• Carregando...

Nas faculdades de Ciências Humanas no Brasil, por outro lado, ainda impera o mito do “bom selvagem”, criado por intelectuais iluministas e ratificado pelo Romantismo entre os séculos 18 e 19. Tal mito parte do pressuposto de que os índios eram seres “puros” e pacíficos que viviam em plena comunhão com a natureza até chegarem os portugueses malvados e acabarem com tudo. Balela pura.

Cesar Scabia Rodrigues

Ana Paula Padrão

Sensacional ouvir a Ana Paula Padrão. Talvez por acreditar que o ser humano é capaz de fazer tudo e qualquer coisa que ele quiser porque o motor da vida é o querer. Quando se quer, se consegue.

Míriam Malaguti

Petróleo

Será mesmo que o petróleo é nosso? Quanta demagogia imposta pelos políticos e grandes empresários visando apenas os seus interesses e não o da União. Prova disso? Existe e é muito clara: a destruição da malha ferroviária que tínhamos e nenhum interesse em reconstruí-la num país continental como o Brasil para transportar toda a nossa produção. Quando será que teremos uma malha ferroviária digna desse imenso país dominado pelos corruptos?

Benone Augusto de Paiva

Ben Shapiro

Sou fã do Shapiro, poucos têm a rapidez de raciocínio aliada ao conhecimento que ele possui. Entretanto, no texto “Karl Marx, você estava enganado”, uma afirmação me parece fora da realidade, principalmente da brasileira: “E, embora os proponentes do marxismo em nosso tempo repudiem os stalinistas, os maoístas, o regime de Castro, os da Venezuela e da Coreia do Norte...”. Não vejo esse repúdio por parte de nenhum esquerdista no Brasil, mesmo aqueles em tese mais moderados se recusam a repudiar regimes de esquerda, mesmo diante dos milhões de cadáveres que produziram e ainda produzem.

Rafael Sbrissia

Segurança de juízes

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou ontem ao chegar à sessão plenária que “Algo precisa ser feito” no que concerne à segurança de juízes que estão na linha de frente do combate à criminalidade. Tudo porque o Conselho Nacional de Justiça apontou que 6 em cada mil magistrados estão sob ameaça no país. E nós, que 1000 a cada 1000 brasileiros estamos expostos à violência extrema da criminalidade? Me admira tanta insensibilidade desse juiz com relação à realidade que vivemos no dia a dia. Quer providência imediata ao seu problema pessoal de insegurança, mas e quanto a nós?

Mara Montezuma Assaf

Greve dos caminhoneiros

Quer fazer greve, cruze os braços e aguente as consequências, mas não venha prejudicar a sociedade nem agir com truculência com quem não quer aderir. Isso é autoritarismo, típico daqueles regimezinhos que querem tomar conta do país. Se a greve é justa, a adesão é natural e não forçada. Como vão ressarcir os prejuízos da greve?

Ricardo Fanti

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]