Cidade do Paraná vai pôr pulseiras em pessoas com suspeita ou confirmação de Covid
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em Alvorada do Sul, os pacientes confirmados ou com suspeita de infeção pelo coronavírus serão identificados por pulseiras coloridas e terão os nomes publicados no Facebook e no site oficial da Prefeitura. As medidas estão em uma lei municipal que entrou em vigor na última terça-feira (22), que também prevê aplicação de multa em caso de descumprimento – multa que pode ser aplicada em dobro contra aqueles que forem reincidentes.

Cadastre-se e receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

Serão preservados na divulgação os dados pessoais considerados sigilosos, sendo publicados apenas o nome completo ou apelido, idade e datas dos exames e da alta do isolamento. Em caso de pacientes menores de idade, os dados completos serão encaminhados ao Conselho Tutelar para que este acompanhe junto à família do menor se o isolamento está sendo respeitado.

O prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Antonio Voltarelli, elencou algumas justificativas para o projeto. Entre elas está o fato de que, segundo ele, muitas pessoas continuam circulando em locais e espaços públicos mesmo tendo testado positivo para a Covid-19. Tal comportamento, de acordo com Voltarelli, estaria “colocando em risco toda a sociedade” de Alvorada do Sul.

O prefeito também alertou para o fato de a estrutura de saúde do município e da região estarem próximas do colapso. Voltarelli justificou a medida informando também que “os direitos constitucionais ‘da vida e da dignidade da pessoa humana’ se sobrepõem aos também direitos constitucionais da ‘privacidade, honra, imagem e de locomoção’, ainda mais em época de calamidade na saúde pública, motivada por pandemia”.