Governo envia para a Assembleia projeto de intercâmbio para alunos do estado
| Foto: Albari Rosa / Arquivo Gazeta do Povo

O governo do estado enviou para a Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que pretende dar viagem de intercâmbio a estudantes do ensino médio da rede pública estadual. O "Ganhando o Mundo" foi uma das promessas de campanha do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

De acordo com o PL 726/2019, o programa será oferecido a alunos da 2ª série do ensino médio, com idade mínima de 15 anos e máxima de 17 anos e seis meses até a data de desembarque no intercâmbio, e que passem em um curso preparatório de língua estrangeira - que será ofertado gratuitamente pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O projeto descreve ainda que os estudantes contemplados receberão seis bolsas de R$ 800 para as despesas. O programa terá duração de um semestre e os alunos ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis. As definições dos números de vagas serão feitas posteriormente, porém, em edital. Também não estão definidos os países de destino. O custo total, segundo o governo, será na casa de R$ 24 milhões por ano.