Disputa por vaga em concurso público de técnico judiciário do Tribunal de Justiça diminuiu, mas ainda é acirrada.
Disputa por vaga em concurso público de técnico judiciário do Tribunal de Justiça diminuiu, mas ainda é acirrada.| Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

A concorrência pelas 114 vagas no concurso público para técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) caiu drasticamente. É que, dos 149 mil inscritos, 94 mil não compareceram para realizar as provas no último domingo (22). Assim, a disputa que estava em 1,3 mil concorrentes por vaga passou para 482 por vaga. São cargos para pessoas com ensino médio e o salário inicial é de R$ 5,5 mil.

A demora para a realização das provas pode ter sido um dos fatores que inibiu a presença, principalmente de candidatos de outros estados. O processo seletivo foi aberto no início de 2017 e se arrasta desde então, com suspensões e mudanças no edital. No decorrer do processo seletivo, pelo menos 6 mil inscritos desistiram e pediram devolução do valor de inscrição.

Outro aspecto que pode ter influenciado é a lotação das vagas. Inicialmente, estavam divididas em 40% para a capital e 60% para o interior. Contudo, a partir de uma mudança no edital, em 2018, ficou definido que a destinação será por ordem de classificação, sendo que a quantidade de aprovados para cada cidade será determinada, futuramente, por um fórmula matemática que identificará as localidades com maior necessidade de pessoal. Sendo assim, grandes centros podem ficar com poucas ou até nenhuma vaga.