• Carregando...

Mídias Sociais

Mensalão

"Diante das circunstâncias, os mensaleiros serem conduzidos à prisão já é algo importante e emblemático, um ponto de partida."

Osvaldo Rodrigues Pereira, via Facebok, sobre a prisão de condenados pelo mensalão.

Gastos com combustíveis

"Abastecem em postos de parentes, amigos, correligionários, e nós pagamos mais essa salgada conta. Vale-transporte para eles todos já!"

Eliane Silva, via Facebook, sobre os gastos de parlamentares com gasolina.

Cotas

"Se há privilégio a uma etnia em detrimento de outra, isso é racismo. E é também sugerir que a capacidade intelectual dos que são favorecidos pelas cotas não é suficiente, sem contar que é uma manobra do governo para obtenção de votos."

Robinson Klaesius, via Facebook, sobre as cotas para negros em concursos públicos.

Assembleia

"Infelizmente, eles não estão na Assembleia para serem ouvidos e sim para ganhar dinheiro. Apenas falam para parecer que trabalham."

Jean Begnini, via Facebook, sobre as sessões na Assembleia Legislativa do Paraná.

Munição

"Absurdo dos absurdos! Como pretendem que os policiais façam adequadamente seu trabalho? Como pretendem que arrisquem suas vidas para nos proteger?"

Maria Cristina Dias Bittencourt, via Facebook, sobre a limitação de treinos de tiro em unidades de elite da polícia.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Este país realmente não é sério! É um absurdo policiais terem de comprar munição com recursos próprios (Gazeta, 18/11) enquanto são liberadas legalmente verbas astronômicas para deputados gastarem com combustível. Para poder gastar tanto com combustível, só trabalhando como caminhoneiro. Ou essa verba é para toda a sua família e seu gabinete?

Wlademir Antunes Ferreira

Mensalão 1

Até no ato de suas prisões merecidas, os mensaleiros José Dirceu e José Genoino ofendem o país ao se declararem "presos políticos". Seus crimes foram investigados pela Polícia Federal sob o comando do ministro da Justiça, do PT. O procurador-geral da República é de indicação do PT e a maioria dos ministros do STF foi nomeada por presidentes que pertencem ao PT. Tudo em casa. Onde estará a influência das "zelites"?

Geert J. Prange, Paranaguá – PR

Mensalão 2

Parabéns ao STF por decretar a prisão dos envolvidos no mensalão. Estava mais que na hora de os políticos corruptos, mentirosos e exploradores do povo brasileiro deixarem o poder. Quem na época da ditadura pregava democracia se tornou, hoje, pior que os militares. Não adianta desenterrar o passado, é necessário viver o presente.

Tadeu da Silva Raimundo

Mensalão 3

Pau que bate em Chico bate em Francisco. Além dos envolvidos com o mensalão petista, gostaria que fossem julgados e condenados também os envolvidos com o "trensalão" tucano. Assim poderíamos ver o sistema judiciário agindo de forma imparcial e isenta na tentativa de extinguir a corrupção em nosso país.

Adriana Lacerda Twerdochlib

Mensalão 4

A prisão dos condenados no processo do mensalão é apenas o cumprimento da letra da Constituição. Espero que essas prisões marquem o início do combate à corrupção da tão calosa "democracia" brasileira. Não acredito que as prisões devam funcionar como um mero sinônimo de vingança, e sim como figura de esperança para os brasileiros.

Clóvis Alberto Bertolini de Pinho, estudante da UFPR

Assembleia

Quem já foi assistir às sessões da Assembleia Legislativa do Paraná, como os leitores convidados pela Gazeta do Povo (Gazeta, 17/11), percebe que as sessões são totalmente desestimulantes e transmitem uma sensação de "tô nem aí" por parte da maioria dos deputados. Alguns falam ao telefone, outros conversam, outros não estão presentes, e a impressão que fica é de que só a Mesa Diretora tem obrigação de prestar atenção. Se levássemos nossos filhos para assistirem a uma sessão, como lhes explicaríamos esse comportamento?

Martin Marques

13.º salário

O TC deve bater com mão de ferro ao julgar a prestação de contas da Câmara Municipal de Curitiba. É de completo descabimento agentes públicos terem a prerrogativa de 13º salário e às vezes até ao terço de férias. Como se não bastasse tamanha indecência, receberão tal benefício com base no salário de dezembro, enquanto servidores públicos recebem pela média dos últimos 12 meses.

