Engenheiros contratados por PSS devem atuar no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
Engenheiros contratados por PSS devem atuar no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).| Foto: Jorge Woll

Em meio ao lançamento de um pacote de projetos de obras públicas, no final da tarde de segunda-feira (26), o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou que pretende contratar 50 engenheiros para atuar no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Mas não se trata de concurso público. Deve ser por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), por prazo determinado (temporário).

Segundo a Gazeta do Povo apurou, deve ser a primeira vez que o governo usará esse modelo para contratar engenheiros. O PSS é geralmente aplicado para contratar professores para a rede estadual de ensino. O valor previsto para os salários ainda não foi informado. Também não foi anunciada a data do início do processo de seleção.

Segundo o recém-empossado diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiati Saboia, atualmente o órgão conta com aproximadamente 320 engenheiros. A estrutura vem perdendo quadros paulatinamente. Em média, 20 servidores do DER-PR (entre engenheiros e outros cargos) se aposentam por mês. Para o governo, não seria possível tocar os projetos com o efetivo disponível. Outro problema, no entanto, a fiscalização de obras, é problema de mais difícil resolução, já que é tarefa exclusiva de servidores de carreira.