Vacina Coronavac produzida no Instituto Butantan.
Vacina Coronavac produzida no Instituto Butantan.| Foto: Daniel Castellano / AMCS

Sem doses para avançar na vacinação da Covid-19 por idades em Curitiba, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, voltou a reclamar do atraso no envio de dose. Desde segunda-feira (28), a capital parou a aplicação nos grupos de idade. Nesta terça-feira (29), apenas trabalhadores do transporte de carga e coletivo e os da limpeza pública estão sendo vacinados.

"Estamos ansiosos pela chegada de mais vacinas. São muito chatas essas interrupções que temos que fazer por falta de doses da vacina", lamentou a secretária de Saúde de Curitiba nesta terça em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC.

Márcia Huçulak afirma que procurou pessoalmente a coordenação do Plano Nacional de Imunização para saber quando Curitiba terá mais vacina para avançar a imunização. A resposta foi de que uma carga com 500 mil doses deve chegar ao Paraná nesta semana, provavelmente quarta-feira (30). "Já temos escalas prontas para vacinar sábado e domingo e esperamos aplicar já na quarta-feira", disse a secretária, caso o lote chegue na data confirmada.

O governo do estado ainda não confirmou a data em que receberá nova remessa de vacinas nesta semana. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) tem a meta de aplicar a primeira dose da vacina em toda a população acima de 18 anos até o fim de setembro.

O último grupo de idade que recebeu a primeira dose em Curitiba foi o de 47 anos completos no primeiro semestre. Para avançar ao grupo de 45 anos, a prefeitura calcula que precisa de pelo menos 68 mil doses. "Estamos preparados para abrir mais idades, mas a quantidade de doses nos limita a aplicação. É muito difícil não sabemos quantas doses virão para a cidade para anunciar um calendário. Fazemos as escalas na expectativa da vinda de doses de vacina. A medida que vem dose, é preciso ter uma logística. Estamos preparados e queremos vacinar", reforça Márcia Huçulak.