• Carregando...

Mídias Sociais

Copa

"O legado da Copa do Mundo está no bolso dos políticos e dos seus cupinchas."

Michel Fantin, via Facebook, sobre o editorial "Legado posto para escanteio" (Gazeta, 7/3).

Táxis

"É um absurdo, tinha de ter desconto e não sobretaxa. Eles estão na contramão da tecnologia."

Edson José de Souza, via Facebook, sobre a cobrança de adicional de R$ 2 para quem chama táxi pelo telefone ou aplicativo. (Gazeta, 7/3).

Hidrelétricas

"É só chegarem as eleições que o governo começa obras para reforçar o ditado de que ‘foi o PT que fez’. Mas, depois da eleição ganha, ninguém quer saber de terminar as obras."

Roberto R. Bernatzki, via Facebook, sobre o plano para construção de mais seis hidrelétricas no Paraná (Gazeta, 6/3).

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

É incrível como as coisas estão de cabeça para baixo no Brasil do PT. É no mínimo maluco dizer que as vaquinhas (Gazeta, 7/3) para pagar as multas dos mensaleiros são legais. Quer dizer que outra pessoa pode pagar a pena no lugar do condenado? Eu posso cometer um crime e pedir para outra pessoa ficar em meu lugar na cadeia? E de onde vem esse dinheiro que ninguém sabe, ninguém viu?

Cláudio Slaviero, empresário

Vaquinha 2

Não resta dúvida de que a tal "solidariedade" defendida pela militância petista na vaquinha milionária para pagar as multas dos mensaleiros tem algo de obscuro e nebuloso. A concepção de que as doações seriam uma forma de corrigir um julgamento propagado como injusto não cola. É necessária uma investigação criteriosa sobre a origem dessas doações, pois é evidente que os militantes não têm tanto dinheiro para promover essa pouca vergonha.

Marcelo Rebinski, historiador

Venezuela e Ucrânia 1

Quando a professora Larissa Ramina (Gazeta, 5/3) fala da Venezuela, parece jovialmente inflamar-se com o modelo que apresenta: país exemplarmente democrático, onde os opositores são grotescos golpistas aliados ao império do mal norte-americano. Mas a professora precisa lembrar que não basta haver eleições para que um país seja democrático. A eleição precisa ser livre e não amordaçada, não manipulada e não ameaçada.

Nereu J. M. de Souza, professor

Venezuela e Ucrânia 2

Muito oportuno o artigo da professora Larissa Ramina, informando a situação da Venezuela. Todos ficam envenenados com a propaganda americana, que expõe uma situação terrível para a Venezuela. Na verdade, o que está em jogo são as reservas imensas de petróleo, tal como aconteceu no Iraque, com a alegação das "armas de destruição em massa" que nunca foram encontradas.

Antônio Carlos Pacheco

Democracia

Importar médico é até aceitável, mas importar sistema de governo é diferente. Mas parece ser para isso que estamos enveredando: o sistema político de Venezuela e Cuba, onde o Legislativo e Judiciário só piscam se o governo central permitir. Como se não bastasse o "tratoraço" na Assembleia do nosso estado, temos de dizer "amém" também ao "tratoraço" no Supremo Tribunal Federal. Que tristeza pensar que nosso Brasil esteja caminhando para o caos político, financeiro e moral! Uma ditadura disfarçada de democracia, uma "democradura".

Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina – PR

Propaganda

Afinal de contas, é ou não é ilegal fazer propaganda antecipada? O PT conseguiu bloquear uma página de Eduardo Campos nas redes sociais com toda a razão. Mas quando a propaganda é do PT pode? A reunião de Lula e Dilma nos aposentos do Palácio da Alvorada, para discutir a crise com o PMDB e que rendeu foto de primeira página nos jornais, é o quê É a desfaçatez arrogante de quem está no poder, que o usa como bem entende.

Mara Montezuma Assaf, São Paulo – SP

Dia Internacional da Mulher 1

No dia 8 de março o Brasil tem algo para comemorar no Dia Internacional da Mulher, pois atingimos o padrão Fifa. Assim como a duração de um jogo da Copa, uma mulher é assassinada a cada 90 minutos neste país atrasado. Parabéns a todos que participaram da conquista dessa marca, principalmente os legisladores e autoridades frouxos que assistem da arquibancada a esse extermínio.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Dia Internacional da Mulher 2

Um viva estrondoso a todas as mulheres, diante das quais nos transportamos ao momento da criação. Permito-me tomar por empréstimo e ratificar o que alguém, alhures, com muito acerto, asseverou: "Quando Deus fez o homem, ficou contente com o esboço; quando fez a mulher, celebrou a perfeição!"

