i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
R$ 100 milhões

Acordo da J.Malucelli deve abastecer processos ligados a Richa e abrir novas frentes

  • 24/08/2020 20:40
Empresário Joel Malucelli
Empresário Joel Malucelli| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Anunciado nesta segunda-feira (24), o acordo de leniência feito por três empresas do grupo J.Malucelli com o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) e com o Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR) pode abastecer ao menos três investigações “locais”, ligadas ao ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB)Operação Rádio Patrulha, Operação Piloto e Operação Integração –, mas também deve alcançar apurações como a Operação Buona Fortuna/Operação Lava Jato, que apura ilícitos na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e como a Operação Sépsis/Operação Greenfield, que trata de desvios em Fundos de Investimentos da Caixa Econômica Federal (CEF).

RECEBA as notícias de Paraná pelo Whatsapp

Além disso, entre as três empresas do grupo J.Malucelli que integram o acordo de leniência, está a Televisão Icaraí, que é responsável pelo conteúdo e pela transmissão da TV da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

A TV Icaraí ainda não tinha aparecido no bojo das denúncias já oferecidas até aqui pelo MP e pelo MPF, o que pode indicar a abertura de novas investigações, sobre casos ainda não conhecidos pelos promotores de Justiça e procuradores da República.

As duas outras empresas do grupo incluídas no acordo de leniência são a Companhia Paranaense de Construção (cujo nome social atual é J.Malucelli Construtora de Obras) e a MLR Locações de Máquinas (a J.Malucelli Rental).

Mas o conteúdo dos chamados “anexos” do acordo de leniência ainda está em sigilo. Ou seja, o que as pessoas ligadas às empresas relataram a integrantes do MP e do MPF para obterem o acordo de leniência ainda não foi divulgado. Apesar disso, nomes de empresários ligados ao grupo J.Malucelli já apareceram em situações reveladas pelo MP e pelo MPF desde 2018, indicando assuntos que foram abordados no acordo de leniência. Entre os episódios que ganharam repercussão, há supostos pagamento de propina e fraude em licitação.

Fundador do grupo J.Malucelli e primeiro suplente do senador Alvaro Dias (PODE-PR), Joel Malucelli virou réu em uma ação penal derivada da Operação Rádio Patrulha no final de 2018, acusado de corrupção ativa. Áudios da investigação revelaram que Joel Malucelli, mesmo derrotado no processo licitatório ligado ao programa “Patrulha do Campo”, acabou participando da divisão informal dos lotes do certame.

Lançado pelo governo do Paraná no fim de 2011, na gestão Beto Richa, o programa “Patrulha do Campo” oferecia um conjunto de maquinário para os municípios utilizarem em obras de melhoria das estradas rurais. O maquinário seria alugado de empresas, definidas a partir de um processo de licitação, dividido em três lotes. Em conversa gravada ocorrida em dezembro de 2013, Joel Malucelli fala que “menos de quatro patrulhas [quatro conjuntos de maquinário]” não era vantajoso para ele, e contestou os parceiros da fraude.

O nome de Joel Malucelli também já apareceu durante a investigação da Operação Greenfield, e que está conectada com a Operação Sépsis. O ex-superintendente de Fundos de Investimentos da Caixa Econômica Federal Roberto Carlos Madoglio, delator no âmbito da Operação Greenfield, disse que entregou a Joel Malucelli o número da conta bancária na Suíça na qual receberia propina do empresário de Curitiba – aproximadamente R$ 500 mil.

O “agrado”, nas palavras do delator, tinha relação com um aporte de cerca de R$ 300 milhões feito em 2009 pelo Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS), ligado à Caixa Econômica Federal, em usinas elétricas da J.Malucelli Energia, braço do Grupo J.Malucelli. A propina, ainda segundo o delator, teria sido oferecida pela primeira vez por Alexandre Malucelli, que é filho de Joel e presidente do grupo desde 2013.

