• Carregando...

Amo cada vez mais Curitiba porque já tive o prazer de conhecer quase todo o Brasil (Gazeta, 29/3). Não me restam dúvidas de que Curitiba é a capital com uma peculiaridade singular e intrigante que a difere dos outros lugares. Não me refiro somente ao clima, à boa educação do curitibano ou até mesmo aos belíssimos lugares para lazer e cultura. Orgulho-me dela por possuir um berço artístico reconhecido e distinto, onde temos Paulo Leminski, Dalton Trevisan, Poty Lazzarotto, entre outros. Há também quem tenha escolhido Curitiba como lar, falo de Helena Kolody, Cristovão Tezza e inúmeras outras personalidades conhecidas e desconhecidas.

Márcia do Nascimento Braz

Motivos para amar Curitiba 2

Apesar de termos problemas como qualquer outra cidade, Curitiba é tudo de bom. Simplesmente maravilhosa.

Mario José Marques

Bicos de PMs

Quero agradecer a este conceituado jornal paranaense pela matéria sobre os Policiais Militares do Brasil. Sou Policial Militar no Paraná e sempre amei minha profissão por uma questão de gosto, porém o sistema de segurança pública atual, o militarismo, os salários baixos e outras coisas mais estão deixando todos os policiais brasileiros cada vez mais desmotivados. Não vejo mais policiais idealistas, pois estão sendo extintos pela própria corporação, enquanto um bando de mercenários que não estão nem um pouco preocupados com a segurança pública, e sim com seus salários, toma conta das instituições. Se não acontecerem mudanças profundas nas polícias brasileiras, o futuro será com certeza negro.

Fernando Gapski

Fraldas de pano 1

Embora seja custoso usar fraldas descartáveis, isso facilita muito a vida hoje em dia (Gazeta, Viver Bem, 28/3). Para diminuir a poluição ainda temos muitas coisas para fazer! E só farei algo o dia que ver um ministro andando de ônibus!

Marcos de Luca Rothen

Fralda de pano 2

Fui criada com fralda de pano e crio a minha filha com fralda descartável. Poderia usar as de pano porque eu me garanto no asseio na lavagem da fralda, mas o problema é a falta de asseio na lavagem das fraldas por parte das mães, motivo pelo qual ocorre mais facilmente a proliferação de doenças.

Giselle do Nascimento Ceccon

Novo ligeirão

Não adianta colocar um ônibus que vai mais rápido porque faz menos paradas, mas demora muito para chegar. Na terça-feira pela manhã ele demorou uns 10 minutos para chegar ao ponto e, quando veio, foram três de uma vez. Precisa ser muito pontual e com mais frequência do que aquele que para em todos os tubos, porque vão quase vazios e não precisam de tantos.

Leni Klitzke

Perdas

Perdemos Tancredo Neves. Perdemos Cesar Lattes. Perdemos Zilda Arns. Perdemos Armando Nogueira. Se a educação brasileira não for resgatada, nunca mais teremos notáveis como esses que já se foram. Estamos pedindo socorro!

Suzi Mariano Gubert, professora

Saldo do governo Requião

Acaba a era do governo do pedágio (abaixa ou acaba), das estradas alternativas, das melhores escolas, saúde, transporte, segurança e do melhor porto do país. O governador mal-humorado deixa um estado engessado e sem investimentos. Pena que o eleitor de memória curta pode elegê-lo para o Senado, e com certeza vai trabalhar contra benefícios em nosso estado porque o próximo governador será seu opositor.

Celso Freitas

Mínimo regional

Uma palhaçada! É assim que defino esse "aumento" concedido pelos deputados estaduais para o mínimo regional (Gazeta, 30/3). Talvez seja uma forma de "tirar o foco" da sujeira recém descoberta naquela Casa Legislativa.

Mas há que ser lembrado que essa "caridade", essa "benevolência" toda não se verifica quando o aumento é para os servidores e empregados públicos. Esses, ao contrário, sofrem com o desprezo do governador. É muito fácil "dar bom dia com o chapéu dos outros".

Marcelo Adriano Campaner

Lula critica imprensa

O presidente Lula está absolutamente certo ao fazer críticas à imprensa. A grande imprensa age de má-fé sem sombra de dúvida. A imprensa se arvora no direito de criticar e quando é criticada apela para o velho chavão de falta de liberdade de imprensa. O que vocês precisam entender é que liberdade de imprensa é uma coisa. É o direito de informar com isenção, coisa que falta, e muito.

Paulo Figueiró

Renúncia

É de certa forma melancólica e decepcionante a renúncia de Beto Richa ao cargo de prefeito para postular o governo do estado. Melancólica porque, além de seu inegável carisma, que só encontra paralelo no presidente Lula, nosso jovem ex-alcaide não deixou nenhuma marca realmente significante em seus 5 anos e três meses à frente da administração de Curitiba. Decepcionante porque uma de suas promessas de campanha a este segundo e não terminado mandato era que o cumpriria até o último dia para o qual foi eleito. O que esperar de um governante que age assim?

Jorge Derviche Filho, engenheiro civil

Diários secretos

Alguém duvida que os desmandos e furtos ocorridos na Assembleia Legislativa serão atribuídos apenas ao Bibinho? Essa prática de empregar "fantasmas" e dividir o dinheiro dos contribuintes com gabinetes é muito antiga. A Assembleia poucas vezes cumpriu com seus deveres legais e, via de regra, usa o tempo permutando favores entre deputados e votando nomes de ruas, títulos honoríficos e homenagens.

A população não está nem aí, não sente indignação, a menos que a imprensa a mobilize para isso. Parabéns à Gazeta do Povo e à RPC TV.

Sérgio Corrêa

Discrepância de preços

Parabéns a Gazeta pela reportagem sobre anúncios de descontos exigirem dose extra de cautela, pois, além de ser altamente instrutiva ao consumidor, é também um alerta para que os responsáveis pelas promoções, especialmente os supermercados, fiquem cautelosos e cumpram efetivamente o que anunciaram (Gazeta, 29/3).

Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomo

Envelhecer em paz

A colunista Marleth Silva nos mima todos os sábados com sua visão da vida, na árdua missão de suceder José Carlos Fernandes e anteceder Luis Fernando Verissimo.

Sua crônica sobre o envelhecimento, comentando sobre os famosos, que, como todos nós, envelhecem e (também) tentam disfarçar, é matéria universal e atemporal. Toca – corajosamente – numa das grandes realidades da vida. Assunto pesado, que, no entanto, foi tratado com exata seriedade e uma ponta de humor.

Denis Norton Raby

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]