Miguel Donha era pré-candidato a prefeito de Almirante Tamandaré e foi morto em 2000.
Miguel Donha era pré-candidato a prefeito de Almirante Tamandaré e foi morto em 2000.| Foto: Divulgação

Um crime ocorrido no início de 2000 está perto de ter um desfecho, com a prisão do assassino condenado pela Justiça. Azemir João de Barros, conhecido como Alzemir Manfron, deve ser procurado pela Polícia, por ordem do Judiciário. Ele foi condenado a 16 anos e sete meses pela morte de Miguel Donha, então pré-candidato a prefeito de Almirante Tamandaré. Donha era bancário e filiado ao PPS, hoje Cidadania.

Na época do crime, a prefeitura era comandada por César Manfron, candidato à reeleição e irmão do condenado pelo assassinato. Na noite da morte, Donha e sua mulher, Iara, retornavam de um casamento quando foram abordados por dois homens no portão da chácara do casal. Ambos foram levados até Rio Branco do Sul e, no trajeto, Iara foi abandonada pela dupla. Em seguida, os criminosos dispararam contra as pernas de Donha, que teve uma artéria perfurada e não resistiu.

Os executores confessaram que foram contratados, por R$ 300 e um cargo na prefeitura, para dar um "susto" em Donha. O mandante foi identificado como o irmão do prefeito, que acabou condenado por júri popular em 2017. A defesa recorreu, mas a apelação não foi aceita e o mandado de prisão foi expedido, determinando que a polícia capture Alzemir Manfron para o cumprimento da pena.