• Carregando...

Causou espanto a declaração de um dos estudantes que invadiram a Reitoria da USP de que teriam sido vítimas de repressão que não tinha precedentes nem no ano de 1968, no auge da ditadura militar. Há que se ter uma perspectiva correta da História ao se analisar os fatos. Quando em 68 nós fechamos o Centro Politécnico para protestar contra o vestibular pago, quando nós apanhamos da cavalaria lá e na Marechal Deodoro, quando nós cercamos a Polícia Federal para protestar contra a prisão de membros do Diretório de Engenharia, estávamos manifestando nossa revolta contra um Estado que praticava a repressão até as últimas consequências. Alguns partiram para o confronto armado, foram torturados, exilados ou mortos. Ninguém estava brincando de rebelde sem causa, ou defendendo o direito de fumar maconha no campus.

Douglas N. Rothen, engenheiro

Ocupação da USP 2

As manifestações na USP são contra aqueles que atacam as liberdades democráticas. Colocar a polícia na universidade é destruir os anos de conquista da juventude brasileira visando atender determinados grupos políticos. Desde a Antiguidade as universidades são espaços livres e esse mesmo caráter democrático permitiu lutas históricas contra a ditadura militar e o avanço agressivo do Estado, precarizando a educação e sucateando a sua estrutura física.

Giancarlo Marinho Costa, Guarapuava – PR

Direção e álcool

Quem dirige alcoolizado deve ser penalizado sempre por crime doloso, perder a CNH por cinco anos e cumprir pena de prisão. Quem dirige bêbado se arma de um veículo automotor para matar. É o mesmo que armar-se de arma de fogo ou arma branca. É no mínimo contraventor. Parabéns ao Senado pelo projeto de lei (Gazeta, 10/11).

Edes Finatto, Francisco Beltrão – PR

Copa

Gostaria de enaltecer a atitude e postura do deputado federal e campeão mundial Romário na Comissão de Análise da Lei Geral da Copa. Foi aparentemente o único, de todos os outros "representantes do povo" presentes, que realmente se posicionou em favor do Brasil, em vez de interesses próprios ou alheios aos da nossa nação.

Francisco Sekles Ferelle

Ficha Limpa

A Lei da Ficha Limpa é muito importante para o verdadeiro combate à corrupção. Agora é a vez da população saber utilizar sua consciência no período de eleições. Inclusive, está na hora de lutarmos por mais um anseio social: o voto facultativo. Ora, se vivemos uma democracia, por que somos obrigados a votar? Com mais essa arma nas mãos do povo, com certeza vamos melhorar a política brasileira.

Fernando Muchau

Lupi 1

O ministro Lupi já foi abatido e nem se deu conta. Não é possível que um ministro possa ignorar a ponto de dizer que não sabia de esquemas dentro do ministério diante das somas vultosas envolvidas. A presidente tem de ter pulso firme, senão a coisa vai piorar, e muito. Chega de companheirismos.

Selma Gonçalves

Lupi 2

O fato de mais um ministro ameaçado de ser demitido diz que só sai "à bala" demonstra o nível de nossos dirigentes e governantes, pois deixa a Justiça no chinelo.

Carlos J. Barroso

Detran 1

Os erros são inúmeros, as incoerências e contradições também. Aumentar as taxas do Detran para investir em segurança no trânsito é plausível, mas várias taxas irão se transformar em "cheques brancos" para o governador, e ele fará o que quiser com esse dinheiro. Isso é errado. Se for para aumentar as taxas do Detran, que seja para investimento no trânsito. Sobre a postura da Assembleia, é de caráter totalmente duvidoso. A decisão deles de aceitar o projeto, mesmo errado, só irá prejudicar a imagem da Casa.

Andrey José de Aguiar

Detran 2

Mais uma vez temos provas do descaso com o cidadão, os ilustres deputados aprovaram o aumento de taxas do Detran sem ao menos terem lido ou conferido os porcentuais abusivos propostos. Será que os ilustres deputados abririam os olhos, se no final do mês os seus holerites viessem com alguns zeros a menos?

Carlos Netto

Detran 3

Sou totalmente contra esse aumento de tarifas. É o jeito mais fácil de arrumar recursos.

José Maximiano

Avião para a Assembleia 1

Enquanto Valdir Rossoni quer fretar avião para a Assembleia, não tem dinheiro para investimentos na segurança pública e melhora no salário de todos os policiais.

Pedro Baptista, Guarapuava – PR

Avião para a Assembleia 2

Isto é uma afronta para as pessoas de bom senso. Por que não vão de avião de carreira?

Mauricio Coelho Duarte

O pequeno burocrata

Genial a crônica de Cristovão Tezza "O Pequeno Burocrata" (Gazeta, 8/11)! Tudo o que eu sempre senti diante dos caixas do BB, o Cristovão traduziu de maneira magistral e com um toque de humor, daquele que a gente ri pra não chorar, como dizia minha mãe. É exatamente assim! A frase: "É um ser solitário que se alimenta, sorridente, da irritação e do sofrimento alheios" é verdadeira.

Alda Hack

Arbitragem

Os dirigentes do Clube Atlético Paranaense deveriam envergonhar-se da incompetência para gerenciar futebol. Detonaram o prestígio e a marca do clube graças à incompetência administrativa e, agora, na iminência de cair para a Série B, buscam desviar o foco do problema, inclusive pré-julgando a arbitragem futura! Cair para a segundona é fácil, voltar é mais difícil.

Sérgio Corrêa, Guaratuba – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]