Reajuste varia de acordo com o porte dos consumidores, e será maior para quem consumir mais gás natural, como as indústrias
Reajuste varia de acordo com o porte dos consumidores, e será maior para quem consumir mais gás natural, como as indústrias| Foto: Divulgação / Agepar / Rodrigo Morosini

As tarifas de distribuição de gás natural canalizado da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) foram reajustadas em 13,91%, em média, nesta quarta-feira (11). O aumento foi homologado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). As novas tarifas passarão a valer após a publicação da decisão em Diário Oficial.

Na análise para definir os índices de reajuste da tarifa, que variam de acordo com o porte de consumo, os técnicos da Agepar levaram em conta o possível impacto da chamada conta gráfica, que recupera a defasagem acumulada referente à variação cambial e ao preço do barril de petróleo. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da agência, este custo adicional foi descartado no momento, uma vez que foram considerados os reflexos econômicos gerados pela pandemia nos usuários residenciais e industriais.

Uma nova discussão sobre a possibilidade de aplicação da conta gráfica será feita pela Agepar em agosto. Segundo a assessoria da agência, isso não necessariamente significa que a variação cambial será repassada à tarifa. A aplicação da chamada parcela de recuperação, postergada para o segundo semestre, está condicionada à uma nova análise do cenário econômico.