• Carregando...

Mídias sociais

Petrobras

"E quando é que o governo vai tomar vergonha e demitir essa incompetente? Se ela sabia, por que não fez nada? Quem cala sempre consente." Maria Augusta Pereira Gauze, via Facebook, sobre o editorial "A omissão de Graça Foster" (Gazeta, 19/11).

Tarifa de ônibus

"Só pensam no preço! São dois anos sem um único ônibus novo! Você sai de casa apenas com a certeza de que vai sofrer dentro do ônibus."

José Carlos Brisch, via Facebook, sobre o aumento da tarifa de ônibus.

Dia da Consciência Negra

"Em vez de um feriado, que se façam palestras nas escolas chamando a atenção contra o preconceito. Aí, sim, está se fazendo algo pela consciência negra."

Sandra Trentin, via Facebook, sobre o Dia da Consciência Negra.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Graça Foster pensa que nós somos ingênuos a ponto de acreditar que é possível ao acusado conduzir o inquérito da apuração de sua culpabilidade. É só mais uma pantomima desse governo, apenas para dizer que faz alguma coisa, de modo a não acrescentar à sua folha corrida a prevaricação. Esquecem, por pouca memória ou má assessoria jurídica, que a dita prevaricação se consuma também quando se tem a intenção de nada fazer.

Marcelo Padilha

Petrobras 2

A presidente Dilma poderia convocar a imprensa para uma entrevista coletiva permitindo qualquer pergunta dos jornalistas sobre os escândalos da Petrobras, para demonstrar que realmente não sabia o que acontecia na estatal e que está determinada a colocar na cadeia os ladrões do dinheiro público. Mandar ministros e políticos de sua base aliada falar por ela, como tem sido feito nos últimos dias, não é suficiente para esclarecer a sociedade e é uma demonstração de receio da presidente. Cristóvão Lemos

Tribunal de Contas

E precisa o Tribunal de Contas recomendar a Beto Richa que invista o mínimo em saúde (Gazeta, 17/11)? Isso é lei, investir no mínimo 12% em saúde, o que não foi feito até agora. Aliás, o que os senhores do TC fizeram que não cobraram isso antes? E, se Richa não cumprir, vai acontecer o quê?

Hermes Carlos Bollmann

Partidos

Da listagem apresentada por Rogerio Galindo (Gazeta, 17/11) de 21 partidos à espera de homologação, chamou-me a atenção um deles, justamente o que tem apenas uma linha anunciando o que defende, o PRVP. Sua principal pauta é que, depois de eleito e findo seu mandato, todo político ficaria inelegível por dez anos. Concordo! Política não deve ser profissão. Com certeza, havendo forte renovação teríamos muito menos corrupção.

Jorge Derviche Filho

Juiz

Sobre o editorial "Juízes, deuses e a perda da noção do óbvio" (Gazeta, 16/11), tenho certeza de que casos como o do juiz João Carlos de Souza Correa são corriqueiros. De fato, a questão que salta aos olhos é "que tipo de mentalidade está por detrás de atitudes como essas?" Ouso afirmar que é a mesma mentalidade que acha normal pagar salários absurdos aos políticos que nos representam nos poderes constituídos e, mais que isso, recebem aposentadorias igualmente absurdas após cumprirem apenas um mandato.

Jacó Alberto Fröhlich, professor

Riqueza

A riqueza não é opressora. Não é vergonha ser rico. Vergonha é não ser ético em uma sociedade que não descobriu a si própria e quer adotar as piores referências em seu sistema social. Sem a garantia da propriedade privada, um país perde investimento e segurança financeira. E aí se instala o Gran Circo Lênin Marx.

Robson Ricardo Ribas Goreski

"Panterão"

Infelizmente, quem perdeu com a rejeição do projeto de ônibus exclusivo para mulheres foi a cidade de Curitiba, e vamos continuar convivendo com abusos. O vereador Rogério Campos provou, através de pesquisas feitas nos terminais de ônibus de Curitiba, que a cidade queria esse ônibus exclusivo. Mas, por vaidade política, a proposta não foi aprovada.

Fábio de Jesus

Violência obstétrica

Deve-se incluir nessa ação contra a violência obstétrica aprovada pela Câmara de Curitiba (Gazeta, 18/11) um item proibindo a insistência no parto normal assim que se verifica a impossibilidade do mesmo, para garantir o conforto e segurança para a mãe e a criança. O tal parto humanizado nas maternidades públicas de Curitiba leva o parto normal até as últimas consequências e, quando não é mais possível, usam o fórceps para tirar o bebê, como fizeram com minha filha.

