O governador Ratinho Junior, na solenidade de lançamento no Teatro Guaíra
O governador Ratinho Junior, na solenidade de lançamento no Teatro Guaíra| Foto: Jonathan Campos/Agência Estadual de Notícias

Em solenidade realizada nesta terça-feira (22) no Teatro Guaíra, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) lançou o programa Bolsa Qualificação – Lei Aldir Blanc 2021, por meio do qual 12 mil artistas, produtores e trabalhadores de diferentes áreas da cultura do Paraná terão acesso a bolsas para formação em políticas públicas culturais. Eles receberão R$ 3 mil cada, em três parcelas, para participar do curso de extensão.

Paralelamente, os contemplados devem participar das aulas ofertadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na modalidade de ensino a distância (EaD). Segundo o governo do estado, a distribuição das vagas será proporcional à população de cada macrorregião paranaense. O curso de extensão tem carga horária de 120 horas, divididas em três módulos de 40 cada.

O Bolsa Qualificação é uma das etapas da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural brasileiro durante a pandemia de Covid-19. A intenção é capacitar os artistas a elaborar projetos mais completos e competitivos na captação de recursos públicos e privados para sua execução. “Os profissionais poderão formatar projetos que sejam mais competitivos na aquisição de recursos. Há diversas plataformas de incentivo e fomento à cultura, mas muitas vezes os projetos não estão elaborados de uma forma atrativa”, declarou o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi, à Agência Estadual de Notícias. As inscrições serão abertas após a assinatura do decreto de regulamentação do programa.