição sine qua non. Na sua missão, fazer seus alunos aprenderem a ler e a escrever era código de honra para continuar ensinando.

Zinka Reck Vieira

Fachin

Com relação ao artigo "Professor Luiz Edson Fachin no STF" (Gazeta, 16/9), considero uma oportunidade histórica que o Paraná não pode perder. É única, não é econômica – e sim de reivindicação, de massa cinzenta, de inteligência, de competência, de conhecimento, de autoestima de uma comunidade; de uma universidade secular do Paraná, a mais antiga do Brasil, em elevar ao Supremo Tribunal Federal o nome qualificado e honrado do professor Luiz Edson Fachin. A argumentação e a publicação do artigo seguem a bandeira levantada pelo Dr. Francisco Cunha Pereira Filho e consagram o que há de melhor na vocação do Paraná e da universidade. Não podemos perder esse momento em que o Paraná mais uma vez se dignifica, unido, em apoiar o nome de um filho ilustre.

Fernando Miranda, advogado

Remoção de feridos 1

A polícia faz o seu trabalho: persegue o assaltante, traficante, etc., corre perigo, troca tiros. Mas será que em todas as situações a polícia está certa? De forma alguma devo criticar o trabalho policial e defender o "fora da lei". A crítica é em cima de fatos que acontecem há tempos: é sempre um suspeito, que trocou tiros, logo após foi socorrido e morreu a caminho do hospital (Gazeta, 15/9). Se o Siate, um serviço especializado em socorrer os feridos, está aí justamente para fazer esse trabalho, por que quem não é especializado o faz? A polícia não deve deixar de prestar socorro a quem realmente precisa dela e não a quem está a "beira da morte" e necessita de atendimento especializado.

Vanuza Machado

Remoção de feridos 2

O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, afirma que o policial deve esperar o resgate do bandido, que também é um ser humano. Pois bem, a vida do Policial Militar envolvido em um tiroteio no meio de uma favela, que tem obrigação de esperar juntamente com o ferido e pode ser alvejado por outros militantes não causa preocupação do poder público. E nos lugares onde a violência é tamanha que sequer o Siate vai?

Shirley Ana Barcarol

Kit-semáforo

Vendedores nos semáforos, além de inútil e invasivo, pela postura intimidadora que muitos adotam, é um risco para os motoristas que não podem, nem devem ser penalizados em caso de acidentes (Gazeta, 13/9). Nessas horas me pergunto por que a Urbs só é rigorosa com motoristas quando tantos pedestres abusam se colocando em risco e atrapalhando ainda mais o trânsito? Que eu saiba os deveres existem para todos! Pobreza é relativo, pois é atividade informal e muitos ganham mais do que alguns colegas registrados!

Cristina Schuster

Gastos dos parlamentares

Os deputados devem estar muito preocupados com o mínimo de transparência que lhes cabem. Acostumaram-se com a soberba de jantares, eventos e outras formas de gastar o dinheiro do contribuinte (Gazeta, 14/9), considerado para eles uma dádiva pelo exercício árduo de suas profissões. Passam a maior parte do tempo "articulando" novas formas de prestar contas ou fazendo politicagem, e pouco fazem do real exercício de sua profissão. É preciso rever urgentemente o papel dos representantes de nossa sociedade, pois a grande maioria faz desta um meio de enriquecimento ou uma profissão eterna.

Daniel Pinheiro, professor

Miolos

Expresso minha admiração pela escolha dos temas abordados na coluna de Marleth Silva. No último sábado a opção foi por bolinho de miolos. Há pouco tempo comentei com minha esposa que minha querida mãe, já falecida, fazia uma verdadeira obra de arte: o "bolinho de miolo". Para espanto geral, a primeira impressão foi de nojo. Pergunta dela para mim: "Como você tinha coragem de comer isso?" Confesso: "era uma delícia e estou à procura da receita".

Marcos Szesz

Trilhos de Curitiba

Retirar os trilhos da cidade é uma necessidade, tendo em vista os acidentes que acontecem com frequência e moradias próximas à linha férrea, além do barulho ensurdecedor da buzina do trem (Gazeta, 13/9). Isso deve ser bem estudado pelas autoridades competentes, a fim de que não se transfira o mesmo de um lado para o outro, sem resolver o problema e enchendo os bolsos alheios.

José Verissimo Cordeiro

Remoção de veículos 1

Claro que a remoção de veículos não vai fazer diferença no trânsito (Gazeta, 14/9). Se fosse assim, a fábrica de multas não teria tanto crescimento e tanto interesse da prefeitura! O que se está buscando é mais uma forma de engordar os cofres públicos, porque as eleições estão aí, e vai-se gastar um dinheiro absurdo; tirado do cidadão mais uma vez!

Marcos Antônio Padilha Calonga

Remoção de veículos 2

A retirada das ruas de veículos estacionados irregularmente vai ajudar e muito o trânsito. Além de prejudicar o fluxo do trânsito nos horários de pico, tem o perigo das colisões nestes veículos estacionados nas faixas que deveriam estar livres. Apoio a decisão de guinchar ao estacionar em local proibido, somente assim os motoristas terão respeito.

Catia Daniela Hinsching

Poder de polícia do MP

O Ministério Público deveria se ater ao que diz a Constituição Federal (Gazeta, 14/9). Creio que os promotores estão querendo mais poderes em suas mãos.

Mario Sergio Machado

Alimento ecossustentável

Com relação à excelente matéria "Custo ainda inibe compra sustentável" (Gazeta, 13/09), que mostra como sai caro ser um consumidor ecologicamente correto, gostaria de ressaltar alguns aspectos. Em primeiro lugar, se o consumidor procurar o local certo para comprar especialmente o alimento orgânico, não pagará tão caro pelo produto. Refiro-me à compra direta do produtor, ou seja, nas feiras de produtos orgânicos, pois já existem cerca de 70 nas diversas cidades do Paraná, sendo 10 só em Curitiba. Nesses locais os preços são no máximo 30% mais caros, tendo alguns produtos com o mesmo custo que os convencionais. Em segundo lugar devemos considerar que os orgânicos são também remédios, pois são puros, saudáveis e isentos de qualquer contaminante químico.

Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomo

Bingos

Sou totalmente a favor da reabertura dos bingos, principalmente se a lei for aprovada destinando os impostos por eles gerados para a saúde e educação. Também pelos empregos que gerarão. Mas devem ser bem fiscalizados.

Anna Alice Cordeiro dos Santos, advogada

Paranaprevidência

Após pagar ininterruptamente durante 45 anos de contribuição previdenciária (IPE e Paranaprevidência), muito me preocupa a notícia trazida pela Gazeta de 13/9, dando conta da possibilidade de insolvência futura da Paranaprevidência. Somando-se todas as mensalidades que paguei, pelo valor da última, o total ultrapassa a soma de R$ 300 mil. Pelo visto, eu e os milhares de contribuintes, corremos o risco de perder tudo o que pagamos. Lamentável! Cumprimento a Gazeta por abordar sempre temas tão importantes.

Oscar Tomazoni, 1º Tabelião de Notas de Paranavaí

Doenças emergentes

Gostaria de parabenizar Jennifer Koppe pela reportagem sobre doenças emergentes que assolam o planeta (Gazeta, 14/9). Acho importante entender de onde surgem as novas doenças que têm assustado a população e mostrado o quanto ainda somos frágeis. Mais do que tentar estabilizar essas doenças, é preciso encontrar os motivos de seus surgimentos e tentar agir na raiz dos problemas.

Ana Flávia da Silva

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR - Fax (041) 3321-5129

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]