• Carregando...

É um grande descaso para com os empresários e os trabalhadores o governo lançar planos tirando recursos do FGTS. Não precisa ser um grande administrador para saber que gastos públicos podem ser diminuidos, basta vontade de política séria. Se não vamos pensar que o PAC quer dizer plano de arrecadação para companheiros. Traballhadores e empresários vamos nos unir para avisar o governo que o FGTS é somente do trabalhador, para a conquista do mínimo de dignidade que é a casa própria.

Zainara ElianeCuritiba-PR

Trânsito

Todos sabemos que obras para melhorar o tráfego são necessárias e entendemos quando a prefeitura pede paciência aos motoristas, mas o que não dá para admitir é que prejudiquem os cidadãos. Moro na Avenida da República, entre a rápida Portão/Centro e a Rua Ponta Grossa. O acesso à minha residência ficou dificultado devido à mudança no sentido de algumas ruas. Isso até dá para entender. O que não se admite é como podem simplesmente proibir o estacionamento de veículos dos dois lados da rua. Ou seja, nenhum dos cerca de 200 moradores do condomínio onde resido pode receber visita alguma, pois as vias próximas também estão sem espaço para estacionar. Ontem (22/1) o pai da minha filha veio buscá-la e não tinha onde parar o carro. E o agente da Diretran ainda teve a audácia de sugerir que ele estacionasse "em cima da calçada que era mais seguro". Por que não utilizar parte do terreno baldio em frente ao condomínio, que pertence ao próprio município (Cohab), para criar vagas de estacionamento?

Gisele Merolli MirandaCuritiba–PR

Barigüi

Sou morador próximo do parque e usuário do Parque Barigüi. Gostei da reportagem de hoje (23/1/2007), pois este é um assunto importante e preocupante não somente a moradores, mas também para freqüentadores do local. Atenção: no domingo, se o trânsito não for bloqueado – e respeitado o bloqueio – é um abuso a baderna no parque.

José Antonio Kruszielski, servidor públicoCuritiba–PR

Pedágio 1

Dia desses, vi na tevê um programa que discutiu os pedágios atuais e os anunciados para o Paraná. Foram ouvidos representantes das concessionárias, dos caminhoneiros e o secretário dos Transportes. Concordo e cumprimento o sr. Rogério Tissot, que mostrou ser possível ter boas estradas sem o pedágio, bastando que a Cide – imposto sobre os combustíveis – seja aplicada corretamente e que haja a colaboração e consciência dos caminhoneiros em não exceder o peso por eixo, já que o abuso danifica o asfalto. O pedágio é uma dupla tributação. Só poderia ser implantado quando se tem estradas alternativas, deixando ao motorista decidir se vai ou não pela estrada pedagiada.

Hermes MinozzoCuritiba–PR

Pedágio 2

Na sexta-feira passada, à noite, fui para Guaratuba pela BR-277. Normalmente uso a 376, por Garuva, mas naquela noite choveu muito e preferi a 277. Meus cumprimentos à empresa responsável pela manutenção desta rodovia. Apesar da forte chuva, eu me senti muito seguro em viajar. O pedágio é caro, mas a segurança da minha família não tem preço.

Joaquim F. MenezesCuritiba–PR

Ensino fundamental

Os membros do Conselho Estadual de Educação, bem como o secretário desta pasta e chefe do Poder Executivo estadual, têm muita sorte, pois as famílias prejudicadas com a absurda proibição de matrículas das crianças que completam 6 anos depois de fevereiro são pacatas, ordeiras e trabalhadoras. Elas não têm tempo para passeatas e manifestações, como as que ocorreram recentemente contra os nossos deputados estaduais. Mas paciência tem limite.

Luiz Fernando ObladenCuritiba–PR

Guaratuba

Eu contesto críticas infundadas publicadas nesta coluna no dia 20/1. O trânsito de Guaratuba não está pior nem melhor do que o de todas as cidades brasileiras que não se prepararam para o "boom" automobilístico. Guaratuba tem excelente estrutura de segurança, tanto na Polícia Civil como na Polícia Militar, e principalmente na temporada, graças à Operação Verão. Temos médicos de quase todas as especialidades, do SUS e particulares. Temos a Santa Casa de Misericórdia que, com as dificuldades inerentes a todas as casas similares, cumpre a sua finalidade. A limpeza é ótima, tanto na praia como na coleta domiciliar, e não há falta de água. Não entendo os motivos das críticas destrutivas.

