• Carregando...

Mídias Sociais

Golpe

"Somos o país recordista mundial em pessoas que agem de má-fé, com muita malandragem e picaretagem, para lesar terceiros. Depois achamos que temos moral de cobrar e julgar os políticos."

Gilson A. Roehrig Jr., via Facebook, sobre os seguros piratas (Gazeta, 14/5).

Carceragem

"Transferir esses presos para o departamento penal é como tapar um buraco e descobrir o outro. As penitenciárias estão abarrotadas e faltam agentes."

Vaneska da Costa, via Facebook, sobre a transferência de presos de delegacias.

Segurança 1

"E por que só na Copa? As armas e drogas do Rio de Janeiro e do resto do Brasil vêm pelas fronteiras. Deve haver patrulhamento para sempre."

Mario Tulio, via Facebook, sobre o reforço do patrulhamento fluvial na Tríplice Fronteira.

Segurança 2

"Um dia falta ração para os cães, outro gasolina para as viaturas e agora o aluguel. Enquanto isso a bandidagem toma conta do estado."

Amarildo Monteiro, via Facebook, sobre a falta de pagamento do aluguel da sede da Patrulha Escolar de Curitiba.

Nascentes

"Vão enxugar gelo, e é claro, gastar milhões. De nada adianta mapear nascente e fazer lei de proteção sem incentivo fiscal."

Eudemar Nene Tonatto, via Facebook, sobre o mapeamento das nascentes do Rio Belém em Curitiba.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

É de extrema preocupação o levantamento realizado pela Gazeta do Povo que retrata pendências e irregularidades fiscais em 91% das prefeituras paranaenses. Isso revela o calamitoso quadro fruto da falta de planejamento, de austeridade administrativa na aplicação dos recursos e de respeito à legislação por parte dos alcaides. Infelizmente, muitas dessas prefeituras, mesmo estando no "SPC" federal, conseguem verbas devido à flexibilidade da lei. Tal brecha não vale aos pobres mortais contribuintes, que se deixarem de cumprir com suas obrigações tributárias estão fadados ao pagamento de pesadíssimas multas e inúmeras sanções cadastrais.

Marcelo Rebinski, historiador

Ideologização

Extremamente preocupante a ideologização de exames como o Enem e o Enade apontada no editorial "Exames sem ideologia" (Gazeta, 14/5). Se nossa Justiça fosse ágil, o recurso a ela para questionar os gabaritos das provas poderia ser um primeiro passo para reverter tal situação. Como, infelizmente, não é o caso, a solução talvez seja as faculdades mais sérias utilizarem seus exames vestibulares como única forma de acesso.

Marcos Lefevre

Conta

Perfeita a coluna da Míriam Leitão (Gazeta, 13/5). Estamos mesmo sempre pagando a conta. Infelizmente, chega-se à conclusão de que o governo está repleto de Cerverós, fornecendo ou elaborando relatórios com informações precárias. Só a existência de um número elevado desse tipo de funcionário pode explicar empréstimos bilionários a empresas que logo fecham e dão prejuízo ao BNDES.

Antonio Valente

Ditadura 1

Parabenizo o escritor Domingos Pellegrini pela coragem e lucidez do artigo "A 'ditabranda'" (Gazeta, 14/5). Arriscando ser retaliado pela MPA, que o cantor Lobão definiu como "militância paga para atuar", Pellegrini se referiu ao amadorismo e despreparo dos que sonhavam com a derrubada da ditadura pelas armas, assim como não poupou os generais da época pelos desatinos cometidos ao longo de 20 anos. Uma análise perfeita e um ponto de vista sério que merecem respeito.

Ivan Schmidt

Ditadura 2

Até que o artigo está legal, mas aquele primeiro parágrafo deve ser uma brincadeira do autor. Esse papo de que aqui "só" morreram 300 enquanto na Argentina e El Salvador foram 30 mil é o cúmulo da ignorância e insensibilidade. Quem fala isso não pensa que poderia ser seu pai, mãe, irmão ou um amigo um desses poucos 300. Mas o resto do artigo está perfeito.

Maurício Antunes Ariede

Desmilitarização

A PM deve continuar militarizada, uma polícia que impõe respeito e tem atitude; a Polícia Civil também deve ficar como está, ela é muito boa e eficiente. Já a Guarda Municipal é um verdadeiro despropósito, mostrando que os governantes não têm preparo algum para administrar a segurança pública. Deveríamos ter investido recursos nas duas polícias e não criarmos uma terceira para que as três não prestem.

