• Carregando...

O governo, por décadas, não destinou recursos para a Defensoria Pública, não fez repasses a ParanáPrevidência, não cumpriu os porcentuais para a educação, saúde e cultura. Aliás, os governos não cumprem o que determina a Constituição. Contudo, as contas foram sempre aprovadas. Não assumir as responsabilidades dos cargos também é improbidade. A decisão "política" de não fiscalizar os outros poderes, exceto estruturas administrativas pequenas na esfera de poder, facilita o crime e contribui para garantir a impunidade.

Julio César Caldas Alvim de Oliveira é diretor teatral

* * * *

Nepotismo no governo 1

O governo não deveria nomear qualquer parente, independentemente do grau de relação (Gazeta, 9/12). Enquanto mantivermos essa cultura depreciativa, estaremos vivendo em um país de terceiro mundo! Nossos políticos, mesmo os jovens, usam o mais antigo dos discursos em que promessas vãs são feitas com a mais nítida intenção de satisfazer a ambição pessoal e a ganância, em prejuízo à sociedade.

Marcos Antônio Padilha Calonga

Nepotismo no governo 2

Se a lei permite nomeação de esposa e irmãos como secretários de estado, não há o que discutir. Eticamente pode não ser aceito pela sociedade, mas esse termo em política não cabe.

Carlos Guimarães

Doadores de campanha

Ter empresários contribuindo financeiramente com candidatos não é novidade (Gazeta, 6/12). Estamos cansados de ver atitudes corporativistas, demagógicas e eleitoreiras no Brasil. Enquanto a população ficar assistindo e somente se dizendo indignada, a situação vai continuar. É preciso haver uma mobilização efetiva exigindo uma conduta moral, justa e ética de todos e para todos os brasileiros.

Carlos Eduardo de Almeida Santos

Aumento para deputados 1

Quanto ao aumento de salário dos senhores secretários e deputados estaduais, conforme disseram os parlamentares ligados ao futuro governo, o estado não tem recursos para programar a política salarial dos funcionários públicos. Assim, se não há verba para os funcionários, sejam sensatos e aguardem a melhora das finanças do estado para que o novo governador possa implementar seu projeto. Quem mais pode dar essa ajuda senão os senhores secretários e deputados? Ou vão querer sacrificar quem menos recebe?

Ricardo Gravina

Aumento para deputados 2

Sou totalmente a favor do aumento para deputados estaduais, porém também sou a favor de aumento salarial para a Policia Civil, que está sucateada. Com as carceragens superlotas, presos morrendo, tentativas de fugas e fugas de fato. Aumento é bom, principalmente para uma categoria tão carente e sofrida quanto a dos policiais.

Jovânio de Souza

Aposentadoria para ex-governadores 1

Por que as viúvas de ex-governadores querem também receber do Estado? As que já receberam, um bom patrimônio devem ter construído. É o fim pensar que um governador que exerceu o cargo por um curto período pode receber aposentadoria, sendo o Estado obrigado a pagar o resto da vida. E nós nos matando para receber nosso salário injusto.

Patrícia Santiago

Aposentadoria para ex-governadores 2

Não seria preciso discutir o assunto pensões para ex-governadores e suas viúvas caso tivéssemos políticos comprometidos com a população paranaense.

Sidnei Viana

Pré-sal

A reclamação do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que pretendem receber uma parcela maior de royalties da exploração do pré-sal, não faz sentido. Estão chorando à toa e na esperança de aumentar sua participação no rateio. Somos ou não somos uma república federativa, onde todos são iguais?

Pedro Sartori

Reforma Eleitoral

O modelo eleitoral brasileiro está no descrédito. É preciso votar já a Reforma Eleitoral, incluindo voto distrital, financiamento público de campanha e fim do voto obrigatório.

Elizeu Ribeiro Da Silva

Guerra contra o tráfico

O combate ao tráfico de drogas é como tentar acabar com as formigas que devastam uma plantação. Se não exterminar sua origem, a produção terá sempre mercado certo. Sendo um problema mundial, bastaria querer e, com a devida anuência dos países produtores, uma ação conjunta e certeira poria fim a tudo isso.

Tatiana Vieira

Especulação imobiliária

Estava lendo a reportagem "Imóvel com subsídio dobra de preço antes de ficar pronto" (Gazeta, 7/12) e constatei que Curitiba está tendo uma especulação imobiliária fora de controle. Acho que o governo deveria punir todas as imobiliárias que façam esse tipo de negócio. Para acabar com a fraude, o governo poderia criar um órgão regulador com poder de punição às imobiliárias para que elas cobrem um valor justo pelos imóveis.

Marcelo Souza

Corrente do bem

A matéria sobre Redes de Desenvolvimento Local deixa claro que só com a união dos moradores é que se pode mudar o lugar onde se vive (Gazeta, 9/12). As pessoas esperam que tudo venha do governo, são muito assistencialistas, porém, há alguns cidadãos engajados e que, com certeza, podem mudar o lugar onde vivem.

Franciele Cirino

Educação 1

O país dos "tiriricas" deve ter alguma explicação para dar ao resultado do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que divulga que quase a metade dos alunos brasileiros de 15 anos não atinge o nível básico de leitura. E os que têm mais de 15 anos? E os que têm menos de 15? O índice é bem maior. Pior do que está vai ficar. Mas, para nossos políticos, quanto mais a massa é ignorante, mais fácil sua manipulação.

Izabel Avallone

Educação 2

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos indicam que as maiores quedas de analfa­betismo no Brasil ocorreram nas regiões Norte e Nordeste. Essa seria uma notícia histórica se não soubéssemos que hoje basta ler mal, sem precisar apreender o conteúdo do texto, e escrever ao menos o nome próprio sem erro de grafia para se considerar um indivíduo já alfabetizado. Temos o recente exemplo de Tiririca para mostrar que não exagero nem desacredito o dado do Pisa .

Mara Montezuma Assaf

Tensão pré-Natal

Nesta época do ano costumo ficar tenso, pois essa época é de reflexão e acabo fazendo uma retrospectiva do que poderia ter sido feito em 2010. Acabo me sentindo um pouco desanimado pelas frustrações que ocorreram neste período.

Denis Amaro de Sousa

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]