Marcelo Rebinski, historiador e servidor público

Estatuto do Nascituro

Cabe ao Congresso Nacional a aprovação do Estatuto do Nascituro. O povo brasileiro necessita de leis que salvaguardem o direito de nascer. O coração de uma mãe e de toda família bate mais forte diante de um recém-nascido. A guerra que forças obsessivas fazem contra a vida uterina pode causar um carma espiritual coletivo de difícil resgate. Somos cidadãos da nova era e não aceitaremos uma moral que não promova o bem que é a vida.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Feriado

É extremamente louvável lembrar e homenagear a luta de Zumbi dos Palmares e de todos os negros que foram libertos da escravidão no Brasil, e acho que a comunidade negra deve ter consciência da importância dessa luta e das vitórias conquistadas até os dias de hoje. Mas nós somos uma mistura de muitos povos, incluindo estrangeiros que também sofreram perseguições e lutaram para ter seus direitos.

Cícero Roberto Kruke Lachowski

Bloqueio

É de se lamentar a falta de bom senso dos policiais rodoviários do posto da estrada Alexandra-Matinhos. No fim de semana, apesar do enorme movimento de veículos, permaneceram com o bloqueio da estrada no local. Muitos motoristas por pouco não se envolveram em acidentes ao se deparar com o enorme engarrafamento causado pelo bloqueio. Não seria a hora de se substituir os cones e o desvio que fazem na estrada por radares fixos ou móveis?

Fábio Molteni, engenheiro químico

Litoral

Na véspera do feriado da Proclamação da República, após uma viagem de três horas até o ferryboat, tive de aguardar mais três horas para a travessia porque havia apenas uma embarcação funcionando. Saímos às 23 horas de Curitiba e só chegamos em Guaratuba às 5 da manhã. O governo do Paraná não programou com a concessionária uma operação especial para o feriadão?

Joaquim Fernando Macedo

Eike Batista

No artigo "Schadenfreude e Eike" (Gazeta, 17/11), o professor Belmiro Valverde conseguiu resumir tudo o que todos nós gostaríamos de saber sobre o ex-bilionário; afinal de contas, precisamos saber quem é que vai pagar o almoço, que nunca é de graça.

Marino Galvão

Tropeiros

Parabéns pela matéria "Pedágio até para mulas" (Gazeta, 16/11), que lança luzes ao tema a que me dedico há mais de três décadas. No entanto, é mister informar que o Caminho do Viamão nunca foi conhecido como Rota dos Tropeiros, denominação essa atribuída a um fracassado projeto pretensamente turístico.

Márcio Assad, tropeirista

Política e religião

Eu concordo que padres e pastores se candidatem a cargos no Executivo e Legislativo. São pessoas com grande experiência e conhecimento para defender e legislar pelo povo. Seria muito bom um dia podermos dizer que cumprimos leis do povo para o povo.

Sebastião Araújo Moreira

Cotas

Não acho que uma pessoa negra seja menos inteligente que uma de outra cor. Que nos sirva de exemplo Joaquim Barbosa. Já temos cotas para pessoas com deficiência e, agora, para afrodescendentes; não vai demorar muito para termos também cota para indígena, japonês, chinês, português etc. Será que assim não seriam os brancos os discriminados?

Josiane Dolatta Kowalski

Corrente Cultural

Achei os shows da Corrente Cultural maravilhosos. A organização foi boa, os banheiros em bom estado. Espero que a próxima seja tão boa quanto foi a deste ano, e que venham artistas tão consagrados como Lenine, Gaby Amarantos e Criolo.

Sthefany Layana Naidek

Pichação

É evidente que mexendo no bolso de alguém se tem resultado. No caso dos vândalos, é preciso encontrar uma forma de acabar com essa poluição. Parabéns às autoridades por aplicarem multas, pois os "avisos" implorando para que os artistas de rua não pichem não convencem.

Sebastião André da Silva

Educação

Sobre a coluna de Marleth Silva "O ópio do povo em versão 2014" (Gazeta, 16/11), são tantas as formas de distração para os jovens que lhes sobra pouco tempo para as coisas mais importantes como aprender a ler, escrever e falar. E o pior é que saem das escolas com o título de doutor.

Roberto Justo Dias

Bicicletas

Não de quem foi essa ideia de transportar bicicletas dentro dos ônibus de Curitiba, mas só pode ser piada. Os ônibus já vivem lotados de passageiros, imagine com bicicletas!

Mercia Teresinha Mendes Abud

Rio Iguaçu

Quem toma água mineral importada e joga a garrafinha pela janela do Lamborghini não está nem um pouquinho preocupado com a qualidade das águas do rio que seria o símbolo máximo da boa gestão ecológica da capital, o Rio Iguaçu (Gazeta, 14/11). Lamentável.

Padre Jesus Messias Galieta, Campo Largo – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]