Conjunto vai substituir outro (foto acima) cujo rebocador apresentou problemas esta semana e segue em manutenção
Conjunto vai substituir outro (foto acima) cujo rebocador apresentou problemas esta semana e segue em manutenção| Foto: Divulgação/DER/PR

A BR Travessias, concessionária que opera a travessia na Baía de Guaratuba, informou que recebeu um conjunto balsa/rebocador para prestar o serviço. O conjunto pertence à empresa F. Andreis, que fazia a travessia até abril, quando teve início a nova concessão, e havia sido requisitado administrativamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) na quinta-feira (15), para integrar o serviço da travessia de forma emergencial.

A BR Travessias informou que as embarcações estão sendo submetidas a vistorias exigidas pelo DER/PR e pela Capitania dos Portos e que está providenciando a contratação de um seguro para ambas. A expectativa da concessionária é que o conjunto seja liberado para entrar em operação na tarde desta sexta-feira (16).

No momento, a travessia está sendo feita apenas com três ferry-boats cedidos pelo DER/PR, já que um rebocador que apresentou problemas na terça-feira (13) e que depois foi interditado pela Marinha continua em manutenção. Segundo a concessionária, após a conclusão do trabalho e a inspeção da Marinha, o equipamento voltará a operar, em conjunto com a balsa.

A empresa informou ainda que vai apresentar até o final da tarde os documentos e informações solicitados pela prefeitura de Guaratuba, que na quarta-feira (14) publicou decreto de calamidade pública após os problemas ocorridos na travessia.