• Carregando...
No aniversário da cidade, Foz do Iguaçu reabre turismo com barreiras sanitárias
| Foto: Zig Koch/Divulgação

O aniversário de 106 anos de Foz do Iguaçu, celebrado na quarta-feira (10), será marcado pela reabertura do turismo na cidade, com novos protocolos para evitar a disseminação do coronavírus. Uma parceria entre a prefeitura, Itaipu Binacional e empresários vai permitir a instalação de barreiras sanitárias em diversos pontos, testagem de turistas com sintomas gripais e rede hospitalar equipada. A tríplice fronteira permanecerá fechada.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Em comunicado, a prefeitura da cidade diz que “Foz do Iguaçu se preparou para o enfrentamento da pandemia”. A cidade conta com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 70 leitos de enfermaria, e a ocupação hospitalar permanece em níveis baixos, apesar da reabertura do comércio desde 22 de abril.

Pelos dados divulgados nesta segunda-feira (8), Foz do Iguaçu tem 182 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 126 recuperados, 47 em isolamento domiciliar e 6 moradores internados. Dos 30 leitos de UTI da cidade, que recebem pacientes de outros locais, 5 estavam ocupados, uma taxa de 16,7%. Em enfermarias, há 70 leitos, e apenas 4 estavam ocupados, o equivalente a 5,7%. Foram registrados 3 óbitos na cidade, dos quais 2 em abril e o mais recente em 21 de maio. O município fez 2.750 testes para a Covid-19, dos quais 2.463 negativos – segundo a prefeitura, é a maior testagem per capita do Paraná.

Cada atrativo turístico contará com uma barreira sanitária, na qual o visitante deverá responder a um questionário sobre sintomas respiratórios. Também há a opção de mostrar a autoavaliação de saúde feita no aplicativo de celular CovidPR, que estará conectado com a central do Plantão Coronavírus de Foz do Iguaçu. O uso de máscaras é obrigatório, como também a higienização das mãos e o distanciamento social. Caso seja necessário, um médico solicitará exame do turista, e, em caso positivo, ele próprio vai arcar com os custos do isolamento social.

Os estabelecimentos do setor de turismo precisam assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a respeitar os protocolos de segurança sanitária e a colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde na busca ativa de colaboradores e clientes com sintomas compatíveis com a Covid-19.

Segundo a prefeitura, desde a reabertura do comércio não essencial, em 22 de abril, o setor de turismo está se preparando para a retomada. Hotéis executivos, pousadas e hostels estão funcionando desde 11 de maio. Atrativos e resorts de lazer reabrem dia 10 de junho. A previsão é de que eventos de pequeno porte sejam retomados em 28 de julho, e os de grande porte, em 3 de setembro.

Empregos

A reabertura do setor de turismo de Foz será marcada por uma live na usina de Itaipu com o cantor Gabriel Smaniotto, a partir das 17h30. A apresentação pretende arrecadar fundos para os trabalhadores do turismo, um dos mais atingidos economicamente pela pandemia de Covid-19. Segundo a prefeitura, cerca de 250 empresas aderiram a acordos de bolsa qualificação, pelo qual o contrato de trabalho é suspenso entre dois a cinco meses, para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional online oferecido pelo empregador.

Nesse período, o empregado recebe uma bolsa com a média salarial dos últimos três salários e mais uma ajuda de R$ 350 das empresas, com a garantia ainda de estabilidade mínima de três meses ao fim da qualificação. Cerca de 3,5 mil trabalhadores foram beneficiados com os acordos que envolveram a prefeitura, Ministério Público do Trabalho, Agência do Trabalhador, Superintendência Regional do Trabalho no Paraná e os sindicatos patronais e de trabalhadores no setor de turismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]