Rafael Greca
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM)| Foto: Michel William / Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) classificou como “uma asneira” não incluir estados e municípios na reforma da Previdência. Excluídos do projeto aprovado pela Câmara dos Deputados que altera regras para aposentadorias, servidores desses entes federativos podem ser reincluídos por meio de uma PEC que deve ser apresentada no Senado.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan Curitiba, na manhã desta terça-feira (27), Greca disse acreditar que a não aprovação da PEC “desmancharia a Federação”. “O que é bom para Brasília é bom para o Brasil”, afirmou. “A Constituição diz que de cada quatro reais que o governo federal arrecada, três devem ficar nos municípios e estados. Hoje, de cada quatro reais, um e meio fica em Curitiba. O resto fica em Brasília. O Brasil inteiro dá e Brasília tira.”

O prefeito de Curitiba declarou ainda que, na reta final das últimas eleições, votou no presidente Jair Bolsonaro (PSL), que disputava o cargo com Fernando Haddad (PT). “Eu votei no Bolsonaro no segundo turno exatamente por causa da sua frase, que é lapidar: mais Brasil e menos Brasília.”