Casos de gripe aumentam e Paraná decreta epidemia de H3N2
| Foto: Reprodução Sesa

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (12), o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, decretou epidemia da Influenza H3N2 no estado. Até agora, 832 casos foram confirmados pelos pontos da rede sentinela, sendo 805 em paranaenses e o restante entre visitantes. Esses casos foram detectados em 144 municípios do estado e 12 óbitos já foram confirmados.

O secretário fez um alerta: os números podem ser muito maiores. “O número de casos deve ser 20 ou 30 vezes maior do que esse. Do grande acúmulo de pacientes nos prontos-socorros, cerca de 20% são de Covid. Os outros casos são de gripe e pelo menos metade é provavelmente de H3N2”, explicou.

A Secretaria de Estado da Saúde tem uma reserva de 616 mil doses de vacina contra a gripe que vai ser distribuída entre os municípios. A Sesa ainda tem um estoque de tratamentos por Tamiflu para 10 mil pacientes, o que pode não ser suficiente caso os números aumentem nas próximas semanas.

“Essa gripe só seria esperada entre outono e inverno. A quantidade de casos de gripe é maior do que o dobro do registrado nos últimos anos. Os cuidados vão continuar necessários, como o uso de máscara e distanciamento”, pontuou o secretário.