Em outro trecho da sua delação, Madoglio citou novamente o empresário Alexandre Malucelli, ao falar sobre o que teriam sido as negociações em torno da formação do consórcio que venceu o leilão para construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, no ano de 2010. Madoglio explicou que, diante de um aparente mau negócio, conseguiu evitar a participação do FI-FGTS no leilão da Belo Monte e ficou “surpreso” quando soube que a J.Malucelli Construtora de Obras integrava o consórcio vencedor do negócio.

Nesta época, a J.Malucelli Energia já era acionista do FI-FGTS, e Madoglio então perguntou a Alexandre Malucelli o motivo da participação da J.Malucelli Construtora de Obras no negócio da Bela Monte. Alexandre Malucelli, segundo Madoglio, teria respondido da seguinte forma: “Não tive escolha, me mandaram participar”. Alexandre Malucelli não teria dito de quem partiu a “ordem”, ainda segundo Madoglio.

Quando as delações de Madoglio vieram à tona, a família Malucelli negou veementemente os relatos. Nesta segunda-feira (24), a Gazeta do Povo entrou em contato com o advogado Rodrigo Nicoletti Alves, que no acordo de leniência é quem assina para representar as três empresas, mas ele informou que “não tenho nada a declarar sobre este tema”.

Empresas prometem pagar R$ 100 milhões ao longo de 8 anos

Além de um pedido público de desculpas, o grupo J.Malucelli concordou no acordo de leniência que irá pagar um total de R$ 100 milhões em decorrência dos ilícitos narrados nos “anexos”. Parte do valor – 27% – será revertido aos cofres do Estado do Paraná. A maior parte do valor – 73% – será entregue aos cofres da União. O pagamento poderá ser feito ao longo de oito anos, em parcelas anuais. A primeira parcela vence já na primeira quinzena de setembro.

No acordo de leniência, além de reconhecer os ilícitos praticados e fazer o ressarcimento, as empresas se comprometeram a fornecer informações e provas relevantes sobre a participação de terceiros e a apresentar dados de movimentação financeira entre 2009 e 2018, para a investigação dos fatos. Assumiram, ainda, o compromisso de adotar medidas especiais para evitar a repetição de condutas ilícitas no futuro.

Por outro lado, o MP e o MPF se comprometem a não propor qualquer ação de natureza cível, inclusive ações de improbidade administrativa, pelos fatos reconhecidos pelas empresas colaboradores. Também concordam em estudar a possibilidade de celebração de acordo de colaboração ou acordo de não persecução penal e civil com os prepostos das empresas.

O acordo de leniência foi homologado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF no último dia 6 de agosto e pelo Conselho Superior do MP em 6 de julho.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • B

    BANESTADO

    ± 0 minutos

    Uma Vergonha em cima da Outra: Quem diria hem? Grupo que se fez AS CUSTAS DO EX-BANESTADO< hoje envolvido até o pescoço em Maracutaias, e Pior ainda Fazem acordo de Leniencia, assinam acordo de volver rs 100 milhões E FICA POR ISSO MESMO? Quer dizer acordo assinado LIVRA TODO MUNDO DA CADEIA? inclusive o Ex governador?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      Intruso

      24/09/2020 15:54:15

      Eis a razão de existirem milhares de moradores de rua..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        Intruso

        24/09/2020 15:51:23

        Antigamente a cada enxadada saia uma minhoca, atualmente tá saindo duas, três....

