• Carregando...
Chegada das vacinas contra a Covid-19 no Aeroporto Afonso Pena em Curitiba.
Chegada das vacinas contra a Covid-19 no Aeroporto Afonso Pena em Curitiba.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Desembarcou por volta das 19h desta segunda-feira (18) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, a primeira das três aeronaves com as 265,6 mil doses da vacina Coronavac que serão utilizadas no Paraná na fase emergencial de vacinação contra a Covid-19. As outras duas chegarão à capital ainda esta noite. O material embarcou nesta manhã de Guarulhos, em São Paulo, como parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Com autorização do Ministério da Saúde, a primeira aplicação da vacina no estado está prevista para logo mais em um ato solene no Hospital do Trabalhador, no bairro Portão, em Curitiba. A ação estava programada inicialmente para ocorrer às 17 horas, mas dependia da chegada do imunizante ao estado, que acabou atrasando. Devem ser vacinados no evento profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid na instituição.

Para levar as doses aos 399 municípios do estado, o governo contará com três aviões, um helicóptero e caminhões baú refrigerados. Curitiba receberá um total 24,4 mil doses para dar início, na quarta-feira (20), ao plano municipal de imunização contra o coronavírus.

Pela manhã, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), esteve em Guarulhos para acompanhar o envio das doses da Coronavac ao Paraná. “A partir de hoje escrevemos um novo futuro”, declarou em uma rede social.

Público-alvo

As 265,6 mil doses que o Paraná vai receber serão suficientes para imunizar um total de 126.481 pessoas, considerando duas doses e uma perda técnica, nos cálculos do Ministério da Saúde. Do total, 22.720 doses estão reservadas para a população indígena e 242.880 para o restante dos grupos prioritários: profissionais de saúde que atuam diretamente na Covid-19 e idosos que vivem em asilos e seus cuidadores. Os imunizantes serão destinados a 12.224 pessoas com 60 anos ou mais, 482 pessoas com deficiência, 10.816 indígenas e 102.959 profissionais da saúde.

Nesta segunda-feira (18), a secretaria concluiu a entrega, em todas as 22 regionais do estado, das seringas e agulhas, além de outros insumos que serão utilizados na vacinação. Ao todo, serão 1.850 salas de vacinas no Paraná. O estado pretende imunizar 4 milhões de pessoas até o fim de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]