Marcus Aurélio de CastroGuaratuba–PR

Nome novo

"Seria muito oportuno que a Prefeitura de Curitiba informasse a todos nós, que contribuímos com o IPTU e outros impostos, se ela recebeu – e quanto – para mudar o nome da estação-tubo Alferes Poli para Catedral da Fé."

Cristina G. Cordeiro, estudante, Curitiba–PR]

Fruet

Enfim uma esperança de moralização e independência da Câmara dos Deputados, algo tão necessário para a consolidação da democracia em nosso país. O poder emana do povo, mas infelizmente há o "balcão de negócios", como diz a ex-senadora Heloísa Helena.

Arnaldo Macedo Caron, consultor de negóciosCuritiba–PR

Vergonha!

A última gestão da Assembléia Legislativa do estado vai ser lembrada por ter aceito o vergonhoso salário extra em janeiro. Soube que somente o deputado Tadeu Veneri se recusou a aceitar esse "prêmio extra" em troca da aprovação de mais cabides de emprego.

Paulo Persegani, analista de sistemasCuritiba–PR

Preservativo na escola

Tenho acompanhado as reclamações quanto à distribuição de preservativos nas escolas de Curitiba. Lutemos contra a indiferença, o corte desnecessário de árvores, a onda de assassinatos e, até, contra a elevação do nível de nicotina nos cigarros. Jamais contra a distribuição do melhor método de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. Protejamos os adolescentes da morte, da aids e de tantas outras doenças. Não tenhamos medo da promiscuidade, que pode ser evitada com conversas e muito amor pelos filhos. Jovens têm, sim, maturidade para distinguir o que é melhor.

Lais Bergstein, estudanteCuritiba–PR

Bloco maior

"Não nos interessa o Mercosul. Se em algum momento esse bloco pareceu interessante, isso se foi. A idéia perdeu o atrativo. O Brasil como país de economia continental deve procurar negociar com países do mesmo calibre. Os empresários não querem negociar com países que têm demanda mas que não têm recursos."

Hugo Eduardo Meza Pinto, professor universitárioCuritiba–PR

Imposto x segurança

Sou proprietário de uma construtora que gera empregos e paga em dia impostos absurdos para ajudar a sustentar uma enorme empresa chamada governo, mas não tenho a proteção correspondente. Na sexta-feira (19/1), às 6h55, eu e meu filho, saindo da porta de casa, no Bigorrilho, fomos abordados por quatro assaltantes encapuzados e armados, que nos fizeram dar meia-volta. Às 7h30, eles saíram e, 10 minutos após, eu e meu filho conseguimos escapar. Logo conseguimos avisar a polícia, que chegou uns 40 minutos mais tarde. Os dois policiais foram muito atenciosos, mas não conseguiram chegar antes. Imagine se a minha empresa não conseguisse pagar o imposto em dia. O que aconteceria?

Henrique A. Bora, engenheiroCuritiba–PR

Amigo traidor

Vinte anos após o massacre de Dujail, o imperialismo americano se lembrou dos direitos humanos e decidiu fazer justiça a seu modo, enviando Sadam Hussein à forca. O ditador do Iraque, que traiu seu povo e serviu ao país norte-americano na invasão ao Kuwait e no Afeganistão teve declarada sua pena capital pelos supostos "amigos". É assim que os EUA tratam seus aliados! Muitos terão o mesmo destino!

Saad Hamdar, administrador de empresasCuritiba–PR

Novos cargos

"Não é a quantidade de trabalhadores que vai fazer com que o estado e o país progridam. O que conta mesmo são os que estão na ativa e são pessoas de caráter e dignidade, que atuam em defesa do país."

Rui Schwab, aposentadoColombo–PR

*****

Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]