• Carregando...

A respeito da reportagem "Uma Conta que não fecha" (Gazeta, 14/6), gostaria de chamar atenção para dois aspectos. De acordo com o exposto, quando a pessoa atinge os 60 anos, seu plano de saúde é reajustado em razão da idade. Se isso vem ocorrendo, torna-se necessário que o Ministério Público providencie uma investigação rigorosa e tome procedências, pois a Lei Federal 10.741/03 prevê que "é vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade". Além disso, observa-se que há necessidade de os planos de saúde criarem um novo enfoque para o envelhecimento, estudando e divulgando como envelhecer de maneira saudável, inclusive, apoiando e cobrando a abertura de cursos de especialização em geriatria, pois há um déficit brutal de médicos geriatras.

Urandy Ribeiro do Val, aposentado

Violência na escola 1

Para coibir a violência que a cada dia aumenta entre os jovens estudantes no interior das escolas e fora delas, é preciso haver punições severas para os envolvidos. Penas como serviços comunitários e também fazer que seus pais participem de reuniões educacionais. Os valores, como respeito ao próximo, já não fazem mais parte da educação das famílias. Não importa a sua classe social.

Gean Cesar Gomes

Violência na escola 2

O caminho para acabar com a violência na escola é com orientação, respeito e disciplina. Trabalhando com valores, proporcionando dinâmicas para que se coloquem no lugar do outro, compromisso em seguir regras básicas para o convívio em comunidade com harmonia e respeito. Respeitando opiniões, pontos de vista diferentes dos seus.

Josirene Marques

Diários secretos 1

Consciente da presença constante em todos os segmentos da atividade humana, a engenharia e as entidades que congregam mais de 800.000 engenheiros e arquitetos em todo o Brasil, certamente estão preocupados com os acontecimentos das últimas semanas com relação a atos mal-explicados, da Assembleia Legislativa do estado do Paraná. Se há dúvida de conduta, as responsabilidades deverão ser apuradas com rigor e rapidez, para recuperar a imagem e credibilidade da instituição que tem por função garantir estabilidade ao processo democrático, alcançado depois de anos de determinação e esforço. A obra de engenharia política exige manifestação das partes com clareza e objetividade para não atingir o todo, a instituição e aqueles que honram o mandato. A sociedade deste nosso estado tem por que agradecer e cumprimentar os jornalistas Karlos Kohlbach, Kátia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabatcheik, a Gazeta do Povo e a RPC TV pela realização desta grande obra de engenharia de comunicações. Um exemplo paranaense para o Brasil da importância da liberdade de expressão para a consolidação do processo democrático. Os senhores não estão sós!

Luiz Cláudio Mehl, engenheiro civil, conselheiro do IEP

Diários secretos 2

A soltura, pelo ministro Dias Toffoli, de alguns dos envolvidos nas irregularidades da Assembleia Legislativa não só é "o fim da picada" como consolida o entendimento de que é urgente mudar os critérios de escolha para ministro do STF.

José Nelson Dutra Fonseca, aposentado

Justiça

Nenhum país poderá declarar-se democrático se o Poder Judiciário for benevolente e rápido para os ricos e poderosos e dolorosamente tardio para os demais cidadãos.

Ariel J. Ressetti

Convenções

Nunca Lula se apequenou tanto quanto no domingo, dia 13/6, ao lançar sua candidata. Sem nenhum tipo de respeito ou constrangimento, demonstrou que Dilma não é nada além de um nome a ser substituído na cédula eleitoral. Como mulher, não me agrada ser representada por uma sombra tênue, por alguém que se deixou alterar em suas feições, seu jeito de ser, totalmente desprovida de ideais a dar-lhe vida e entusiasmo. Virou um arremedo de si mesma. Ainda que vença, já perdeu, pois perdeu-se de si mesma. Que vontade de perguntar a ela: "Será que vale a pena mesmo?"

Eliana França Leme

Pânico no ônibus

Faço quatro trajetos diários de ônibus, cinco dias por semana, e não há praticamente um dia em que o motorista não evite um acidente que seria causado pela imprudência de outros. Se os ônibus costumassem trafegar em alta velocidade, seria possível frear a tempo de não bater em quem "surge do nada" na sua frente? Outro ponto: a responsabilidade do motorista ou cobrador de solicitar aos passageiros que não obstruam a catraca é a mesma de qualquer um dos passageiros. As pessoas estão muito mais preocupadas em encontrar um culpado do que em resolver o problema. Há um egoísmo generalizado. Quase ninguém cumprimenta o motorista ou o cobrador, ou agradece por ele parar fora do ponto.

Josiane Batista Dias

Taxa de ônibus 1

Se a cobrança de taxa por boleto bancário para a compra de vale-transporte é ilegal (Gazeta, 14/6), cabe à Justiça punir o infrator da ilegalidade e mandar o mesmo ressarcir o consumidor lesado. O Judiciário não serve para fiscalizar o cumprimento da lei? Como dizer ao infrator para continuar na ilegalidade até ele achar uma saída?

Celso Wzorek

Taxa de ônibus 2

A Urbs alega que o usuário tem a opção de pagar pelos vales-transporte na Rodoferroviária sem o custo dos R$ 1,50. Porém essa é uma falsa opção, já que o pequeno número de caixas não seria suficiente e viável para atender todos os usuários do sistema de bilhetagem. Além disso, o usuário tem um único local para efetuar esse pagamento sem a taxa.

Letícia Vardasca Lima

Linha Verde

Gostaria de entender como a prefeitura de Curitiba deu como con­­clu­­í­­da a Linha Verde Sul? Ponte sobre Rio Belém, passarela do Colégio Medianeira, restos de construção ao longo do trecho da Av. Salgado Filho e BR-277, calçadas inacabadas. Há ainda muito para ser feito.

Marcus Schiavon, médico

Transporte coletivo

Enquanto tivermos essa infraestrutura de transporte coletivo, que obri­­­­ga que mais ônibus venham de todos os bairros e cidades da região metropolitana até o Centro para contribuir com o já conturbado trân­­sito, a situação vai piorar. O ideal seria termos metrô ou trem nessas regiões. As linhas de trem existentes entre Amirante Tamandare-Cen­­tro, Pinhais-Centro, Boqueirão-Centro poderiam ser transformadas e utilizadas como linha de transporte público sem muito custo.

Luiz C. Segantini

Teatro Guaíra

O maestro Alessandro Sangiorgi está à frente da Sinfônica há 7 anos e fez muita coisa boa. Sou integrante da orquestra e a opinião do cole­­ga Jasson Passos (Gazeta, 7/6) não é unanimidade a respeito de muita coisa.

Fabiola Bach

Leitura

Criança sempre segue o exemplo dos adultos. Para se sentir estimulada a ler, não basta que seus pais a incentivem, mas que também deem o exemplo. A partir disso deve-se levar a criança a feiras de livros, bibliotecas, livrarias e sebos e adquirir títulos apropriados para sua faixa etária.

Ana Carolina M. De Domênico

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]