• Carregando...

Do Alto de tantas Glórias vi o Coritiba ser campeão paranaense diversas vezes – e por que não falar que vi o Coritiba sofrer com a queda para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, por duas vezes. Do Alto da Glória passei por muitas alegrias e algumas tristezas. Emoções essas que moram no coração de cada torcedor alviverde e que transformam o Estádio Major Antônio Couto Pereira em parte de nossas vidas, como se fosse uma extensão de casa. Mas essa casa já não suporta mais tantos moradores. A mudança, por mais dolorosa que possa ser, é necessária.

Sergio Bientinez Miró, advogado

Pinheirão 2

Para Curitiba a localização do Pinheirão é muito mais viável. Os outros estádios estão sufocados, pois foram engolidos pelo crescimento da cidade. Não sei como estão sendo estudados os projetos, mas as áreas de estacionamento e as vias de acesso têm de ser cuidadosamente avaliadas para que futuramente não tenhamos os mesmos problemas de hoje. Se isso realmente vingar e se o projeto for concluído conforme se noticia, será um marco importantíssimo para nosso futebol.

Luiz Roberto Honório Alves, empresário

Pinheirão 3

Não concordo com a mudança do Coritiba para o Pinheirão. O Coxa é do Alto da Glória! E não do Tarumã, que fica fora do Centro, com dificuldades para deslocamento até lá. É melhor reformar o "nosso" Couto Pereira!

Laudemir Carbonera

Plano de segurança

Sobre o novo plano de segurança pública do estado, um item não foi mencionado: a central 190. Quando acionamos o Corpo de Bombeiros (Siate) eles têm como meta atender o chamado em no máximo dez minutos, e as viaturas partem de quartéis distribuídos pela cidade. Teoricamente as viaturas que estão circulando em áreas pré-determinadas deveriam chegar em um tempo menor. O que acontece é que os bombeiros socorristas são verdadeiros heróis, que se dedicam a salvar vidas, e os policiais só querem que seu sossego não seja perturbado, pois eles sabem que se chegarem durante um assalto seguramente vão se envolver em tiroteio.

Wilson Teigão Junior

Paz sem voz

Para diminuir a violência nas escolas, podem ser criadas atividades que estimulem o trabalho em equipe, que mantenham as crianças afastadas de grupos que podem influenciá-las. Devem contar com o apoio dos pais, professores e diretores.

Ana Carolina Czachorowski

Nepotismo

A contratação de parentes no poder público deve ser analisada caso a caso. Pois uma contratação à custa de um parente pode prejudicar aqueles que fazem concurso para ingressar em um órgão público e que perdem a vaga para o filho, primo ou irmão de um funcionário que trabalha no órgão.

Jonatas Dutka

Leis anticorrupção

As leis anticorrupção não são votadas porque não são favoráveis para os políticos. A população deveria estar mais atenta, já que é o seu próprio dinheiro que está sendo embolsado pelos políticos.

Thassiane Ágata

Crise no governo 1

Creio que essa crise causada por denúncias em ministérios seja a herança deixada pelo governo Lula. Parece que fazer o país crescer custa uma boa dose de corrupção. Será que Dilma resgatará alguma coisa neste mar de lama? Do jeito que as coisas vão, será difícil.

Georg Kandauroff

Crise no governo 2

Por mais bem-intencionada que esteja, a presidente Dilma vai esbarrar nas manobras que esse grupo, que tomou de assalto o Brasil, vai fazer para não perder o espaço conquistado, as regalias, o dinheiro fácil. Se Dilma não encarar esse pessoal, aproveitando este momento, estará desperdiçando uma excelente oportunidade de mudar a maneira de se fazer política no nosso país e de ficar de bem com o povo, que anseia por honestidade e seriedade no trato da coisa pública.

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Veto aos aposentados

Com a desculpa de mostrar rigor fiscal, a presidenta Dilma veta o reajuste acima da inflação para aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo. Tem tanto reajuste para ela vetar e ela escolhe os aposentados e pensionistas do INSS. Quem trabalhou 30, 40 e até 50 anos de sua vida não merece um reajuste real? Quando há qualquer crise quem paga a conta são sempre os que mais contribuíram para fazer do Brasil a potência que é hoje.

Ana Maria Dalla Costa

Pré-campanha

Para vender um produto colocamos na vitrine. Entretanto, se a venda demorar, o produto acaba ficando cansativo aos olhos do consumidor, no caso do eleitor. Creio que a melhor estratégia de campanha é cuidar bem da cidade e assim conquistar por méritos a confiança do eleitor curitibano.

Joao Arnaldo Hobmeir

Leitura

A literatura não é feita mais apenas nas páginas dos livros tradicionais. É hora de os educadores voltarem sua atenção para a importância de formar leitores para os diversos canais de televisão, cinema, artes visuais e mídias digitais.

Emerson Luiz Albrecht

Estacionamento gratuito

Concordo com a isenção da cobrança do estacionamento nos shoppings em algumas situações. O estacionamento não pode ser a fonte de renda do estabelecimento, mas sim uma facilidade para que o consumidor faça suas compras. E condicionando a gratuidade do estacionamento ao consumo no shopping, fica fácil evitar o uso por quem não é cliente. Outra problema grave é a cobrança desproporcional: o cliente pode usar o estacionamento por uma até quatro horas pagando o mesmo valor. Deveriam ao menos cobrar um valor menor para quem deixa o carro menos tempo.

Pieter van der Meer

Dois pontos

Restrição ao cigarro

A lei antifumo não diminuiu o número de fumantes. Alguns parecem até mais exibidos ao fumar na rua. A proibição de se fumar em locais fechados devia ser estendida aos carros. Deveriam multar que fuma e dirige.

Hercílio Henrique Cardoso

Restrição ao cigarro

A lei que proíbe fumar em recintos fechados tem como benefício imediato a melhoria na qualidade do ar nesses ambientes, protegendo as pessoas contra a exposição ao fumo passivo. O número de fumantes sempre foi preocupante e todos nos temos conhecimento dos males causados pelo fumo.

Emilyn Schultz

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]