Daniel Gonçalves Filho, ex-superintendente do Mapa no Paraná, delator e condenado no âmbito da Operação Carne Fraca.
Daniel Gonçalves Filho, ex-superintendente do Mapa no Paraná, delator e condenado no âmbito da Operação Carne Fraca.| Foto: Kiko Sierich/Arquivo Gazeta do Povo

Pouco mais de dois anos depois de vir a público a Operação Carne Fraca, que mostrou irregularidades na liberação de produtos frigoríficos, chega ao fim a história de Daniel Gonçalves Filho como funcionário público. Ele foi oficialmente demitido do cargo, em publicação do Diário Oficial da União de quarta-feira (17), depois de um processo disciplinar que concluiu pela prática de irregularidades incompatíveis com o exercício da função pública. O mesmo ato ainda oficializa a demissão de Maria do Rocio Nascimento, também envolvida nas irregularidades.

Apesar de fechar acordo de delação premiada, Gonçalves Filho foi condenado judicialmente. Ele, que chegou a ocupar o posto de superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, contou em depoimento emocionado como era o "sacrifício" para arrecadar o mensalinho que, segundo ele, abastecia o "caixa para deputados".