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Transporte aéreo

O aeroporto do PR que é prioridade para a gestão Bolsonaro – além do Afonso Pena

  • PorDaiane Andrade, especial para a Gazeta do Povo
  • 02/07/2019 20:28
  • Atualizado em 03/07/2019 às 08:14
Aeroporto Foz do Iguaçu
Aeroporto Cataratas em Foz do Iguaçu.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, pode ganhar um rival à altura em relação à atração de rotas, companhias aéreas e de público: o Aeroporto Cataratas, em Foz do Iguaçu. Incluído entre as prioridades do governo federal, o terminal da região oeste do estado pode ter a pista aumentada em quase 50%, passando dos atuais 2.195 metros de extensão para 3.270 metros.

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A obra está orçada em R$ 110 milhões e deve ter o custeio viabilizado pela Infraero. Com isso, o local passaria a ter capacidade para atender mais trajetos nacionais e também voos internacionais diretos de longo curso, para destinos na América do Norte ou na Europa, por exemplo.

De acordo com a prefeitura de Foz do Iguaçu, os projetos, licenças ambientais e estudos arqueológicos ficarão a cargo do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística (Fundo Iguaçu). A Itaipu Binacional também deve participar da etapa da iniciativa. Já à prefeitura caberá a tarefa de desapropriar a área necessária para a ampliação.

Segundo a Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, a intenção é que a obra seja concluída até o fim do segundo semestre de 2020, coincidindo com o leilão dos terminais da Região Sul. Mas esse não é o único caminho cogitado pelo governo federal. Na última sexta-feira (28), em visita ao Paraná, o secretário da pasta, Ronei Saggioro Glanzmann, disse que "uma das opções em estudo também é que a obra seja incluída na concessão como contrapartida".

Em reportagem publicada no site da prefeitura de Foz, há também a informação de que a Infraero teria cogitado a hipótese de começar a ampliação e, na impossibilidade de finalizar o serviço, investir apenas parcialmente na intervenção e transferir o restante da tarefa ao vencedor da concorrência.

De acordo com fontes ouvidas pela Gazeta do Povo, se os estudos do Fundo Iguaçu revelarem que o aumento da estrutura em 1.075 metros é inviável dentro do prazo previsto, o mais provável é que o projeto encolha e que a ampliação seja de 600 ou 650 metros. Um aumento mais discreto, mas ainda assim suficiente para o objetivo - aumentar o movimento de passageiros.

Ainda na semana passada, a Infraero anunciou a execução da nova drenagem na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Cataratas, orçada em R$ 2,5 milhões. E assinou, com a Itaipu Binacional, um protocolo de intenções para a duplicação de via de acesso ao terminal - um investimento conjunto de R$ 6 milhões.

Quem paga a conta?

O projeto de expansão da pista do terminal foi entregue pelo Fundo Iguaçu ao Ministério da Infraestrutura na sexta-feira (28). A ideia é que o investimento seja bancado por meio de parcerias intermediadas pela Infraero, mas ainda não há detalhes sobre esses possíveis acordos.

Via assessoria de imprensa, o Ministério da Infraestrutura destaca que os aeroportos de Curitiba e de Foz do Iguaçu integram a sexta rodada de concessões, prevista para o fim do ano que vem. Em 2018, o terminal que atende a capital paranaense registrou 6,3 milhões de passageiros, enquanto pelo de Foz, no mesmo período, passaram 2,3 milhões de pessoas.

Novidades já entregues

Também na semana passada, o Aeroporto Cataratas ganhou uma nova sala de desembarque doméstico. O espaço tem 1,2 mil m2 e passou a contar com mais esteiras de bagagens, além de um novo conjunto de sanitários. O saguão de passageiros do terminal também está diferente: são 1,5 mil m2 agora, quase o dobro do tamanho da estrutura antiga, de 800m2. “A extensão da pista é fundamental para atrair mais investidores em função da possibilidade do tráfego internacional”, explicou Glanzmann.

Leia também: Obras para a Copa do Mundo de 2014 ainda são dor de cabeça para moradores de Curitiba e região.

As obras começaram em meados de 2018 – um investimento total de R$ 32,7 milhões. De acordo com a Infraero, o porcentual de execução do serviço, no momento, é de 56,2%, e a entrega da segunda fase da intervenção é esperada para dezembro de 2019. A partir daí, a capacidade de atendimento do Aeroporto Cataratas pode praticamente dobrar, passando de 2,3 milhões para 5 milhões de passageiros/ano. "Queremos transformar o aeroporto em um hub da América do Sul", ressaltou o prefeito de Foz, Chico Brasileiro (PSD).

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Comentários [ 8 ]

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  • M

    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 0 minutos

    Antes de trabalhar em infra dos aeroportos , o governo do PR deve rever a alíquota do ICMS do querosene de aviação. Caso contrário , só pousarão moscas nos aeroportos do PR e vamos ter que sair de Joinville...

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  • J

    JOSE DE PAULA

    ± 4 dias

    O AFONSO PENA AMPLIOU E JA ESTA PRONTO PREPARADO ATENDERAS DEMANDAS .....O QUE QUEREM MAIS QUE SE FAÇA NO AFONSO PENA.FOI ELEITO ENTRE OS MELHORES DO MUNDO.

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    2 Respostas
    • M

      MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

      ± 2 minutos

      Extensão da pista ou 3ª pista que permita voos internacionais ou intercontinentais.

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    • L

      Leandro

      ± 4 dias

      na pista dele não houve alteração, hoje um cargueiro carregado não pousa em Curitiba.

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  • P

    Pensador

    ± 4 dias

    Ainda bem que o Governo Federal negou o pedido do Ratinho Júnior e seu Secretário do Planejamento, que queriam passar esse aeroporto para o Estado, para privataria local. Se tivessem atendido o pedido, não poderiam investir esses valores federais na infraestrutura.

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  • F

    Freitas

    ± 4 dias

    E por que a Itaipu arcou com os 500 milhões de reais que serão gastos na construção da nova ponte Brasil-Paraguai?

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    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 4 dias

      Pelo que eu lembre é um acordo antigo entre Paraguai e Brasil.

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  • M

    MARCELO DE PAOLA

    ± 4 dias

    É o mínimo que Foz merece oor ser um pólo turístico tão importante. Na sequência, um planejamento melhor e a correta aplicação dos recursos municipais. A cidade já sofreu demais com administrações envolvidas em desvios de verbas escandalosos. Tem toda condição de obter resultados muito melhores na indústria do turismo.

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