• Carregando...

A presidente eleita, recriando a CPMF, irá aumentar ainda mais a gigantesca carga tributária de nosso país. A fórmula é antiga e própria de candidatos com uma plataforma administrativa assistencialista. O cidadão trabalhador, responsável pela geração de riquezas, ainda tem de pagar a conta dos que não conseguiram achar um caminho produtivo.

Paulo Abrahão

Eleições

Gostaria de parabenizar ao jornal Gazeta do Povo pela reportagem "Dilma venceria sem o Nordeste" (Gazeta, 02/11). Com essa reportagem, dois mitos foram derrubados: primeiro, a ideia de que o Brasil encontra-se dividido nas cores vermelha e azul, o que não ocorre como mostrado pelo mapa; segundo, não foi esta ou aquela região brasileira responsável pela eleição, ou não, de um determinado candidato, mas sim o Brasil como um todo.

Adriana Lacerda Twerdochlib

Dilma e Lula

Ao terminar seu período de governo, Lula deveria se recolher à posição de cidadão, como qualquer outro, e deixar toda a liberdade para a nova presidente imprimir o estilo dela, sem interferências. A presença do ex-mandatário constrange a atuação de sua sucessora. O bom senso diz que ele deve deixar livre a atuação de sua sucessora.

Nika Roncani

Racismo on-line

A onda de preconceito que se desencadeou depois da vitória da candidata do PT chega a enojar. Os enfurecidos saíram em busca de culpados pelo fracasso eleitoral e, se já não bastasse o preconceito contra as classes mais pobres, agora as vítimas desse movimento discriminatório são os nordestinos. Não podemos esquecer que toda mente preconceituosa é uma mente doentia.

Toni Lima, administrador

São Francisco

Parabéns a todos os moradores do bairro São Francisco que organizaram a manifestação pra salvar o local (Gazeta, 5/11). Essa área da cidade é uma das mais belas, com seus casarões e sua arquitetura antiga. Frequento a região e cada vez vejo mais as drogas tomando conta dos jovens e moradores de rua. Todas as ações propostas são muito relevantes e tenho vontade de participar deste projeto, já que os governantes falam, falam e pouco fazem.

Guilherme Farinhaki

Monteiro Lobato 1

Em boa hora o ministro da Educação e o presidente da Academia Brasileira de Letras resolveram sair em defesa das obras de Monteiro Lobato, objeto de discussão e de condenação por parte de alguns pedagogos. Na época em que os livros foram escritos, os negros ocupavam funções menos destacadas na sociedade, por falta de oportunidades. Não se considerava menosprezo dizer que alguém era negro. No caso de Monteiro Lobato, tia Nastácia era a empregada da família e era tratada com muita consideração e carinho. Se nos dias atuais a postura em relação à cor da pele mudou, a leitura será uma boa ocasião para os professores discutirem com as crianças a evolução da sociedade em relação às diferentes etnias.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Monteiro Lobato 2

Creio ser equivocado classificar de racista a obra literária de um autor tão ilustre como Monteiro Lobato. A obra apenas transmite o pensamento corrente da sociedade na época em que o livro foi escrito. Não podemos afirmar que Monteiro Lobato era racista. Tentar esconder os erros do passado é correr o risco de repeti-los. Censurar é ensinar nossos jovens a não valorizar a liberdade.

Lindolfo Silveira Kemmerich

Monteiro Lobato 3

Cresci lendo e amando Monteiro Lobato, mas não posso negar que também foi pelas obras dele que tive as primeiras percepções sobre o ser negra como algo negativo. Nossas crianças merecem que os professores tenham conhecimento do mal que esse tipo de estereótipo faz para a formação e identificação das crianças negras e possam propor uma leitura crítica desse clássico, tão importante para a literatura infantil.

Cláudia Marques de Oliveira

Casos de dengue

No ano de 2009, várias pessoas morreram por causa da dengue no Brasil. O forte calor e as chuvas causaram o aumento dos casos, pois o calor facilita o desenvolvimento dos mosquitos transmissores (Gazeta, 3/11). Devemos lembrar-nos de alguns cuidados para inibir a multiplicação dos insetos, evitando água acumulada. Como essas pestes têm um ciclo, não estamos livres da dengue, e a vigilância é o melhor remédio. Com trabalho e oração iremos mobilizar a sociedade para que a solidariedade seja a fonte da vida.

Paulo Roberto Girão Lessa

RPC TV 50 Anos 1

Parabéns aos 50 anos da RPC TV. Em todas essas décadas, inúmeras vezes pudemos vislumbrar fatos, locais e notícias além dos nossos limites, através da tela dessa importante emissora paranaense. Aos que continuam na labuta diária, parabéns, força e muitas alegrias.

Joel Malucelli, presidente do Grupo J. Malucelli

RPC TV 50 Anos 2

A RPC TV abraça tevês nativas, com o antigo canal 12. Sucessos do presente, é reverência do pioneirismo, sempre renovado. Moderna, atual, é coragem para ouvir o porvir vitorioso, centenário.Parabéns.

Jonel Chede, presidente do movimento Pró-Paraná

Turismo em Curitiba

Para que a capital paranaense atraia mais turistas, será preciso uma campanha de maior divulgação na mídia junto às operadoras de turismos, com promoções para quem visitar a nossa cidade. Curitiba é reconhecida como a capital ecológica, mas é preciso também explorar melhor as nossas belezas e os pontos turísticos que não são poucos, como parques, praças, museus, teatros, igrejas, monumentos históricos etc.

Carlos Henrique Staut

Guerrilheira

Não deve ter sido nada fácil o que a nossa presidente eleita passou. Pelo texto de, José Carlos Fernandes (Gazeta, 5/11) parece que a tortura sofrida por Dilma foi quase literária. Mas acredito que ela deva ter lembranças muito difíceis de transpor. Que bom te ver viva, Dilma!

Paulo Cajazeira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]