Palácio Rio Branco, sede do legislativo de Curitiba
Palácio Rio Branco, sede do legislativo de Curitiba| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nessa quarta-feira (02) o requerimento que pede à prefeitura a ampliação do “Comitê de Supervisão e Monitoramento dos Impactos do novo Coronavírus”. O motivo alegado pelos vereadores que apresentaram a proposta (Indiara Barbosa, Amália Tortato, Alexandre Leprevost e Eder Borges) é a necessidade de estabelecer um diálogo maior com os segmentos afetados. O comitê acompanha a execução das políticas públicas municipais voltadas ao enfrentamento da pandemia.

"Os setores que são diretamente impactados pelas medidas restritivas precisam ter voz”, defende a vereadora Indiara Barbosa. Atualmente, o grupo é enxuto e composto por funções ligadas diretamente ao Poder Executivo Municipal: Secretário do Governo Municipal, Chefe do Gabinete do Prefeito; Procurador-Geral do Município; Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento;  Secretário Municipal de Comunicação Social; Presidente da UBRS - Urbanização de Curitiba S/A; e Secretária Municipal da Saúde.

No requerimento, os vereadores sugerem que também façam parte do comitê um representante de cada um dos seguintes segmentos: restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e entretenimento; pequenos comerciantes e microempreendedores; academias e centros esportivos;  segmento empresarial,  que abranja os escritórios, serviços de telemarketing e setor imobiliário; feirantes hortifrutigranjeiros, alimentícios e artesanais; buffets infantis e casas de eventos sociais; lojistas e administradores de shoppings centers; construção civil, incluindo os profissionais de obras e o comércio de materiais de construção; e um vereador(a) para representar o Poder Legislativo Municipal. O requerimento segue agora para avaliação da prefeitura.