• Carregando...
Aulas presenciais só voltam após vacinação de professores, diz Ratinho Junior
| Foto: Arquivo AEN

No Paraná, o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual só deve acontecer após a vacinação dos professores contra a Covid-19. A declaração foi dada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nesta terça-feira (30), durante entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan em Curitiba. O anúncio de Ratinho Junior vai na linha do que já defendia a APP-Sindicato, que representa os trabalhadores da área de educação.

Receba notícias de Curitiba e do Paraná no seu WhatsApp

“Assim que a gente fechar o ciclo de 60 anos, e eu acredito que até meados de abril vamos vacinar todos os de 60 anos, vamos começar a vacinar os nossos policiais e professores. Isso vai ajudar a gente a voltar, até meados de maio, se Deus quiser, para as salas de aula”, disse Ratinho Junior.

Com o início do ano letivo de 2021, o retorno das aulas presenciais na rede estadual estava previsto para 18 de fevereiro em um modelo híbrido (com a adoção de aulas remotas para parte dos alunos), mas com o avanço da pandemia, a data acabou suspensa. Depois disso, nenhuma outra previsão foi dada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A expectativa do governo estadual é vacinar todo o grupo prioritário até o final do mês de maio. Na última atualização do plano estadual de vacinação, estão incluídos 169.057 trabalhadores da educação do Ensino Básico (creche, pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e EJA) e da Assistência Social (CRAS, CREAS, Casas/Unidades de Acolhimento) e também 54.110 trabalhadores da educação do Ensino Superior.

Atualmente, no Paraná, a fase é de vacinação de idosos. Mas a data exata de aplicação das doses é definida pelos municípios, a partir dos lotes de vacinas recebidas do governo estadual e do Ministério da Saúde.

Em Curitiba, por exemplo, já há data de vacinação para pessoas com 68 anos de idade completos ou mais. Mas as datas para as demais faixas de idosos - até chegar aos 60 anos completos - só serão divulgadas na medida em que a Secretaria Municipal de Saúde efetivamente receber as doses.

O prefeito da capital, Rafael Greca (DEM), já havia dito que, em Curitiba, as aulas presenciais na rede pública municipal só devem voltar após a vacinação de professores. A declaração de Greca foi feita nesta segunda-feira (29), em entrevista ao Meio Dia da RPC-TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]