Benedicto Bueno

Racismo

Estamos vivendo em um novo século, e atos de racismo como os contra Arouca (Gazeta, 7/3) denigrem o ser humano. A Federação Paulista está certíssima em interditar o estádio do Mogi, e não deve voltar atrás, nem com a desculpa do torcedor, que deve ser punido. O clube tem de ser punido também. Só assim haverá conscientização desses torcedores bárbaros.

Hermes Carlos Bollmann

Bicicletas

Estive em Curitiba durante o carnaval e saí frustrado, pois imaginava que a prefeitura pudesse ter feito alguma coisa em favor dos ciclistas da cidade, mas não vi nada. Sem ciclovias no Centro, os ciclistas andam com suas bikes sem nenhuma segurança.

Jesse Teixeira Felix, presidente da Associação Brasileira de Ciclistas

Fios

A Copel trocou um poste por um maior na frente da minha empresa. Ela veio, fez o serviço, deixou seus fios bonitinhos no poste, e o restante, telefonia, tevê a cabo, simplesmente deixou jogado e emaranhado. Não existe uma comunicação entre as empresas para sincronizar seus atendimentos e não deixar o cliente na mão? Agora alguns fios ficaram caídos, outros com barriga, e qualquer caminhão mais alto poderá arrebentá-los ao passar e nós ficaremos sem telefone, sem internet, à mercê da boa vontade alheia.

Luiz Carlos Menestrina

Produtos

Os fabricantes brasileiros de diversos produtos aprenderam uma maneira sutil de enganar o consumidor através da diminuição das embalagens e dos produtos, mantendo o preço original. Tal prática vem sendo denunciada, mas é ignorada pelos órgãos governamentais que deveriam fiscalizar, coibir e reprimir tais abusos. Muitos produtos eletrônicos, por exemplo, saem de fábrica com cabos curtos, impossibilitando a ligação na rede elétrica e obrigando o consumidor a utilizar extensão.

Daniel Marques, historiador, Virginópolis – MG

Drogas

Em um país de terceiro mundo como o Brasil, a legalização no uso de drogas (Gazeta, 6/3) é inviável. Há campanhas informando sobre os perigos do tabagismo e alcoolismo e, se legalizarem a maconha, vão falar sobre que tipos de perigos ela representa também?

Luciano Atamanzuck

Partidos

O atual governo derrubou tudo o que tínhamos de bom com a desculpa de fazer melhor, mas eu pergunto: cadê o leite das crianças, a irrigação noturna, elas continuam? E o trator solidário? O PMDB está entrando em colapso, está se dividindo. Já se cogita a união entre PMDB e PSDB, e isso seria realmente inaceitável.

Aline Kostkoski

Auxílio-moradia

Com a aprovação do auxílio-moradia para juízes e desembargadores pela Assembleia, certamente teremos desdobramento com outras categorias desejando o mesmo, o que acarretará mais despesas ao deficiente orçamento estadual. Fica a impressão de que os senhores deputados, de uma forma ou outra, estão comprometidos com o Judiciário.

João Candido de Oliveira Neto

Judiciário

Se os magistrados perderam 50% do poder de compra, o que dizer dos aposentados comuns que desde 2009 só recebem 5% de reposição salarial anual? Poucos recebem no Brasil um teto como o do Judiciário.

Lauro Moura

Reeleição

Para onde estão caminhando as instituições do nosso Estado democrático de direito? No Congresso, o vice-presidente da Câmara faz aquele gesto de punho erguido, em plena sessão, para provocar o presidente do STF que se fazia presente. Há poucos dias, o STF nos estabelece um novo conceito de formação de quadrilha, ao absolver os mensaleiros. E, nesta semana, foi a vez da Presidência da República. O Alvorada transformou sua biblioteca numa espécie de comitê eleitoral da reeleição de Dilma, quando reuniu Lula e Dilma no gesto clássico de união de forças, com as mãos dadas. Democracia não é apenas votar e poder escolher seus representantes, mas também é o pleno funcionamento das instituições do nosso Estado democrático de direito.

Jorge dos Santos Avila, administrador, Ponta Grossa – PR

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]