i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

Alceni Guerra: “Favelas podem ter a maior tragédia de saúde pública no mundo”

  • PorLuiz Fernando Cardoso
  • Especial para a Gazeta do Povo
  • 30/03/2020 09:53
O paranaense Alceni Guerra, ex-ministro da Saúde
O paranaense Alceni Guerra, ex-ministro da Saúde| Foto: Antônio More/ Arquivo/ Gazeta do Povo

Ex-ministro da Saúde no governo de Fernando Collor, entre 1990 e 1992, o médico pediatra Alceni Guerra (DEM), tem defendido, em suas redes sociais, que as autoridades brasileiras adotem medidas ainda mais duras de prevenção ao novo coronavírus. Isso incluiria o uso das forças de segurança para fazer cumprir os decretos que determinam o isolamento social, como já tem ocorrido em vários países.

O ex-prefeito de Pato Branco (PR) cita como exemplo as medidas adotadas tardiamente na Itália, um dos países mais afetado pela pandemia, com quase 10 mil mortes pela Covid-19. "A demora das quarentenas e dos isolamentos [na Itália] fez com que os contágios se multiplicassem muito rápido, gerando uma curva acentuada de novos infectados, sobrecarregando o sistema de saúde", explica.

Guerra elogia o trabalho realizado até então pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; diz que o "isolamento vertical" defendido pelo presidente Jair Bolsonaro é um erro; e defende que o governador Ratinho Júnior (PSD) coloque em funcionamento hospitais que se encontram fechados, provendo-os com leitos de UTI e respiradores. "É necessário, mesmo que depois não sejam utilizados", comenta.

O médico pediatra alerta que a Covid-19 é muito mais perigosa que a gripe H1N1 (da pandemia de 2009). Segundo ele, a situação é tão grave que, se amplas medidas de prevenção não forem adotadas imediatamente, "as favelas do Rio podem ter a maior tragédia de saúde pública no mundo".

Como uma vacina contra a Covid-19 ainda está sendo desenvolvida, Guerra diz que a melhor opção é o isolamento social. Sobre os impactos financeiros, que já estão impondo severas dificuldades a empresas e trabalhadores informais, o ex-ministro da Saúde diz que é preciso ter coragem de "tornar submisso o Tesouro Nacional para salvar as empresas e os empregos".

"É necessário reabrir os hospitais que se encontram fechados, mesmo que depois não sejam utilizados. É assim a vida na saúde pública. A prevenção é o melhor remédio"

O senhor tem postado nas redes sociais alertas sobre o tamanho do problema que o Brasil enfrentará com o avanço do novo coronavírus. Dá para esperar algo ainda pior do que foi a pandemia da gripe suína (H1N1), em 2009?

Sim, infelizmente a Covid-19 será muito pior.

O senhor afirmou que "temos de imitar os asiáticos" e não os italianos no combate à Covid-19. Quais foram os acertos do Oriente nos quais devemos nos pautar?

Na China, a coragem de colocar em quarentena rigorosa milhões de pessoas. Nos demais países bem sucedidos, a decisão de acompanhar eletronicamente todos os suspeitos de infecção pelo vírus, testar todos e isolá-los de imediato, quando positivos.

A Itália tem registrado, há dias, mais 700 mortes a cada 24 horas. Quais foram os principais erros das autoridades italianas?

A demora das quarentenas e dos isolamentos fez com que os contágios se multiplicassem muito rapidamente, gerando uma curva acentuada de novos infectados, sobrecarregando o sistema de saúde.

O que as nossas autoridades brasileiras têm feito ou deixado de fazer para evitar que um pico tão alarmante da doença ocorra no Brasil?

Com exceção da ridícula cena das máscaras do presidente [Jair Bolsonaro] e dos ministros no dia 18 de março, colados uns nos outros, e sem saber utilizá-las, o Ministério da Saúde tem feito o que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

O senhor afirma que o isolamento, evitando-se ao máximo as aglomerações, é a melhor medida a ser adotada. Num caso de pandemia, o senhor defende o uso das forças de segurança para fazer com que as pessoas fiquem em casa?

É o que a China fez. A Itália está fazendo com atraso, e a Espanha também. Foi a multa no motorista que fez do Brasil o campeão mundial de uso do cinto de segurança.

"É preciso seguir rigorosamente as normas internacionais de saúde pública e, depois, ter a coragem de tornar submisso o Tesouro Nacional para salvar as empresas e os empregos”.

Além do cancelamento das aulas, algumas prefeituras decretaram, há uma semana, o fechamento do comércio para evitar a rápida proliferação da doença. Esse tipo de medida lhe agrada?

Não agrada a ninguém, mas é absolutamente necessária.

Nas calamidades, os mais pobres são sempre os mais afetados. Como estados quebrados, como o Rio de Janeiro, vão conseguir lidar com o coronavírus nas favelas, por exemplo?