Lorena Aparecida Mehl Coradi

Direção escolar

As eleições para diretores de escolas municipais (Gazeta, 19/11) são semelhantes às que ocorrem para presidente. Há promessas de campanha, nomeação antecipada de "ministros", distribuição de santinhos e candidaturas impugnadas. Sou auxiliar de serviços escolares em escola municipal e vou ser mesário nesta eleição; por isso, não poderei tomar "partido", mas posso dizer que tem Dilma, tem Aécio, tem Eduardo Campos e tem Marina. Só não tem debate na televisão e queda de avião.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Fundação Cultural

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (Gazeta, 18/11) assume que a situação está ruim. Mas diz que um dos motivos é que eles subestimaram as dificuldades por terem se baseado no relatório de transição (da gestão anterior). Então a situação é pior ainda. Uma nova gestão não deveria ter um diagnóstico próprio? Um estudo e acompanhamento um ano antes? Um plano de governo? Quer dizer que a culpa é do relatório da outra gestão?

Ana Caldas, pedagoga

Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra precisamos, acima de tudo, ter respeito por todas as raças; afinal, não importa a roupa que Deus nos deu para passar por este mundo de todas as cores, mas o que vai no íntimo de cada um de nós. Não somos os donos da terra e a ela voltaremos em forma de pó que não tem cor.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Futebol

O antigo capitão da seleção na Copa do Mundo, que participou também da surra de 7 a 1 para os alemães, Thiago Silva, foi convocado por Dunga e caiu na bobeira de buscar o cargo de capitão com efeito retroativo. Deu com os burros n'água, tentou um pequeno motim e o tiro saiu pela culatra. Dunga não é um "paizão" de todos, como Felipão. Para Dunga, quem merece joga, quem não merece pega o boné e tchau.

José Pedro Naisser, esportista

Desmatamento

Fico abismado com o desmatamento contabilizado em outubro. Não temos nós orgulho em chamar nosso país de "ecológico"? É inconcebível que o desmatamento na Amazônia Legal chegue a 244 km² em outubro, e o pior é que não há ninguém para fiscalizar e punir os desmatadores.

Luiz Eduardo Calmon França

Violência

Até quando teremos nossas noites de sono interrompidas por ações da gangue da dinamite? Moro no Bigorrilho, considerado um bairro nobre de Curitiba, e explosões de caixas eletrônicos são cada vez mais frequentes. No mês passado, fui acordada com a explosão em um supermercado e ontem tudo se repetiu. De madrugada, acordei com uma explosão que fez tremer o prédio e disparou o alarme de vários carros estacionados na rua.

Bianca V. Martins

Presídio do Ahú

Vejo muitas vezes falarem da superlotação das delegacias e presídios no Paraná. Por que, então, não utilizar a estrutura do presídio do Ahú, que está desativada há muito tempo, para presos de baixa periculosidade ou aqueles que aguardam em prisão provisória?

Adilson Moccelin de Mattos

Ensino compartilhado 1

Muito interessante o artigo "A colaboração entre ensino público e privado" (Gazeta, 16/11). Realmente temos muito a evoluir no nosso país. É um modelo que deveria ser estudado pela gestão pública, como uma das possíveis soluções para a melhora do sistema educativo brasileiro.

Marcelo Andery

Ensino compartilhado 2

Nosso país necessita de boas experiências para conseguir reverter a grande defasagem de condições entre os alunos da escola privada e da escola pública. A solução encontrada em Madri é genial! Se houver união de esforços para a construção de soluções efetivas e duradoras, poderemos promover e assistir ao processo de mudança nas oportunidades de formação acadêmica de nossos jovens com o consequente respeito à dignidade de todos.

Teresa Cristina Ferreira Perri

Haitianos

Sobre os haitianos que passaram uma tarde no Museu Oscar Niemeyer (Gazeta, 15/11), espero que eles aproveitem a estadia e o que a cidade tem de bom. Mas tenham ciência de que temos problemas também. E, caso eles se depararem com alguma dificuldade, precisam saber que há limitações na ajuda que podemos lhes prestar. Porque a situação do país não é aquela maravilha que nossos governantes divulgam em seus bem produzidos vídeos de propaganda.

Gilberto Nascimento

STF

Quem conhece a fome do PMDB sabe muito bem no que vai dar essa indicação do ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo, ao STF. Num acordo de compadres, Cardozo vai para o STF desde que Vital do Rego, presidente da CPI e da CPMI da Petrobras, seja nomeado para o cargo vitalício de ministro do TCU, como quer Renan Calheiros. Dilma estaria garantida com seus dois engavetadores e o país perde mais uma vez ao pensar que o Congresso seria capaz de enfrentar a presidente.

Izabel Avallone, São Paulo – SPGoverno

O governo abusa da retórica de "mandar investigar" – uma falácia, pois Polícia Federal, Ministério Público e Controladoria Geral da União são órgãos de Estado e não de governo, e têm a obrigação de investigar. E para concluir, como lembra Guido Orgis (Gazeta, 16/11), faz três anos que a União vem fazendo maquiagem em suas contas e agora aparece que temos um dos maiores déficits entre países emergentes do mundo. Ninguém aguenta mais tantos desmandos e mentiras. Precisamos dar uma basta nesse mar de lama e mentira saída da boca dos que deveriam nos representar bem.

José Augusto Bilek, professor

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]