• Carregando...
Traiano é reeleito presidente da Assembleia Legislativa
Traiano é reeleito presidente da Assembleia Legislativa| Foto: Alep

O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), foi reeleito nesta segunda-feira (10) para mais dois anos no comando do Legislativo paranaense. O tucano recebeu o voto favorável de 48 parlamentares. Outros seis registraram abstenção e não houve nenhum voto contrário. A chapa “parlamento forte”, encabeçada por Traiano, foi a única inscrita para a eleição da Mesa Diretora, que tem nove cadeiras no total. Na chapa única, também foi reeleito o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) para a cadeira de primeiro-secretário da Casa, uma espécie de prefeito do Legislativo.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Os seis parlamentares que registraram abstenção foram Homero Marchese (Pros), Luiz Fernando Guerra (PSL), Tadeu Veneri (PT), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT) e Arilson Chiorato (PT).

A posse será realizada em 2 de fevereiro de 2021. Com a reeleição, Traiano completará oito anos à frente da Casa em janeiro de 2023, mais do que ficaram Hermas Brandão e Valdir Rossoni, seis anos cada. Traiano só não ganha de Aníbal Khury, falecido em 1999, já com nove anos na função de presidente da Assembleia Legislativa. Advogado e empresário, Traiano cumpre seu oitavo mandato de deputado estadual. Seu primeiro mandato eletivo foi de vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982.

O resultado da votação era esperado. Afinado com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Traiano conta com o apoio da ampla base aliada do chefe do Executivo. Em breve discurso logo após o resultado, o tucano agradeceu os votos favoráveis e disse que respeita aqueles que optaram pela abstenção. Traiano também falou de “espírito de harmonia” e “construção permanente de pontes”.

Além de Traiano e Romanelli, a chapa vencedora conta com os deputados estaduais Tercílio Turini (CDN) para primeiro vice-presidente da Mesa Diretora; Do Carmo (PSL) para segundo vice-presidente; Requião Filho (MDB) para terceiro vice-presidente; Gilson de Souza (PSC) para segundo secretário; Alexandre Amaro (REP) para terceiro secretário; Nelson Luersen (PDT) para quarto secretário; e Gilberto Ribeiro (PP) para quinto secretário.

Pelo regimento interno, a composição da Mesa precisa observar a representação proporcional dos partidos políticos ou blocos parlamentares. Em relação à atual composição, a principal novidade é a saída de Plauto Miró (DEM), que estava na primeira vice-presidência, e a entrada de um parlamentar do PSL, Do Carmo, na cadeira de segundo vice-presidente.

A Mesa Diretora tem 44 cargos comissionados no seu guarda-chuva e mais de 200 comissionados podem ser nomeados na estrutura administrativa da Casa. O orçamento anual do Legislativo está em torno de R$ 750 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]