Edson Lincoln Florscuk

Copa do Mundo 1

Como grassa a desinformação em nosso país! Critica-se o governo federal pelo atraso das obras previstas para a Copa. Ora, cabe essa responsabilidade aos governos estaduais e municipais! A União concede e libera as verbas. A execução é da esfera estadual e municipal. Precismos nos informar de tecer críticas infundadas.

Antônio Carlos Pacheco, engenheiro-agrônomo

Copa do Mundo 2

Muito já ouvi sobre a tal Copa no Brasil, mas essas regras para podermos ter acesso a hospitais (Gazeta, 10/5) é a maior palhaçada. Já que quem precisar chegar aos hospitais deverá deixar seu veículo estacionado em lugares próximos, então quando um deficiente, por exemplo, precisar ir até o hospital, que seja carregado por alguém envolvido na Copa até o hospital. Deus me livre de precisar de tais hospitais no dia de jogos.

Eufrem Lapuinka, contabilista

Pausas

Primeiramente pensei que Marleth Silva, na crônica "A fabulosa descoberta da pausa dramática" (Gazeta, 10/5), fosse escrever sobre música, mas foi da fala mesmo. Hoje muitas reportagens não são entendidas por causa da velocidade da fala que os repórteres usam. Nos colégios, focam-se os conteúdos, mas os estudantes não conseguem se comunicar; simplesmente não abrem a boca. No tempo em se decorava os textos na escola, também se treinava para falar pausadamente. Uma pessoa que sabe fazer pausas encontra mais ouvintes.

Johann Friedrich Genthner

Metrô 1

Tomara que a lenda do metrô vire realidade. Está na hora de Curitiba ter mais mobilidade e o povo receber uma compensação pelo sofrimento que passa, principalmente os usuários do Inter 2. Essa linha, uma dos mais importantes da cidade, percorre distâncias de norte a sul carregando milhares de pessoas, sufocadas pelo pouco ar no interior dos veículos.

Maria Stephan

Metrô 2

Acho muito difícil as obras do metrô saírem do papel. Esse tipo de visita de Dilma, justamente nesta época, nada mais é do que um golpe eleitoreiro, assim como a anunciada ajuda através do PAC para o Contorno Sul, que já era para ter sido liberado no ano passado.

Renê da Cruz Belém

Esporte

O ministro Aldo Rebelo em seu artigo "Desigualdade no esporte" (Gazeta, 10/5) deve estar se dirigindo a crianças de ensino fundamental. Com 12 anos no poder, o governo do PT ainda está fazendo levantamentos nas capitais para avaliar a necessidade de quadras, pistas e piscinas, necessárias para dar infraestrutura ao esporte brasileiro. É tão infantil, não fosse vergonhoso, que deve servir de mote para a próxima campanha presidencial. A regra é "prometa, prometa e prometa como se nunca houvesse prometido".

Luiz Fernando Mazzarotto

Ônibus

Sugiro matéria sobre os estudantes que adentram nos coletivos sem pagar passagem. Tenho notado que esses casos estão se multiplicando a cada mês, dando um péssimo exemplo de cidadania e descrédito. Todos os dias por volta do meio dia, na estação tubo do Colégio Positivo da Av. Sete de Setembro, há dezenas de estudantes esperando na plataforma pelo lado de fora e entrando pela porta quatro do biarticulado sem pagar a passagem.

Daniel Junghans

Tribunal de Contas

No geral, os critérios para escolha de conselheiros de tribunais de contas estão bons. Mas acrescentaria mais um, a vedação para membros e ex-membros do Legislativo, incluindo cônjuges, ex-cônjuges e parentes de primeiro grau, mesmo considerando que o Tribunal de Contas é um apêndice do Poder Legislativo.

Hélio Sugai

Fundo Partidário

Foi divulgado que o PT usou verba do fundo partidário para pagar advogados que defenderam José Genoino e dona Rose. Ou seja, usou dinheiro público recebido em nome do fundo partidário que, pela Lei 9.096 de 19 de setembro de 1995, é para manutenção das sedes, serviços, pagamento de pessoal, propaganda doutrinária e política, campanhas eleitorais etc. Pelo visto, o triste episódio do mensalão continuará nos assombrando. Quanto mais se revolve, pior o cheiro exalado.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Corrupção

Precisamos mobilizar o Brasil contra o câncer da corrupção. É ano de eleição, mas não temos um senador ou deputado com projeto para ao menos diminuir a corrupção, um projeto para punir rigorosamente os corruptos.

Juarez Falavinha

CPI da Petrobras

A instalação de uma CPI chapa branca da Petrobras, apenas com membros do Senado e domínio total de governistas, certamente não vai apurar nada. É mais uma prova do descaso do governo com o uso do dinheiro público, e da sua constante preocupação em fraudar fatos e maquiar resultados para não aparecer mal na foto.

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]