Me preocupa a situação do Rio de Janeiro, onde 2 milhões de favelados precisam de cuidados preventivos adicionais. Lá, é preciso estocar mais testes, para isolar de imediato todos os contaminados, senão, a transmissão será a jamais vista em nenhum lugar do mundo. O vírus se transmite por gotículas dos espirros, da tosse, pela urina, pelas fezes, pelo tato. Em uma favela vivem de três a dez pessoas em cada cubículo, a higiene é mínima pela falta constante de água. A transmissão pode ser uma hecatombe, é necessário prevenir já. Estocar já, escolher já os leitos adicionais em hotéis, quartéis e ginásios, contratar já os profissionais necessários. As favelas podem ter a maior tragédia de saúde pública no mundo.

Que medidas emergenciais os governantes podem tomar em prol da população mais carente?

Não pode oferecer remédios e vacinas porque não existem, mas deve se preocupar com a alimentação, com o isolamento correto, com a segurança, com a orientação psicológica a todos, com a esperança que tudo voltará ao normal para suas famílias.

Como o senhor avaliar a postura do presidente da República no tocante ao novo coronavírus?

[Bolsonaro] Errou feio no começo, devia ter dado o exemplo de isolamento. Depois, também errou com o isolamento vertical, contrariando o ministro. Estou torcendo para que ele dê milhares de bons exemplos. Precisamos dele [presidente], inclusive para dar confiança ao povo. O estresse é o maior amigo do vírus.

No plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Batista, que é médico, alertou para a gravidade da situação, pedindo ao governador Ratinho Júnior que coloque em funcionamento os hospitais que se encontram fechados, abrindo o quanto antes leitos de UTI com respiradores. Mesmo com medidas de quarentena, isso é necessário?

Sim, é necessário, mesmo que depois não sejam utilizados. É assim a vida na saúde pública, a prevenção é o melhor remédio.

"Me preocupa a situação do Rio, onde 2 milhões de favelados precisam de cuidados preventivos adicionais. As favelas podem ter a maior tragédia de saúde pública no mundo"

O vírus tem menos casos confirmados no Paraná do que nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As medidas tomadas pelo nosso governo têm ocorrido na velocidade que o combate ao novo coronavírus exige?

Não podemos nos comparar com o Rio e São Paulo, pela população e pela logística da circulação do vírus, mas podemos superá-los em prevenção e assistência. A prevenção foi boa, vamos torcer que a assistência seja ótima.

Há alguma razão lógica para o povo estocar comida, álcool-gel, máscaras e medicamentos?

Razão lógica, não. O mercado sempre se portou bem no Brasil. Mas o medo é uma emoção normal, inclusive em pessoas normais. Acho que passará assim que se verificar essa capacidade do mercado.

Conteúdo editado por:Ricardo Sabbag Zipperer
39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • B

    Biriva paranaense

    ± 1 dias

    Esse não é o ministro dos tempos do Cólera e do Collor. Pelos prognósticos dele na época hoje o Brasil teria 100 milhões de habitantes. Vai achar o que fazer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edmar Frederico de Medeiros

    ± 2 dias

    Nossos administradores públicos nunca fizeram nada paro tornar o SUS um exemplo de combate e controle de doenças. Esgoto tratado e ordenação urbana ainda são UTOPIAS a serem sonhadas por nossos administradores públicos. Nossa mídia sempre teve tendencias de "glamurizar" as favelas e o crime. Prevenção e limpeza pública NUNCA FORAM TOMADOS A SÉRIO nem pelo político que não faz nada nem pelo "cidadão" que joga lixo em qualquer lugar. Espero quando esta TEMPESTADE_PERFEITA passar tenhamos aprendido algo e mudado muito nossa maneira de conviver e de sermos cidadãos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

    ± 2 dias

    Denúncia sórdida da Globo no caso das bicicletas. Inflação altíssima, é claro que uma bicicleta com preço fixo para entrega meses depois seria mais cara do que uma paga à vista. Provada a inocência do Alceni nos tribunais, a imprensa não deu o mesmo destaque dado à acusação feita com fins políticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 2 dias

    Com o dinheiro desviado que se viu nesses 15 anos por politiqueiros e quadrilheiros com copa do mundo, olimpíadas e obras inacabadas hoje deviamos de ter grandes hospitais qualificados sem fila para atender os que estao agonizando por uma simples consulta

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stella Maris Barbosa Lotz

    ± 2 dias

    A maior crise de saúde pública do mundo será na India. Informe-se melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CLEUSA

    ± 2 dias

    Se todos os ministros que passaram pelo governo, tivessem metade da competência de Mandetta estaríamos em outro patamar econômico! Agora vem dar piteco de todos os lados! Como ainda existem favelas? Não tinha sido banida a pobreza, principalmente nesses últimos treze anos? Se não tivessem distribuido bolsa empresário, bolsa petrobras, não precisariam do bolsa familia pra calar a boca do pobre. Deram o peixe ao pobre, pouco peixe. e agora como pescar? Vão culpar o Bolsonaro! Ele erra sim! Mas não aticem o fogo para tirar Mandetta por exemplo! E chega de dar ouvidos aquem não demonstrou competência quando foi necessário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 2 dias

