Agepar vai nomear 20 aprovados em concurso público.
Agepar vai nomear 20 aprovados em concurso público.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

O governo estadual autorizou e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) irá nomear os primeiros 20 aprovados em concurso público, realizado no ano passado. Os selecionados, que já passaram por cursos de capacitação, serão convocados para comparecer à sede da agência nesta quinta-feira (12), às 16 horas, para apresentar documentos, visando a nomeação nos próximos dias. São advogados, contadores, economistas, administradores, analistas de informática e engenheiros, além de três vagas para qualquer formação superior. Há ainda a perspectiva de chamar, futuramente, outra leva de aprovados no concurso.

Criada em 2011, a agência nunca teve corpo técnico próprio, apesar de dispor de dinheiro em caixa. Sempre dependeu de comissionados e de servidores cedidos de outros órgãos, o que não é compatível com a atribuição, que exige independência e autonomia. A Agepar começou o ano com apenas 12 funcionários, já que os servidores da gestão anterior foram exonerados e os concursados ainda não tinham sido chamados.

A agência é responsável pela regulação de vários serviços públicos importantes, como as concessões de rodovias, de saneamento, de gás canalizado e de transporte público intermunicipal. A convocação acontece num momento crucial, em que a estrutura precisa de reforço técnico tendo em vista que alega ter detectado um erro de cálculo que exigirá refazer todas as contas do pedágio do Paraná dos últimos 22 anos. Para entender essa história, clique aqui.