A reunião do Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde aprovou hoje (22) a aquisição de dez medicamentos do chamado kit intubação.  –  Curitiba, 22/06/2021  –  Foto: Américo Antonio/SESA
Remédios do kit intubação.| Foto: Américo Antonio/SESA

O Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde aprovou, em reunião nesta terça-feira (22), a aquisição de dez medicamentos do chamado kit intubação. A compra será feita por convênio entre os municípios interessados e participantes do consórcio - o teto orçamentário é de R$ 15 milhões. Serão 1.321.392 unidades, entre bloqueador neuromuscular, anestésico e anticoagulante - importantes para casos mais graves de Covid-19. A proposta atende a uma solicitação do Conselho de Secretários Municipais do Paraná (Cosems-PR).

A aquisição, com recursos municipais, envolverá medicamentos elencados como prioritários. Os próximos passos são a publicação de edital de compra e a assinatura do convênio junto aos municípios interessados. “Temos certeza que será uma importante ação neste momento de pandemia, pois municípios de menor porte apresentam e encontram dificuldades para aquisição destes medicamentos. como o consórcio efetua a compra em grandes volumes, acreditamos que no máximo em 30 dias conseguiremos fazer o repasse”, afirmou o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho, que preside o Consórcio Paraná Saúde.

“Até o momento, 150 municípios manifestaram a possibilidade de participação. O consórcio vai liderar uma grande compra, conseguindo economicidade para os municípios, pois a estratégia permite ganho em volume e escala”, disse o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner.

O Consórcio Paraná Saúde atua há 22 anos e tem a participação de 398 municípios paranaenses.