| Albari Rosa/Gazeta do Povo
Maioria dos servidores liberados atua na Secretaria de Educação| Foto: gazeta do povo

O enfrentamento ao coronavírus levou o governo do Paraná a conceder licença especial compulsória para 56,2 mil servidores do quadro funcional. Deste total, 54 mil (96%) são vinculados à Secretaria de Estado da Educação e Esporte. Serão priorizados os servidores com maior tempo de serviço computado para fins de aposentadoria ou reserva.

Não terão liberação os funcionários das secretarias da Saúde e Segurança Pública, Defesa Civil, Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen-PR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e centros de socioeducação (Censes).

De acordo com o Decreto 4.312, as licenças serão de até 90 dias, com possibilidade de interrupção após 30 ou 60 dias, se houver necessidade. Para o quadro funcional da Educação e Esporte o período de fruição começa no dia 6 de abril, após a conclusão de trâmites burocráticos. Os servidores dos demais órgãos serão liberados a partir do dia 30 de março, mas os setores não poderão liberar mais do que 50% dos funcionários, como forma de garantir a manutenção das atividades.