• Carregando...
Atraso, diferença de métodos, subnotificação? Por que os números do coronavírus divergem
| Foto: Pixabay

Horas depois de a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgar seu boletim diário sobre o Covid-19 registrando 14 casos confirmados em todo o Paraná, sendo 8 em Curitiba, a prefeitura municipal divulgou o seu boletim apontando já ter 14 casos confirmados na capital - seriam cinco novos em um período de 24 horas. A diferença entre os dois relatórios sobre a capital era de 6 casos.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O desencontro não se restringe aos dados de um mesmo dia. Os oito casos confirmados em Curitiba, segundo as contas da Secretaria Estadual nesta quarta-feira, são inferiores aos nove casos que a prefeitura já havia sinalizado um dia antes, na terça.

Os números ficam ainda mais discrepantes quando se comparam os casos suspeitos. O boletim estadual diz haver 67 casos suspeitos em todo o Paraná, sendo 14 em Curitiba. Mas as informações da prefeitura indicam que, apenas na capital, já há 68 casos suspeitos. São considerados suspeitos os pacientes que apresentam febre por mais de 24 horas, associada a algum sintoma respiratório (tosse ou falta de ar), e que retornaram de viagem ao exterior ou a estados onde já houve contaminação comunitária, como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

A Gazeta do Povo também identificou distorções nos números de casos suspeitos registrados em alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Em São José dos Pinhais, por exemplo, a prefeitura aguarda o resultado de testes de cinco casos suspeitos e monitora outras 25 pessoas que tiveram contato com esses pacientes. No boletim da Sesa desta quarta-feira, não há nenhum caso suspeito no município, apenas dois descartados.

O mesmo acontece em Colombo, onde a prefeitura aguarda o resultado de cinco testes enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para a confirmação, ou não, de casos suspeitos, mas não tem nenhum caso sob análise registrado no boletim estadual.

O Ministério da Saúde também disponibiliza um boletim nacional, em que pretendia centralizar e automatizar todas os casos no pais. Mas os números do boletim desta quarta-feira, também não batem com os da Sesa - tampouco com os da prefeitura de Curitiba. O governo federal indica 13 casos confirmados no Paraná, contra os 14 da Sesa. Uma diferença pontual, mas que se agrava quando se comparam os casos suspeitos. A Sesa indicou 67; o Ministério da Saúde já trabalhava com 400.

Como se explica?

A Prefeitura Municipal de Curitiba informou que vem considerando, para ter um número mais real da situação do coronavírus na cidade, os resultados de testes realizados por laboratórios particulares credenciados junto ao Ministério da Saúde, sem a necessidade de contraprova em um laboratório público.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, anunciou nesta quarta-feira que o estado também passará a contar em seus registros os casos confirmados por exames em laboratórios particulares - o que pode diminuir a discrepância de dados. A Sesa também atribuiu eventual divergência nos números pela demora na comunicação dos municípios com o estado e nos horários de atualização dos boletins.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]