• Carregando...

Estudos especializados em mobilidade urbana sustentável vão em direção contrária a essa decisão do Ippuc, que prioriza o automóvel em detrimento das caminhadas, das bicicletas e da acessibilidade aos portadores de deficiências físicas. É o automóvel tomando conta da vida urbana, que se torna cada vez mais insustentável.

Luiz Cavaliere

Ruas sem saída 2

Reajustes da malha viária são inevitáveis à medida que a cidade vai se expandindo. A criação dos binários é um bom exemplo de reajustes para beneficiar os carros e que, sem sombra de dúvidas, são necessários para cidade. O problema é que o sistema de transporte coletivo não está sendo expandido na mesma velocidade. O ideal é que ele tivesse prioridade na expansão da malha.

Bernardo Fonseca Marcondes

Ruas sem saída 3

Sou totalmente contra a abertura das ruas sem saída para transformá-las em cruzamentos (Gazeta, 5/7). As ruas dos bairros mais antigos foram implantadas conforme plantas de loteamentos aprovadas pela própria prefeitura. Há circulação viária suficiente nas vias paralelas e por isso não se justifica abrir o trânsito de veículos em todos os sentidos.

Ubiratan Cardoso

Poder de investigação

Sou totalmente favorável a que o Ministério Público possa investigar. Se há discordâncias entre a Polícia Civil e as demais corporações que têm como função a investigação, cabe ao governo fazer com que haja um entendimento entre as partes, proporcionando condições materiais para que todas, de forma conjunta com o MP, possam agilizar as investigações, principalmente as referentes aos crimes do colarinho-branco.

Cosme Francisco de Lima

Câmara de Piraquara

Parabenizo essa ação do Gaeco para verificar as denúncias na Câmara de Piraquara (Gazeta, 30/6). O povo piraquarense não merece esse tipo de governo. Os responsáveis devem ser punidos.

Cleodeth de Jesus

Energia nuclear

O Japão é um país adulto, que sabe o que deve ser feito e não está amarrado a infantilidades, como o medo de usar a energia nuclear, como acontece no Brasil. Os japoneses sabem que a energia nuclear é a única opção, hoje pelo menos, para conseguir energia limpa. Eles não podem se dar ao luxo de simplesmente desligar as suas usinas.

Victor Leyton

Hidrelétricas

Hidrelétricas são uma fonte limpa de energia. Ou se usam hidrelétricas ou os sujos combustíveis fósseis. É necessário ampliar, sem falso ambientalismo, o aproveitamento técnico dos potenciais hidrelétricos, ampliar o investimento em pesquisa e barateamento de fontes limpas, ampliar o investimento em tecnologias de eficiência energética e reduzir o consumo.

Aldebaran Rocha Faria Neto, Guarapuava – PR

Preço do pão

Enquanto vemos vários setores sendo privilegiados com redução em impostos, como a indústria automobilística, vemos os preços de alguns alimentos, como o pão, sofrendo reajustes justificados pelo aumento do dólar. E já tramita na Câmara e Senado um projeto para desoneração do pão que, caso aprovado, poderá beneficiar consumidores e microempresários.

Joaquim Cancela Gonçalves, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip)

Greve dos servidores federais

O que existe no governo é uma total disparidade salarial entre os servidores. Enquanto o Judiciário e o Legislativo são os primos ricos do serviço público, o Executivo é o "o primo pobre", que vive entrando em greve para tentar amenizar os baixos salários recebidos pela categoria.

Jaci Lima

Pichações

O grafite pintado no muro do Parque Tingui e mostrado na coluna Entrelinhas (Gazeta, 4/7) deve ser considerado uma obra de arte. Ficou muito bonito. Pichação é justamente o contrário. São aquelas coisas feias, que não se entende. Se os pichadores fizessem como os grafiteiros, Curitiba teria lindos muros e paredões.

Eunice Wrobel

Protesto de estudantes

Essa ocupação do prédio da UFPR (Gazeta, 4/7) foi feita por uma minoria e não representa a vontade da maioria dos estudantes em greve. O DCE, única entidade legítima de representação dos estudantes da UFPR, estava em processo de negociação com a Reitoria, mas a mesma foi cancelada devido a esse ato absurdo. Os estudantes que ocuparam o edifício são o mesmo grupo que, no ano passado, esteve no DCE e que realizou uma ocupação semelhante na época. Na maioria são jovens de grupos ligados a partidos políticos.

Bruno Cezar Bastos Ruano

Deprimidos na internet

Cumprimento a Gazeta do Povo pelo artigo sobre o comportamento dos deprimidos na internet (Gazeta, 2/7), publicado no caderno Vida na Universidade.

Acir da Cruz Camargo, Ponta Grossa – PR

Filhos únicos

Sou mãe de um filho único, que hoje tem 5 anos e é uma criança sociável, carinhosa e muito falante. Gosta muito de relacionar-se com outras crianças e não sente ciúmes de brinquedos.

Mas requer sempre atenção, pois costuma ser o foco de todos os olhares na família. Esse é, talvez, nosso maior desafio como pais: dar-lhe a consciência de que não é o centro do universo e que as necessidades de todos à sua volta são tão importantes quanto as suas.

Vanessa Mazur Brandalize

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]