• Carregando...

Mídias Sociais

Presídios

"Essa rede de criminalidade sabe amarrar muito bem até aqueles que cumpriram suas penas. A culpa disso é estrutural. Dos governos, Judiciário e até da própria sociedade que não oferece formas de reinclusão."

France Lize Ciola, via Facebook, sobre a ação do PCC nos presídios paranaenses.

Faculdades Espírita

"Fecham faculdades e fica por isso mesmo? E o MEC, que aprovou o funcionamento da instituição, faz o que diante disso?"

Teresa Martins, via Facebook, sobre o fechamento das Faculdades Espírita de Curitiba (Gazeta, 16/1).

Transporte

"E depois querem que as empresas cumpram com seus compromissos. A empresa não recebe, fica com furo no orçamento, não paga corretamente os funcionários, acontece greve e o povo é prejudicado!"

Ananda Santos, via Facebook, sobre a suspensão do pagamento às empresas de transporte metropolitano.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Temo pelo futuro dos jovens deste país, principalmente dos presidiários que nunca serão recuperados, pelo contrário, sairão das prisões com PhD em selvageria e maldade. A sociedade não oferece condições para jovens ou menores aprenderem um ofício e tem de carregar os monstros que se formam.

Maria Stephan

Presídios 2

A declaração da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi surpreendente e abusa da inteligência do povo maranhense. Dizer que a violência cresceu em função do grande desenvolvimento do estado do Maranhão é algo sui generis e difícil de engolir. Aliás, é uma grande piada.

Hélio Ishida

Haitianos

Absurda a situação dos haitianos no Acre (Gazeta, 17/1). O Brasil nem sequer consegue arrumar a própria casa – um exemplo é o caso das cadeias onde bandidos fazem o que querem – e recebe haitianos sem estrutura ou condições para isso. E o pior é que a própria população aceita e paga por isso.

Arnaldo Lavado Ferreira

"Rolezinnho"

Os famosos "rolezinhos" são cópias das torcidas organizadas. Em bando, sentem-se corajosos para praticar atos antissociais. Desde quando, para passear em um shopping, é necessário estar em grupo de dezenas de pessoas? O direito à recreação e ao ir e vir está longe das reais intenções dos que promovem os "rolezinhos".

Luiz F. Mazzarotto

Faculdades Espírita

A respeito das Faculdades Espírita (Gazeta, 16/1), vale esclarecer que os cursos de pós-graduação e o curso livre de Parapsicologia, que tem renome internacional, bem como os cursos de Yogaterapia e Naturoterapia continuam. Somente os cursos de licenciatura foram transferidos. A crise da instituição deve-se ao excesso de bolsas que foram concedidas e a uma pessoa que lesou a instituição no passado.

Estevão Pontes

Política

Nesta luta pelo poder no Paraná, infelizmente, não sabemos ao certo quem está falando a verdade, se Beto Richa ou Gleisi Hoffmann (Gazeta, 13/1), e somos reféns do jogo político! O povo é o elo mais fraco da corrente e sofre com os muitos descasos públicos.

Luciano Atamanzuck

Táxis

Faço uso do aplicativo de celular para chamar táxis. Simples, rápido e eficiente. Em conversa com um taxista, soube que ele e outros colegas descredenciaram-se das empresas de rádio-táxi em face dos benefícios dos aplicativos. Cada um deixou de pagar até R$ 800 mensais para a cooperativa, ou seja, economia de quase R$ 10 mil anuais. E agora a Urbs demonstrou súbito "interesse" em puni-los (Gazeta, 17/1). Não é necessário muito esforço para entender a razão oculta por trás da rápida ação dos fiscais.

Eduardo Sabedotti Breda

Metrô de Curitiba

Todo solo ou rocha perfurado pode verter certa quantidade de água. Em Miami existe um problema maior, que é a questão de solos e rochas muito argilosas e a ação da água marinha sobre o lençol freático; talvez por isso Miami optou pelo trem suspenso. Já a bacia de Curitiba é muito parecida geologicamente com a bacia de São Paulo, e em São Paulo o metrô está espalhado por toda a cidade. São situações distintas e opções de mobilidade distintas.

Cicero Roberto Lachowski, geólogo

Trânsito

Referente à manifestação feita pela leitora Rosangela Michels (Gazeta, 14/1), acho que o mais estranho dos outdoors espalhados pela cidade incentivando o uso de ônibus é o que diz "Cansou de ser multado? Vá de ônibus". Isso quer dizer que se eu andar de carro serei repetidamente e constantemente multado, mesmo que obedeça rigorosamente às leis de trânsito?

Alvaro Antunes

"Vaquinha" 1

Quem mostrará ao povo o nome e o CPF dos doadores e o valor doado para pagar as multas dos mensaleiros? Os bancos, o PT ou o beneficiário que recebe a ajuda, com agradecimento e promessa de breve retribuição?

Jorge Abib

"Vaquinha" 2

Com tantas catástrofes acontecendo no país, vemos parte da população e empresas fazendo donativos a uma pessoa que auxiliou de forma direta a burlar o processo democrático no país. É uma vergonha Genoino ficar calado e não esclarecer o que o todo-poderoso Dirceu e Lula pretendiam fazer.

Edilson Hugo Ranciaro

"Vaquinha" 3

É uma hipocrisia ridícula essa atitude dos familiares de Genoino de fazer uma "vaquinha" para ele. Coitadinho! Dá pena ver a miséria em que vive! Eles que façam "vaquinha" para alimentar os cidadãos nordestinos ou os miseráveis com os quais nos defrontamos no dia a dia.

Patrícia Menezes Pereira

Movimento separatista

Sou totalmente a favor do movimento separatista. O Brasil é um país com muita desigualdade social, devido principalmente à sua vasta extensão territorial, e a uma cultura muito atrasada e corrupta. Um novo país é o início de uma nova cultura, mas, infelizmente, sabemos que isso é uma utopia, e causaria uma guerra civil.

Michel Beringheri Martins

Humor na política

Esses políticos que utilizam as redes sociais para fazer humor provam que não são sérios o bastante para ocupar os cargos que ocupam. Chamá-los de palhaços seria ofender os artistas. Política e políticos no Brasil já são uma piada mesmo. Brasil, o país do faz de conta.

Airton Kraismann

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]