• Carregando...

É inegável que o país precisa de ajustes. Mas será que, para se fazer o “ajuste”, o governo federal somente pensa em aumentar impostos? Não pensam em redução da máquina pública, demissão de comissionados, extinção do “cartão corporativo (Gazeta, 2/4). O Legislativo jamais cogita a redução de suas infindáveis mordomias e o fim do Fundo Partidário. Quanto ao Judiciário, já pensou ao menos em abrir mão do auxílio-moradia? O ministro Joaquim é visto como liberal, mas um liberal jamais defenderia aumento de impostos. E isso ainda mais num país como o Brasil, onde a carga tributaria chega a 40% do PIB e não há retorno.

André Renato Wenglarek

Política econômica 2

Nada garante que em 2015 a balança comercial será positiva. Mas, pelo menos no mês de março apresenta superávit de US$ 458 milhões. Derrubando o preocupante déficit deste ano. Agora, é bom que se frise que esse resultado de março se deve mais à estagnação da nossa economia, pois o ritmo das importações tem se reduzido. Mas isso não deixa de ser ruim para o país e comprova a penúria dos investimentos em novos equipamentos. Eles é que poderiam dinamizar a nossa produção. O superávit de março representa só um refresco passageiro.

Paulo Panossian, São Carlos - SP

Política econômica 3

O ministro Joaquim Levy tem claras pretensões políticas. Ele tem que entender que está a serviço da Presidência da República e suas críticas devem ser feitas reservadamente, como qualquer executivo contratado.

Fernando Lopez

Planejamento

No Brasil, pensar a longo prazo é exclusividade do setor privado. O setor público planeja somente o dia de hoje ou, se muito, até as próximas eleições.

Daniel Scorsin

Grupo Lanteri 1

Lamentável o fato de o público do espetáculo da Paixão de Cristo, do Grupo Lanteri, poder ficar reduzido a 2 mil pessoas. A que ponto chegamos? Um evento que faz parte da tradição e cultura do povo brasileiro reduzido a normas técnicas. Apoio total ao Grupo Lanteri.

Helio Luis Boçoen

Grupo Lanteri 2

O tipo de público que vai assistir à encenação da Paixão de Cristo da Pedreira Paulo Lemisnki é o mesmo que vai ao coral do Palácio Avenida, no Natal. São papais, mamães, filhinhos, vovós e titias. Liberem a entrada de todos. Moro próximo à Pedreira e sei que o problema está em dia de show. Eu sei que a Paixão de Cristo não é o problema.

Gilberto Nascimento

Transporte coletivo

Todos os dias eu pego ônibus e deu para constatar, apesar do aumento no valor das passagens, que não aumentou a qualidade. Há menos ônibus e alguns percursos não fazem sentido. Quando chegamos ao terminal do Campina do Siqueira, o Inter II - ao invés de pegar a canaleta do Expresso para chegar ao próximo tubo das Mercês - volta para a Martin Afonso. Onde está a engenharia de trânsito?

Maria G. Stephan

Bicicleta elétrica

Que contrassenso sem limite a utilização de bicicletas elétricas nos parques de Curitiba. Esses locais não são espaços para veículos motorizados, independente do nível. As bicicletas convencionais estimulam o hábito e ainda servem de atividade física. A iniciativa é boa no Parque Barigui, mas tem um “que” de apelo comercial.

Marcio Andrade

Política paranaense

O governador Beto Richa vive um momento nada confortável politicamente. Além dos problemas nas finanças públicas estaduais e tentativas pouco ortodoxas com a finalidade de equacioná-las contabilmente, surge o caso do parente distante. Esse é suspeito de estar envolvido em malfeitos, com o agravante de ele ter exercido cargo comissionado na Assembleia.

Eduardo A. Waintuck

Mais Médicos

O Ministério da Saúde diz não poder interferir na relação entre profissionais médicos e Cuba. Concordo totalmente, desde que essa relação esteja ocorrendo em território cubano. Mas em nosso país o ministério deve agir de acordo com a Constituição do Brasil.

Luiz Nusbaum, médico

Imóveis

Os imóveis estão simplesmente caros demais. Eu tenho um emprego estável, não possuo problemas financeiros e ainda assim não posso comprar um imóvel decente.

Daniel Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]