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mauricio Nadolny

          25/08/2020 20:10:36

          Se concordou em "devolver" 100 MI, imaginem o quanto roubou e guardou...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            LUIZ PINHEIRO

            25/08/2020 19:26:11

            É assim que esses caras fazem fortunas! Engrenam um político, ou vários, corruptos, ou mesmo um governador, e BINGO! Depois é só causar! Ostentar! todos deveriam estar é na cadeia, e perder uma boa $$$$$$ ... é assim que funciona nos Estados Unidos ... cara como esse empresário lá, depois de descobertos, mofando na prisão, de tanta culpa, mas tanta culpa, definem suas vidas na hora!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              25/08/2020 18:06:37

              Será que os familiares sentem vergonham ou dão risada da fortuna que ostentam?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Polaco

                25/08/2020 16:05:07

                E o Alvaro Dias vai dizer que não sabia de nada, "somebody love".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Polaco

                  25/08/2020 16:03:34

                  Quem bom roubar e devolver somente se for descoberto, sem nenhuma pena, aliás devolverá dinheiro nosso que foi roubado nao sai do bolso dele, sai ileso, zero de prejuízo pelos anos e anos roubando o povo do Paraná. Livre, leve e solto. Essa turma já faz tempo que perdeu a vergonha na cara, vai passear de cabeça erguida na XV.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • N

                    Neanderthal

                    25/08/2020 15:49:48

                    Lá vem o Richa! De novo!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • Z

                      Zé Mané

                      25/08/2020 15:13:33

                      Se eu roubar um carro zero, e usar uns 5 anos, a polícia me pega, eu devolvo o carro, e tudo bem, continuo livre. É assim que funciona nosso judiciário? E a parte criminal do processo?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • P

                        Polaco

                        25/08/2020 16:00:53

                        Boa analogia.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • Z

                      Zé Mané

                      25/08/2020 15:11:22

                      Esse deitou e rolou nas tetas fartas do estado por muitas décadas. Só não mamou mais, senão as tetas estaduais secariam!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcus Hasselmann

                        25/08/2020 14:41:40

                        Que barbaridade, a cara de pau de pedir desculpas, milhares de pessoas prejudicadas, lamentável

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • I

                          Intruso

                          25/08/2020 13:41:10

                          A minha sugestão é confisco de empresas q integram sistema de corrupção.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Doarcy Junior

                            25/08/2020 12:59:27

                            roubou , pagou propina , superfaturou ... mas vai ser perdoado e continuar mamando nas tetas do estado ... representa bem a ELITE brasileira

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Flavio Teixeira

                              25/08/2020 12:19:36

                              Aqui no PR, esse sujeito é tratado como grande empresário...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Emanoel Missio

                                25/08/2020 12:17:29

                                Codinome "Alicate" curtiu isso. Esse deve sair ileso desse acordo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcos Ctba

                                  25/08/2020 11:40:54

                                  O crime compensa nesse Brasil. Vide JBS, Odebrech, Concessionarias, Politicos, Portos, Petrobras, ... é tico tico pra tudo que é lado, esse dinheiro é que movimenta o Brasil da escuridão. Muita propina rolando.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JJP

                                    25/08/2020 11:22:11

                                    rouba bilhão, devolve milhão, se livra da cadeia..... ótimo negócio p/ a empresa e seu dono!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      marcio

                                      25/08/2020 11:18:53

                                      Vai seguir o padrão JBS: Rouba bilhões do dinheiro do povo, é denunciado, condenado a 300 anos de cadeia, faz acordo de delação, entrega uns bagrinhos, devolve 1% do que roubou e vai curtir a vida na Califórnia. Isso é o Brasil.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • D

                                        Doarcy Junior

                                        25/08/2020 13:02:11

                                        e se transforma na maior empresa brasileira ... salve nossa elite e nossos políticos ... estão com a faca e queijo na mão ... cada vez mais vejo que a Justiça é cega mesmo

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcos K

                                      25/08/2020 10:48:31

                                      Assim fica fácil roubar. Rouba se for pego devolve uma parte, delata outro ladrão e tudo certo. Aproveita o que sobrou. Cadeia neles.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Matraca Trica

                                        25/08/2020 10:47:21

                                        Um bom acordo para uma empresa que roubou muito mais que isso. E tenho certeza que vão omitir nomes de vários políticos , especialmente de um bagre ensaboado que não foi reeleito.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.