• Carregando...
Coleta de amostra de saliva para teste de coronavírus.
Coleta de amostra de saliva para teste de coronavírus.| Foto: Niels Christian Vilmann/Ritzau Scanpix/AFP

Já estão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) os 58 mil testes rápidos para a detecção do coronavírus distribuídos pelo Ministério da Saúde ao Paraná. De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, até sexta-feira (17/04) todos os municípios já deverão ter recebidos seus lotes, as instruções de utilização e as recomendações sobre quem deve ser testado em cada cidade. “Estamos com todo o quantitativo definido para todos os municípios do Paraná para testes rápidos. Uma quantidade havia chegado semana passada e, ontem (13), recebemos mais uma remessa, então tivemos que recalcular a distribuição, mas, a partir de amanhã já estamos enviando”, disse.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

A diretora explicou que os testes serão aplicados em profissionais de saúde, profissionais de segurança pública e contato dessas pessoas com sintomatologia – pessoas próximas a esses profissionais que apresentarem sintomas. “É toda uma articulação com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, para garantir que essa triagem seja feita em todos os municípios do Paraná”, diz.

Maria Goretti cita que os testes rápidos poderão dar uma melhor noção às autoridades sanitárias sobre o comportamento do vírus no estado. “Com mais gente testada, deve aumentar o número de casos confirmados, mas isso não preocupa, pelo contrário, tranquiliza a população, principalmente com relação aos profissionais de saúde, que são imprescindíveis e, cientes da responsabilidade que têm, trabalharão com muito mais segurança depois de testados”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]