• Carregando...
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

As tarifas de água e esgoto cobradas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vão sofrer um reajuste de 12,13%. O índice foi homologado no final da tarde desta segunda-feira (15) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), durante uma reunião extraordinária.

A Sanepar tem 30 dias para aplicar o índice - a partir da publicação da homologação. Em nota enviada na manhã desta terça-feira (16), a empresa informou que a decisão ainda não foi publicada em Diário Oficial. Portanto, o prazo ainda não começou a correr.

Composição do reajuste

O reajuste é superior à variação inflacionária de 2018, fechada em 3,75%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em nota, a Sanepar informou que o reajuste relativo a 2019 ficou no percentual correspondente à inflação. Segundo a empresa, portanto, a parte que corresponde a 8,38% do aumento que será aplicado se refere à terceira parcela do reajuste escalonado, aprovado em 2017.

A resolução de 2017 da Agepar, porém, prevê uma parcela de 2,11% do reajuste escalonado para 2019. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sanepar para entender o motivo da discrepância entre o percentual aplicado e o previsto em 2017, mas a resposta foi de que a composição do percentual é assunto a ser tratado com a Agepar. A agência, por sua vez, afirmou que não comenta o assunto antes da publicação da decisão em Diário Oficial.

Além de definir o percentual de aumento em 2019, a Agepar adiou a decisão sobre possível antecipação do diferimento e determinou a abertura de Revisão Tarifária Extraordinária.

Histórico

A tarifa de água ficou congelada entre os anos de 2005 e 2010, durante a gestão de Roberto Requião (MDB). Depois do período, os valores da conta de água começaram a subir, sempre acima da inflação.

Em seis anos da gestão Beto Richa (PSDB), entre 2011 e 2017, o reajuste foi de 123,96% - acima da inflação do período, que ficou em 47,49%.

O último reajuste da tarifa da Sanepar, de 2018, ficou em 5,12%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]