Site da Copel voltou a funcionar normalmente, segundo a empresa.
Site da Copel voltou a funcionar normalmente, segundo a empresa.| Foto: Reprodução

A Copel informou na noite desta quarta-feira (3) que, embora nem todos os sistemas tenham sido restaurados após o ataque cibernético sofrido no início da semana (segunda, dia 1º), o atendimento aos usuários já voltou a funcionar. De acordo com a empresa, o acesso ao site, que ficou fora do ar por mais de 40 horas após a tentativa de invasão, está normalizado. Os links, que estavam inacessíveis pela manhã, agora voltaram a funcionar. Alguns serviços, porém, estão sendo retomados por etapas para garantir a segurança dos sistemas internos. Não há previsão para que os trabalhos de recuperação sejam finalizados. No entanto, o fornecimento de energia e os serviços de telecomunicações não chegaram a ser prejudicados em momento algum. A Polícia Civil do Paraná informou que acompanha o caso e que o processo corre em segredo de justiça. Ainda segundo a Copel, o atendimento à população tem sido feito normalmente nas agências e pelo call center. Veja a íntegra da nota emitida pela companhia:

“A Copel informa que continua trabalhando para restabelecer os sistemas afetados pelo ataque cibernético sofrido na última segunda-feira (01). A retomada está sendo feita em etapas por questões de segurança e os principais sistemas internos já estão em operação. O atendimento aos clientes funciona normalmente nas agências e pelo call center. O acesso ao site copel.com foi normalizado.
A Companhia seguiu todos os protocolos de segurança para manter a integridade das informações e o funcionamento dos serviços de fornecimento de energia e de telecomunicações. As autoridades competentes estão acompanhando o caso.”