• Carregando...

Dois pontos

Cotas raciais 1

Será que todos tivemos as mesmas condições e oportunidades nas nossas vidas? Será que, historicamente, alguns grupos sociais não sofreram mais opressão do que outros? É nosso papel, enquanto sociedade ativa e organizada, trabalhar para melhorar as condições de todos que fazem parte de nossa comunidade? Os outros nos interessam ou não? Sou a favor das cotas raciais por acreditar que, mesmo tendo as mesmas potencialidades, nem todos possuem as mesmas oportunidades e por crer que o Brasil, infelizmente, ainda não foi capaz de corrigir alguns equívocos históricos com relação a alguns grupos sociais, em especial, os negros.

Daniel Luiz Stefenon, professor

Cotas raciais 2

O sistema de cotas para a universidade vai contra qualquer lógica e bom senso. Em primeiro lugar, o grande problema do Brasil é social, e não racial. Além do mais, não é justo querer favorecer a somente um grupo desfavorecido historicamente em detrimento de outros grupos, também desfavorecidos. Assim, índios, sem-terra, imigrantes e outros grupos minoritários também poderão, com essa mesma lógica, exigir as suas cotas nas universidades. E, assim, não sobrarão vagas para os mais aptos e mais bem preparados.

Aurélio Nunez Rolan, microempresário

A crianças devem sim tomar a vacina contra a gripe A (H1N1), pois elas estão em contato direto com professores que estão dentro da faixa etária que podem vir a adquirir a gripe H1N1 e em contato com outras crianças também (Gazeta, 8/3). Todas essas crianças, fora da escola, no retorno para seus lares convivem com pessoas que oferecem ou podem vir a oferecer risco de contaminação. Além disso, as crianças não vão ficar se lembrando a toda hora de usar o álcool em gel para a higiene das mãos.

Eunice Wrobel

Vacinação gripe A (2)

As crianças estão sujeitas ao vírus da Gripe A, pois estão em contato direto com várias outras crianças. Tenho uma filha de 4 anos e gostaria muito de poder dar a vacina para ela, pois ela é uma criança, e suas defesas ainda não são como as minhas. Peço que o secretário da Saúde reveja essa decisão, e coloque as nossas crianças de 2 a 19 anos no calendário de vacinas contra a gripe A.

Suelen Ivanik

Vacinação gripe A (3)

Crianças também deveriam ser vacinadas contra a Gripe A. A epidemia do ano passado foi muito grave, o que a imprensa mostrou foi apenas uma pequena parte.

Airton Kraismann

Lei Maria da Penha

A lei não perde seu rigor. Ela apenas será cumprida de maneira mais efetiva porque a mulher quando certa de que quer afastar-se do agressor reforça todo o trabalho de mobilização dos profissionais que atuam em prol da sua segurança (Gazeta, 8/3). Por outro lado, as mulheres que perdoam seus parceiros por diversos motivos – gostar, depender financeiramente e até proteger a união familiar – fazem com que todo o trabalho voltado para o caso fique sem efeito. E, afinal, nós como contribuintes acabamos por pagar por esse desperdício.

Ivani Rosa Szuta e Eunice Cristine Corolo

Trânsito

Esta cidade precisa urgentemente de trincheiras e viadutos. Chega desses engenheiros do Ippuc acharem que a cidade está ótima. O povo precisa participar das ações.

Cezar Augusto Pedruzzi

PEC dos Cartórios 1

O mais correto é a aprovação da PEC 471, pois existem tabeliães designados que há mais de 15 anos sustentam sua família com trabalho correto e digno. Também não podemos esquecer que, no caso dos Cartórios do Paraná, a maioria dos tabeliães são concursados, mas após serem aprovados em concurso público fizeram permutas entre si. Na época o TJPR autorizava essas permutas, que só ocorriam com sua permissão e aprovação. Caso os tabeliães venham a perder seu emprego é justo que o TJPR os aposente.

Maria Thereza Alves de Camargo

PEC dos Cartórios 2

A PEC dos Cartórios é legítima para aqueles que exercem a atividade nos cartórios e que prestaram concurso no período entre a promulgação da Constituição Federal e a vigência da Lei regulamentando o dispositivo da Carta Maior. Os titulares de cartórios que permutaram suas escrivaninhas nesse período percorreram o caminho ditado por uma Lei Estadual, no caso do Paraná, tendo seus pedidos homologados pelo Conselho do Tribunal de Justiça, inexistindo dolo ou má-fé de parte a parte.

Alvaro Rossoni Clivatti

Aliete inventou a mulher

Muito interessantes os comentários do cronista José Carlos Fernandes sobre a Socipar (Gazeta, 5/3). Antes da Socipar, quando era adolescente, o ponto mais frequentado para cuidados estéticos era o salão Record, que passou por dois endereços na Praça Osório. A Socipar, nas décadas de 70 e 80, era a meca de quem buscasse cuidados com pele, corpo, cabelos e unhas. Quando havia festas importantes, o salão fervia e, ao longo do dia, as convidadas das festas já antecipavam os bate-papos que aconteceriam à noite.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Castração de pit bulls

Mais uma vez procuram resolver um problema atuando nos seus efeitos, e não na causa. O cão, seja um pit bull ou de qualquer outra raça, age por instinto e treinamento, e não por dolo, como o ser humano. O dono do animal deve ser penalizado, e já existe previsão legal para tanto: omissão de cautela na guarda de animal perigoso. Basta oferecer notícia crime na delegacia indicando o nome do proprietário do animal e cobrar da autoridade policial a conclusão do inquérito e remessa ao Ministério Público.

Fabiano Ratton Kummer

Língua solta

O iraniano Mahmoud Ahmadinejad disse nesse sábado, conforme a tevê estatal iraniana, que os atentados de 11 de setembro de 2001 nas torres gêmeas foram "uma grande mentira" utilizada como justifica­­ti­­va para a invasão do Afeganistão. Assim como nega o "holocausto", o presidente iraniano nega todas as maldades que tem cometido nes­­ses anos todos como presidente de seu país e nega também que seu programa nuclear não visa à construção da bomba atômica. Afirmou ainda que o ataque fez parte de "um roteiro e uma ação complexa dos serviços secretos". Está na hora de o presidente iraniano falar menos.

Antonio Carlos Pereira

Cuba libre

Parabéns ao colunista Friedmann Wendpap pelo artigo "Cuba Libre" (Gazeta, 8/3). Objetivo e preciso; dispensou descrever as agruras do dia a dia do povo escravisado para revelar a tragédia cubana. Mitoadictos, monodóxicos, gerontocracia. Palavras que expressam com força e completeza o que lá acontece. Com relação à atitude dos nossos governantes, a hipocrisia de costume.

Jorge Hardt Filho

Armas nucleares

Absolutamente incoerente Estados Unidos e Rússia possuírem armas nucleares, que permitem a destruição da vida na Terra 34 vezes, proibirem outras nações de desenvolver o mesmo artefato. O mais grave: prometem, mas não desmontam seu arsenal. A guerra fria acabou, mas a ficha não caiu. É muita hipocrisia essa campanha contra o Irã.

Antonio Negrão de Sá

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]