Fachada da sede da OAB em Curitiba.
Fachada da sede da OAB em Curitiba.| Foto: Antônio More/Arquivo Gazeta do Povo

Os candidatos à presidência da OAB-PR participarão de um debate na próxima segunda-feira (22). Os advogados Marcelo Trindade, da Chapa Algo Novo, Rômulo Quenehen, da Chapa Artigo 5º, e Marilena Winter, da Chapa XI de Agosto, vão apresentar suas propostas a partir das 10h na sede do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), na Rua Cândido Lopes, 128, 10º andar. O vídeo do debate será transmitido em tempo real pela Gazeta do Povo.

A candidata Marilena Winter defende a chapa XI de Agosto, de situação. Entre suas propostas estão a modernização da advocacia paranaense para que os profissionais da categoria atinjam “um patamar de excelência”. Marcelo Trindade, da chapa de oposição Algo Novo, critica a atual gestão, pede por “alternância no poder” da OAB-PR e destaca a necessidade de maior valorização da classe. Também na oposição, Rômulo Quenehen, da chapa Artigo 5º, afirma que a ordem “está aparelhada” e propõe que a entidade defenda os advogados e também “as liberdades dos cidadãos”.

O debate é promovido pelo IAP, pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa). Comporão a mesa a presidente do Iprade, Ana Carolina de Camargo Clève; o presidente do IAP, Tarcisio Kroetz, também presidente do capítulo paranaense do Cesa; e o vice-presidente do IAP, Luis Felipe Cunha, além dos três candidatos.