Secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia
Secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia, garante que vai chegar ao final de 2020 atingindo os 12% de gastos em saúde exigidos por lei.| Foto: Orlando Kissner/Alep

Menos de 1% abaixo do mínimo. A prestação de contas quadrimestral, apresentada pelo governo na Assembleia Legislativa do Paraná na segunda-feira (30), mostrou que os gastos com saúde não atingiram os 12% da receita exigidos por lei.

Até agosto, a despesa na área estava em 11,07%, o que representou R$ 2,38 bilhões. No mesmo período do ano passado, o total de gastos em saúde somava R$ 2,6 bilhões, equivalente a 12,71% da receita. Contudo, o secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia, destacou que há um conjunto de despesas mais altas estão previstas para o último quadrimestre do ano e que, com isso, deve alcançar o porcentual mínimo.

Diante dos números apresentados, alguns deputados – especialmente Michele Caputo (PSDB), que já foi secretário estadual de saúde – clamaram pela liberação de mais verbas para hospitais. Garcia, entretanto, reforçou que o importante não é gastar mais, mas gastar melhor, avaliando a qualidade da aplicação dos recursos.