    Graças você, Alceni Marginal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Nadolny

    ± 2 dias

    O ladrãozinho do superfaturamento de bicicletas e seringas se manifestando... oportunista miserável. Foi incompetente e corrupto quando estava "lá" e agora quer dar palpite. Absurdo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 2 dias

    Mas com quarentena, para que bicicletas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 2 dias

    Alceni guerra, pensa que esquecemos das bicicletas, e pra esses animais que torce pro empresários quebrarem, a primeira atitude a ser tomada, coloque todos esses esquerdeopatas na rua, não de emprego pra essa raça que só torce pra desgraça, aí eles vão aprender a viver

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aramis C. Monteiro Filho

    ± 2 dias

    A imprensa deveria parar de repercutir estes profetas do CAOS, pois foram justamente eles os causadores de todas as desgraças pelas quais hoje o povo sofre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bebê Blaublau

    ± 2 dias

    Por isso é bom comprar uma bike na loja do Pedro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Dias

      ± 2 dias

      Só não pode ser da Caloi; pois a Caloi não faz bicicletas para gente séria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    hellmann cavalcanti

    ± 2 dias

    Pediatra nao dar para falar de virus

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 2 dias

    Corrupto desgraçado falando m3rd4.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    C R Berger

    ± 2 dias

    Ativar hospitais desativados ? $$$$$$$$ hummmmmm tendi.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 2 dias

    Podem e não podem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Brasileiro

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clairton Cleto

    ± 2 dias

    Se foi Ministro nos tempos da esquerdopatia, além de não ter moral pra falar nada, é responsável pelo Brasil ter ficado do jeito que ficou, endividado e completamente burro... deveria ter vergonha e pedir pelo menos desculpa ao povo brasileiro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      bilu dandão

      ± 2 dias

      Foi ministro na epoca da direita, mentir é feio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 2 dias

    O isolamento social dentro das favelas superlotadas: isto sim gerará o caos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • _

    __Conje!__

    ± 2 dias

    O plano do Bozo é exterminar os idosos, pobres e doentes, que usam o SUS, INSS e bolsa-família. E ele vai demorar para pagar os R$ 600, se pagar! O povo vai ficar desesperado e irá quebrar o isolamento social, na necessidade de trabalhar para fazer o dinheiro para poder pagar a comida. Bem simples. A água e o esgoto já não chegam nas comunidades mais pobres, para deixar o povo doente e tentar matar. A coisa é sórdida e simples.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Clairton Cleto

      ± 2 dias

      Acho que vc está totalmente enganado, só o que sei é que o plano do PT de deixar a população acéfala deu certo... vc sabe o que é isso?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 2 dias

      Deixa de creti///nice!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tarso

    ± 2 dias

    Sem moral para propor alguma coisa. Até como vice do Coxa fez lambança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Castell

    ± 2 dias

    Alceni Guerra vai doar " bicicletas " para agentes de saúde conter o coronavírus e junto santinho de sãolula51 o $anto dos pobre$$$$$.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 2 dias

    Não há razão lógica para estocar alimentos, mas claro que não há ! Afinal de contas os caminhoneiros responsáveis pelo escoamento da produção de alimentos e entrega nos pontos de varejo vão continuar trabalhando...kkkkkk. Imbec=cilll!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 2 dias

    Esse ex ministro saiu do governo Collor acusado do super faturamento de bicicletas e seringas . Bicho feio .........igual ao ministério do Bolsonaro não existe. O melhor da nossa história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EBR

    ± 2 dias

    O negócio é fazer outro projeto do esgouto pereira para acabar com a crise!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Castell

      ± 2 dias

      cadelinhapoodle detectada

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto Pinheiro

    ± 2 dias

    Com a palavra aqueles que sempre foram contra a remoção de favelas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 2 dias

    Agora que vocês ouviram esse sujeito, favor ouvir o Osmar Terra e todos os outros que defendem o fim da quarentena vertical.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. MOACIR

    ± 2 dias

    O Dr. Guerra está certo ! Sem trocadilhos , estamos em Guerra , o inimigo já está aí e milhões ( ! ) de nossos " soldados " não tem água para lavar as mãos. Tragédias de ( quantas mil ? ) mortes anunciadas. Triste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 2 dias

    "Jênio", os favelados vão ficar de boa pedindo delivery e assistindo netflix.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 2 dias

    Seria melhor a Gazeta não ter usado este exMinistro como parâmetro; ele é facilmente criticável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Aranha

    ± 2 dias

    A esse senhor deveria ser perguntado: qual o modelo de ação e dano do vírus deveria de aplicar ao Brasil: o da Itália ou o da Índia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 2 dias

    Ahahahaha. Se todos pedissemos conselhos pra nossas ex, com certeza que iriamos para um caminho certo...ta de brincadeira ne'? Esse e' aquele que saiu do governo Collor com denuncias de superfaturamento de bicicletas e seringas...bom conselheiro....e tem o desplante de querer privar a sua liberdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]