General da reserva João Francisco Ferreira foi indicado para assumir o lado brasileiro da Itaipu.
General da reserva João Francisco Ferreira foi indicado para assumir o lado brasileiro da Itaipu.| Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Campo Grande

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para anunciar a indicação do general da reserva João Francisco Ferreira, de 71 anos, para o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. O oficial assumirá o lugar de outro general da reserva Joaquim Silva e Luna, que foi convidado pouco antes para assumir a presidência da Petrobras.

"O governo decidiu indicar o senhor João Francisco Ferreira para o cargo de Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, em substituição ao atual Diretor-Geral Brasileiro, senhor Joaquim Silva e Luna", diz nota em nome do Ministério de Minas e Energia divulgada por Bolsonaro.

Gaúcho de Santa Maria, Ferreira ingressou no Exército em 1966 e teve seu ápice na carreira militar ao chefiar o Comando Militar do Oeste, no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Antes, serviu como vice-chefe do Estado Maior de Defesa, adido militar no México e oficial no antigo gabinete do Ministro do Exército. Comandou também a 6ª Região Militar, em Salvador; a Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio; e unidades de infantaria em Pelotas e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Está na reserva desde 2014.